Daniel Maia: Uso de histórias em quadrinhos para a introdução de conceitos em física

 O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA A INTRODUÇÃO DE CONCEITOS EM FÍSICA: Estudo de Caso em Turma de 9º ano de uma Escola Pública

Aqui, a intencionalidade é dar visibilidade à monografia de DANIEL RODRIGUES MAIA apresentada ao Curso de Graduação em Física do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual do Ceará, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Física. Para tal, o autor contou com a orientação do Prof. Ms. Francisco de Assis Leandro Filho. O trabalho foi nomeado como O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA A INTRODUÇÃO DE CONCEITOS EM FÍSICA: Estudo de Caso em Turma de 9º ano de uma Escola Pública.

Segundo DANIEL RODRIGUES MAIA "este é um trabalho sobre o uso de histórias em quadrinhos como ferramenta didática nas aulas de Física em uma turma de 9º ano. O objetivo principal foi introduzir conceitos de Física através de Histórias em Quadrinhos, investigando sua utilização como instrumento didático. A pesquisa partiu do pressuposto de que as HQs poderiam tornar o aprendizado mais prazeroso e, portanto, mais significativo. A pesquisa foi aplicada em uma escola de ensino fundamental do município de Eusébio. A pesquisa contou com a utilização de dados primários e secundários, sendo realizado um estudo de caso, permitindo maior aproximação com a realidade observada. Além disso, utilizou-se de questionário para coleta de informações. Como resultados principais, observou-se que o trabalho realizado despertou a motivação dos alunos, proporcionando uma aprendizagem significativa; aumento no percentual de desempenho da turma; maior participação dos alunos nas aulas."

Texto extraído de: uece

Tirinhas selecionadas pelo autor para desenvolvimento da pesquisa

Tirinha extraída de: uece

Tirinha extraída de: uece

Tirinha extraída de: uece

Tirinha extraída de: uece

Tirinha extraída de: uece

Tirinha extraída de: uece

Tirinha extraída de: uece

Tirinha extraída de: uece

Tirinha extraída de: uece

Conclusões do autor

"Todo professor fica realizado quando sua aula impacta a vida de seus alunos. Ele consegue perceber isso de imediato na vida de alguns, pela observação feita ao longo das aulas e em longo prazo na vida de outros, que com o tempo acabam revelando algum interesse pela disciplina estudada. Como exemplo, podemos observar que não é muito raro os professores encontrarem alunos que agradecem por lhe ter tido como mestre e revelam que sua escolha profissional foi influenciada pelas aulas daquele professor. Portanto fica como tarefa dos professores a difícil missão de alcançar o máximo de satisfação no processo de aprendizagem dos alunos em suas disciplinas. A Física, nesse contexto, deve driblar o histórico medo dos alunos que não conseguem se acostumar com as inúmeras fórmulas e teoremas sem sentido para eles. Com essa pesquisa foi possível perceber uma ferramenta que pode auxiliar o professor de física em suas aulas - as histórias em quadrinhos. Uma vez que é sabido que muitos alunos leem HQs, o uso de revistas em quadrinhos em sala de aula acabou por despertar interesse nos alunos em participar das aulas, pois através desse suporte eles podem ver a Física de maneira lúdica e divertida, sem tirar a seriedade da disciplina. Durante o período da aplicação dessa metodologia muitas atividades usando as HQs foram desenvolvidas: iniciavam-se as aulas com uma tiragem em quadrinhos em que os alunos deveriam extrair informações que para eles eram importantes, e sob a intervenção do professor, essas informações eram comentadas e ligadas à disciplina. Também houve momentos de construção de perguntas feitas pelos alunos, com a reconstrução de falas que estariam fisicamente erradas. De acordo com a criatividade do professor, outras formas poderiam ser trabalhadas. Como resultado houve aumento no percentual de desempenho da turma, além de ter mais participação dos alunos nas aulas. No entanto, todo bom resultado também apresenta dificuldades no percurso. 50 O domínio de sala, inicialmente, foi comprometido, pois alguns alunos acabavam achando que as aulas não tinham a mesma seriedade por causa uso de uma ferramenta lúdica. Após a sondagem, onde houve debate sobre a proposta, a visão deles começou a mudar e eles passaram a contribuir com o trabalho. O trabalho realizado despertou a motivação dos alunos, proporcionando uma aprendizagem significativa. Por conseguinte, a utilização de HQs propicia uma interação, não só entre outras disciplinas, como também em diferentes níveis de aprendizagem, seja ele cognitivo ou cultural. Esses fatores implicam em resultados positivos na compreensão dos conceitos de Física. Quanto à possibilidade de sequência de estudos nessa área, ao perceber que alunos que tinham preferência pelas disciplinas das áreas de humanas começaram a se interessar pela Física, principalmente pela sua ligação com as demais disciplinas, pode-se, futuramente, desenvolver pesquisa relacionada à interdisciplinaridade, envolvendo as HQs. O que se espera com esse trabalho é que os professores do ensino de Física encontrem nas HQs mais uma ferramenta que venha auxiliar sua didática. Também é propósito futuro que essa metodologia seja estendida às series do ensino médio."

Texto extraído de: uece

Monografia

As + visitadas da semana

Tirinhas para ensino de física: Eletrostática

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

PROJETO QUÍMICA EM QUADRINHOS - UNEB: MUNDO DOS ÁTOMOS

Tirinhas para ensino de física: Astronomia

Tirinhas para ensino de física: Gravitação Universal

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para ensino de física: Energias Mecânicas

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica