AVENTUREIROS ESPACIAIS: ESTUDO SOBRE O SISTEMA SOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL MENOR COM O USO DE REVISTA EM QUADRINHOS
Nesta postagem será apresentada a dissertação de mestrado AVENTUREIROS ESPACIAIS: ESTUDO SOBRE O SISTEMA SOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL MENOR COM O USO DE REVISTA EM QUADRINHOS de PEDRO NERI BANDEIRA DE SOUZA, desenvolvida para a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), no Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), como parte dos requisitos necessários para obtenção do título de Mestre em Ensino de Física, orientado pela Profa. Dra. Luciana Angelica da Silva Nunes – UFERSA.
Segundo PEDRO NERI BANDEIRA DE SOUZA, "o uso das revistas em quadrinhos como ferramenta didática para o ensino de ciências nas escolas é de relevante importância para que os alunos do Ensino Fundamental, pois as mesmas estão presente em seu cotidiano, principalmente nas séries iniciais. O objetivo geral desse trabalho é mostrar o uso da revista em quadrinho como ferramenta didática para o ensino e aprendizagem de ciências. Diante disso, procuramos analisar o potencial que as mesmas têm no gosto pela leitura e de forma lúdica, melhorar ainda mais o processo de ensino e aprendizagem. Com a elaboração e construção da revista em quadrinhos “Aventureiros Espaciais”, a qual relata um sonho de uma menina em viajar pelo Sistema Solar, pretendemos desenvolver nos alunos o gosto pela ciência e pela leitura. No desenvolvimento desse trabalho, procurou-se entender o contexto histórico das revistas em quadrinhos (barreiras e conquistas), e como as mesmas poderiam auxiliar no processo de ensino. Buscou-se compreender a maneira como se dá a aprendizagem significativa e perceber a diferença entre o brincar e o aprender. Em seguida se enfatizou as diretrizes do ensino fundamental, mostrando os princípios norteadores, o ensino de ciências no Brasil e a importância e o desafio de ensinar ciências. Foram ainda mencionados os procedimentos e a aplicação da revista em quadrinhos para a turma do 3° ano do Colégio Nossa Senhora da Conceição no município de Apodi – RN. Através de um questionário de aceitabilidade foi possível verificar que a revista teve boa aceitação na turma e os resultados obtidos mostraram que a prática apresentou resultado satisfatório, como consta em sondagem feita na referida turma."
Texto extraído de: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Trecho de história em quadrinhos produzida pelo autor para desenvolvimento do estudo
![]() |
Trecho da história em quadrinhos AVENTUREIROS ESPACIAIS - extraída de Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
História em quadrinhos desenvolvida para a dissertação de mestrado - extraída de Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Conclusões do autor:
"O intuito desse trabalho foi de construir a revista em quadrinhos Aventureiros Espaciais e discutir o uso das revistas em quadrinhos na sala de aula como ferramenta para auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem e consequentemente atrair os alunos pelo mundo científico. Também queríamos observar o grau de interesse e aceitação que os alunos têm com a leitura fácil e divertida das histórias em quadrinhos.
A escassez de revistas em quadrinhos voltadas exclusivamente para o uso educacional nos trouxe a ideia de elaborar uma revista que tivesse essa finalidade e consequentemente desenvolver uma educação mais prazerosa e atraente, tendo como objetivo principal o crescimento intelectual e social do aluno.
A aplicação e aceitação da revista em quadrinhos na turma do 3° ano do fundamental menor nos mostrou o potencial pedagógico que a mesma pode atingir não só em sala de aula, mas também no desenvolvimento de uma sociedade, tanto do ponto de vista intelectual como social.
O uso da revista em quadrinhos em sala de aula mostrou não só para o professor como também para o aluno, que as informações voltadas para sua aprendizagem, não estão presentes somente nos livros didáticos que são utilizados em sala de aula. Evidenciando que a busca pelo conhecimento pode estar presente em vários meios de comunicação.
A proposta não teve como intuito afastar os alunos dos livros didáticos, mas mostrar outra ferramenta didática para o uso do professor, na intenção de que o mesmo faça uso de maneira planejada, melhorando assim sua prática pedagógica, possibilitando dinamização de suas aulas, fazendo crescer ainda mais o gosto pela leitura e o desempenho educacional de seus alunos.
Ao final percebemos que, de fato, o uso da revista em quadrinhos pode despertar no aluno um mundo de possibilidades, pois, por meio dela, as portas da imaginação se abrem dando lugar as mais variadas descobertas, viabilizando ao aluno um modo diferente e prazeroso de aprender o conhecimento científico. Nessa perspectiva finalizo o trabalho, mas não o desejo de construir um projeto mais amplo que venha a atender a todas as sérias do ensino fundamental, que consiste na criação de uma coletânea de revistas em quadrinhos por segmento, com os mais diversificados temas da ciência."
Texto extraído de: Universidade Federal Rural do Semi-Árido