ALINE DOS SANTOS: O ECLIPSE SOLAR EM QUADRINHOS

O ECLIPSE SOLAR EM HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UM RECURSO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA

A presente postagem tem como objetivo apresentar a monografia apresentada por Aline de Sousa dos Santos ao Departamento de Ensino de Ciências e Biologia do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, nomeada  O ECLIPSE SOLAR EM HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UM RECURSO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA como requisito parcial para obtenção do título de licenciado em Ciências Biológicas, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob a orientação de Waisenhowerk Viera de Melo.

Segundo Aline de Sousa dos Santos, "diante de um contingente de informações que são transmitidas prontas e resumidas, que apresentam falhas e, muitas vezes, perdem o seu caráter instigante, torna-se importante, em um ambiente escolar, promover a busca pelo interesse do conhecimento. Ao se pensar na melhoria do ensino, mostra-se benéfico utilizar metodologias que apresente os temas curriculares sob uma forma descontraída e divertida. Neste trabalho foi desenvolvida uma história em quadrinhos para auxiliar a prática pedagógica dos professores de Ciências na condução do ensino de Astronomia, para alunos do segundo segmento do ensino fundamental. Trabalhamos os conceitos astronômicos “Sistema Sol-Terra-Lua e Eclipse Solar”. A história foi desenhada em estilo mangá, e avaliada por professores de Ciências. Os professores avaliaram positivamente e apresentaram sugestões para melhoria do material. As sugestões serão incorporadas e nova avaliação será realizada. Discutimos ainda os benefícios de se incorporar histórias em quadrinhos como um recurso didático em sala de aula, facilitando a transmissão e compreensão de certos conteúdos escolares e auxiliando os educadores em atingir seus objetivos educacionais."
Trecho extraído de:  repositório uerj.br

Trecho de história em quadrinhos produzida pela autora no contexto de pesquisa

Trecho da História em Quadrinhos –“Turma do Juca em: A maldição do Eclipse Solar” - extraída de:  repositório uerj.br

História em quadrinhos produzida para a Monografia de conclusão de curso - extraída de:  repositório uerj.br

Conclusões da autora: 

"Na educação, mais do que em qualquer outra atividade humana, o tempo é uma medida cruel do que não foi feito. (CARUSO, CARVALHO e SILVEIRA, 2002, p. 4). Tendo a consciência da importância da escola e do ensino na formação de futuro cidadãos, deve-se salientar o papel fundamental do professor como um mediador que irá construir este conhecimento com os alunos. Cada disciplina escolar, cada informação nova, cada assunto discutido em sala de aula deve ser exposto e manipulado de forma a buscar prazer em cada nova descoberta. Os conteúdos curriculares não devem ser vistos como um resumo de definições científicas, fórmulas e tarefas que devem ser memorizadas e repetidas, o aprendizado vem como resultado de uma interação entre professor e aluno, valorizando as habilidades e conhecimentos prévios dos estudantes, unindo-os com os conceitos didáticos atuais, reelaborando uma nova percepção de mundo a partir do contato com a visão científica, e, assim, despertar o interesse pela aquisição de novos conhecimentos.
Grande parte dos alunos não possui afinidades com disciplinas da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, talvez, pelo fato do ensino de Ciências Naturais ser frequentemente conduzido de forma desinteressante e pouco compreensível, o que leva a alunos desestimulados e com rendimento insatisfatório. As teorias científicas, por vezes, possuem um alto nível de complexidade e abstração, não sendo passíveis de comunicação direta aos alunos de ensino fundamental, para seu ensino faz-se necessário uma boa adequação de conteúdos, elaboração de atividades que facilitem a compreensão, e busca por situações que sejam interessantes de serem interpretadas e convertidas em situações da realidade do aluno.
A Astronomia, como uma área dentro do ensino de Ciências, apresenta uma grande vantagem ao despertar interesse nas pessoas em geral, e os fenômenos celestes proporcionam inegável satisfação e fascínio, o que leva a inúmeras especulações sobre idéias astronômicas. Este caráter encantador da Astronomia é o “gancho” essencial para promover o seu ensino nas escolas, e, desta forma, incorporou-se o ensino de conteúdos astronômicos ao longo do segundo segmento do EF, entretanto, o que se observa é a precariedade da transmissão destes conteúdos. Livros didáticos carentes de informações precisas, contendo explicações dúbias e erros conceituais debilitam o ensino de Astronomia, e muitas vezes, por ser a única fonte confiável de informação tanto para o professor quanto para o aluno, repassam um conhecimento fragmentado e incoerente. Observa-se também que a carência de cursos de formação inicial e continuada em Astronomia nas faculdades de formação de professores e nos cursos que formam profissionais habilitados para licenciar nas mais diversas disciplinas da área de Ciências Naturais torna cada vez mais crítica a situação e o descaso do ensino de Astronomia.
Um material didático que atendesse as necessidades e especificidades reais dos alunos em relação às disciplinas escolares, que possuísse o intento de dinamizar as aulas, que motivasse os alunos a participarem ativamente no processo de ensino-aprendizado, tornar-se-ia um instrumento funcional nas mãos dos professores. Assim, as histórias em quadrinhos são aplicadas a favor das atividades pedagógicas. Um veículo de comunicação marcado pelo seu caráter lúdico, de alta acessibilidade e que conquista “fãs” da mais variadas faixa etária. Um instrumento deste associado a conteúdos escolares fomenta uma metodologia de ensino mais passível de construir conhecimento através de uma forma dinâmica e estimulante, tornando-se um meio que agrada tanto os alunos quanto os professores. Para exemplificar como as histórias em quadrinhos auxiliam no processo de aprendizagem, apresenta-se o depoimento de um aluno que participou da Oficina EDUHQ do professor Caruso:
É gostoso escrever e imaginar.
Os desenhos nos fazem sonhar.
As palavras nos fazem pensar.
As histórias nos fazem viajar por um mundo desconhecido. (CARUSO, CARVALHO e SILVEIRA, 2002, p. 3)
Sem dúvida, hoje em dia, a utilização de histórias em quadrinhos é bem quista no meio acadêmico e possibilita muitos benefícios para a aprendizagem, mas é preciso focar que o docente tenha cuidado ao aplicar este instrumento como um recurso pedagógico. O professor precisa ter algum nível de conhecimento sobre o uso de HQ e criatividade para poder trabalhar com este material em sala de aula, deve fazer seleção prévia, ter um planejamento e estabelecer objetivos que sejam adequados às necessidades e características do corpo discente, visando atingir os objetivos educacionais. Em relação a este papel do professor, Saviani (1997, p. 131) discursa: [...] tendo em vista o papel que lhe cabe desempenhar no processo de produção do conhecimento nos alunos, necessita não apenas dominar esses conhecimentos específicos, mas também os processos, as formas através das quais os conhecimentos específicos se produzem no âmbito do trabalho pedagógico que se desenvolve no interior da escola
As informações levantadas com este trabalho permitiram concluir que as histórias em quadrinhos estão presentes nas salas de aulas, tanto trazidas pelos professores, como um recurso extra, ou mesmo incorporadas nos livros didáticos, sendo trabalhadas sob diferentes formas e abordando variados conteúdos.
Nesse sentido, deve-se pensar na sala de aula como um lugar de transformações, um ambiente que está aberto a receber novas tecnologias, novas práticas didáticas e metodologias que visam melhorar a qualidade do ensino. Podemos afirmar que nossos objetivos foram alcançados ao criarmos um material didático que une um tema fascinante, como a Astronomia, com um instrumento estimulante e atraente, as histórias em quadrinhos, produzindo um recurso que auxilia os educadores metodologicamente nas ações de suas práticas pedagógicas e oferece aos estudantes novas informações que envolvem o objeto de estudo. Este material foi bem aceito pelos professores, sendo ressaltadas maneiras diversas de ser utilizado em sala de aula, enfatizando a afirmação de que o ambiente escolar está disposto a acolher novos métodos que auxiliem a condução do ensino para seus alunos."
Texto extraído de:  repositório uerj.br

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