ANA PINTO: Sugestões de material e sequências didáticas para o ensino de Física

 DA FICÇÃO PARA A SALA DE AULA: Sugestões de material e sequências didáticas para o ensino de Física na escola média

Aqui, a intenção é destacar a monografia DA FICÇÃO PARA A SALA DE AULA: Sugestões de material e sequências didáticas para o ensino de Física na escola média desenvolvida por ANA CLARA DA SILVA PINTO para Curso de Graduação em Física – Licenciatura da Universidade Federal Fluminense, como requisito parcial para a obtenção do Grau de Licenciado, com orientação de Prof.ª Dr.ª Isa Costa.

Segundo ANA CLARA DA SILVA PINTO "No ano de 2012, a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro publicou o Currículo Mínimo de Física (CMRJ/Física), documento utilizado atualmente como norteador dos currículos para as escolas públicas estaduais; ele foi desenvolvido com alguns aspectos da concepção construtivista de ensino-aprendizagem e, por esse motivo, esta monografia também adotou essa tendência epistemológica como fio condutor. Com o objetivo de atrair o público adolescente para a aprendizagem de Física, foram utilizadas mídias (filmes e revistas de histórias em quadrinhos) como recursos didáticos, uma vez que já possuem uma linguagem adequada a esses aprendizes e são de fácil acesso nas escolas, para fazer a problematização e contextualização dos temas nas propostas de ensino sugeridas, tendo como referência os conteúdos do CMRJ/Física. Por fim, verificou-se que é possível aplicar o material selecionado para desenvolver uma sequência didática na perspectiva construtivista, tratando de temas contemporâneos como Física Moderna e Cosmologia, servindo de subsídio/auxílio para a modernização das aulas de professores de Física do Ensino Médio (EM), em especial as do primeiro ano."

Texto extraído: repositório uff

Trecho das histórias em quadrinhos 

disponível em: mega nz - extraído: repositório uff 


dispoível em mega nzextraído: repositório uff

Material selecionado pela autora para desenvolvimento da pesquisa




Conclusões da autora

"O objetivo deste trabalho foi verificar a viabilidade de preparar atividades/avaliações para aulas em turmas da 1a série do EM, no contexto do CMRJ/Física, utilizando como material alternativo de apoio os textos de revistas de HQs e de Filmes de ficção científica. Inicialmente, pode-se constatar que nas mídias utilizadas foi encontrado um número significativo de trechos com termos e expressões associadas aos tópicos de Física Moderna e de Cosmologia, demonstrando o grande potencial desse tipo de material para contextualização dos temas propostos no CMRJ/Física. Além disso a proposta apresentada, com a seleção dos trechos nas mídias e com a preparação das propostas de atividades/avalições indicam a viabilidade do uso das referidas mídias na elaboração das atividades em tela. Neste contexto, sugere-se, em pesquisas futuras com mesmo escopo, a aplicação das atividades/avaliações, com estrutura semelhante às propostas deste trabalho, e a investigação de outras mídias, como por exemplo, livros infanto-juvenis, visando a realização de um estudo de cunho interdisciplinar e contemplando a abordagem construtivista.
Finalmente, espera-se ter contribuído o ensino de Física na escola média, por intermédio do material didático-metodológico produzido, possibilitando que os professores façam escolhas e adaptações necessárias à aplicação em sala de aula e que exercitem seu potencial investigativo e sua capacidade de inovar com segurança."

Texto extraído: repositório uff

Monografia


As + visitadas da semana

Tirinhas para ensino de física: Eletrostática

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

PROJETO QUÍMICA EM QUADRINHOS - UNEB: MUNDO DOS ÁTOMOS

Tirinhas para ensino de física: Astronomia

Tirinhas para ensino de física: Gravitação Universal

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Energias Mecânicas

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica