O ENSINO DE FÍSICA TÉRMICA UTILIZANDO HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Aqui, a intenção é destaca a dissertação de mestrado de Franklin José Bomfim Ramos intitulada O ENSINO DE FÍSICA TÉRMICA UTILIZANDO HISTÓRIA EM QUADRINHOS apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) no Curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física, tendo como orientador o Prof. Dr. George Kouzo Shinomiya.
De acordo com Franklin José Bomfim Ramos "Este trabalho tem como objetivo principal propor uma metodologia de ensino utilizando o recurso da História em Quadrinho (HQ) por se tratar de material lúdico, agradável e de fácil acesso. As HQ tem se mostrado um recurso de ensino-aprendizagem que possibilita ao professor ministrar aulas fora do tradicionalismo lousa e pincel. Assim, procuramos desenvolver um produto educacional cuja motivação para o aprendizado de termodinâmica começa com uma HQ. De início fizemos inúmeras leituras, selecionando HQ cujo tema pudesse ser o catalisador de uma aula de física. As histórias escolhidas compõem uma sequência de física térmica, começando pelos conceitos de calor, temperatura e condução térmica; em seguida utilizamos outra HQ para discutir escalas termométricas e gráficos de temperatura; por fim fazemos uso de outra HQ para discutirmos a primeira e a segunda lei da Termodinâmica. Queremos aqui disponibilizar para o professor mais um recurso com o qual ele possa se apropriar e implementar em sua sala de aula a fim de tornar o ensino de Física Térmica mais atraente, alegre e problematizador, sem perder o rigor científico de que a física necessita."
Texto extraído de: física mnpef
Trecho de história em quadrinhos selecionada pelo autor para a pesquisa
![]() |
Trecho extraído de: física mnpef |
Histórias em quadrinhos selecionadas pelo autor para o estudo -extraídas de: física mnpef
Conclusões do autor
"Quem se propõe a ser professor de Física deve ter em mente as dificuldades que enfrentará. Duas delas referem-se à resistência e à dificuldade dos estudantes, que por motivos diversos não cabe aqui elencá-los, mas que afetam suas habilidades necessárias para se compreender esta disciplina em suas nuances, seja a habilidade com a leitura e interpretação que os ajudará a raciocinar em torno de um problema, cercando-se das hipóteses e questionamentos que os conduzirão pelos caminhos do resultado, seja a habilidade com os cálculos e raciocínio lógico que lhe permitirá a compreensão de leis e padrões na Física que lhe possibilitará inferir sobre as regularidades previsíveis presentes na natureza.
De que forma podemos melhorar a prática pedagógica do professor de Física? Como demonstrar para o estudante que a Física é atraente e compreensível para todos, nem mais nem menos que quaisquer outras disciplinas como Português, Arte, História, Geografia, etc., e que é possível se aprender qualquer assunto de qualquer disciplina, mesmo não optando por ela como opção de carreira? A escolha das Histórias em Quadrinhos no ensino de Física, mais especificamente para ensinar física térmica, teve esta motivação, por isso buscamos elaborar um material a partir do qual qualquer professor possa tê-lo não só como roteiro de aula, mas também como um produto palpável e pronto para ser implementado em suas turmas de Física do Ensino médio ou de Ciências do Ensino Fundamental se assim o desejar e o material contemplar o assunto que estiver sendo abordado em sala de aula. A forma como foi produzido e a linguagem utilizada permite que mesmo no Ensino Fundamental seja compreensível e atraente, pois a maior preocupação foi com a fundamentação dos conceitos de Física por meio das HQ, uma vez que caberá ao professor dar sequência às suas aulas, aprofundando os assuntos conforme julgar necessário à sua turma. Quando utilizamos as HQ, em duas turmas do 2º ano, para ministrar a aula de Termodinâmica, com ênfase na 2ª Lei, obtivemos dos alunos resultados satisfatórios de participação, compreensão, protagonismo e alegria nas discussões que permeavam os temas, em detrimento às outras duas turmas onde as HQ não foram utilizadas como recurso para o mesmo assunto, fato que nos levou a acreditar na eficácia deste produto como um recurso didático-pedagógico que melhorará o ensino da Física no tocante à Termologia. O acervo de revistinhas de Histórias em Quadrinhos é vasto, acessível em todas as bancas de revistas e não para de crescer, com materiais nacionais como a Turma da Mônica, Turma do Pererê, e importados como as revistas da Walt Disney, da Marvel, os Mangás, etc., por isso esperamos que este produto também incentive os professores, de diversas áreas, a continuar pesquisando HQ e criando suas próprias aulas com novos assuntos. O Ensino de Física e os estudantes só terão a ganhar com este desenvolvimento, pois ficará mais fácil de enxergar esta ciência mais presente no seu dia-a-dia. "
Texto extraído de: física mnpef