LEONARDO TESTONI: HQ UM CORPO QUE CAI

UM CORPO QUE CAI: As Histórias em Quadrinhos no Ensino de Física

A presente proposta tem como objetivo destacar a Dissertação apresentada à Comissão de Pós - Graduação da Faculdade de Educação como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação apresentada por LEONARDO ANDRÉ TESTONI sob a orientação da prof.a Dr.a MARIA LÚCIA VITAL DOS SANTOS ABIB. No texto em questão, Leonardo Testoni propõe que as Histórias em Quadrinhos (HQ) vêm, há mais de um século, divertindo, informando e educando seus leitores. Seu código de formatação próprio e linguagem universal têm influenciado a formação cultural de várias gerações. Dado esse potencial, o presente trabalho enfoca a utilização das Histórias em Quadrinhos como instrumento para o ensino de física. Com essa perspectiva, apresenta-se nessa investigação uma proposta de utilização das HQ em sala de aula e analisa-se os resultados de sua implementação para o ensino do princípio da inércia. Embasados em um referencial construtivista de ensino, e partindo da hipótese de que a História em Quadrinhos apresenta uma série de características lúdicas e psico-lingüísticas apropriadas ao processo de ensino e aprendizagem, elaboramos uma HQ que buscasse instigar o aluno na busca da resolução de um problema envolvendo a 1a lei de Newton, procurando interpretar a influência desta proposta à luz da Teoria de Mudança Conceitual. Os dados do estudo, obtidos através de questionários, entrevistas, observações de aulas e documentos com cerca de 50 alunos de duas classes da oitava série do ensino fundamental, evidenciam resultados e indícios favoráveis quanto à aprendizagem do referido conceito científico, envolvimento e possibilidades de criatividade por parte dos alunos que utilizaram a História em Quadrinhos no ambiente escolar e à apropriação da proposta por parte da professora que aplicou o projeto em sala de aula.
Texto extraído de: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28032014-113618/publico/LEONARDO_ANDRE_TESTONI.pdf


Trecho da história em quadrinhos Um Corpo que Cai - disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28032014-113618/publico/LEONARDO_ANDRE_TESTONI.pdf


 

 Dissertação de Mestrado de Leonardo Testoni

Para desencadear a discussão a respeito da Inércia, foi elaborada uma História em Quadrinho de caráter instigador que em seu enredo buscasse tratar uma situação envolvendo a primeira Lei de Newton. Por se tratar de uma ação instigadora, a HQ deveria ter em seu contexto a formulação de uma pergunta (situação-problema) que teria como objetivo fornecer a primeira pedra para o início da discussão e construção do conceito. O Quadrinho elaborado possui todas as características de uma HQ tradicional, utilizando quadro ao lado de quadro, balões que expressam fala e pensamento, personagens representando pessoas normais em situações habituais, texto claro e conciso e um toque de bom-humor. A História em Quadrinho foi confeccionada em conjunto pelo autor desta pesquisa e sua orientadora, sendo que os desenhos e roteiro foram elaborados pelo primeiro e a proposição da situação, bem como sua discussão foram propostas pela segunda. A HQ deveria possuir um desafio que realmente estimulasse os alunos a pensar a seu respeito, o que nos fez descartar situações clássicas e já repetitivas na didática de Física. O problema proposto deveria ser colocado de uma forma clara, porém aberta, o que propiciaria um maior espaço para discussão e análise de possíveis variáveis. O contexto deveria ser familiar e suficientemente real para o mundo discente, para que, desta forma, o objetivo de relacionar o conceito físico com o cotidiano pudesse ser alcançado. A situação abordada refere-se ao protagonista e seu filho que se encontram de férias em um transatlântico que possui uma velocidade de cruzeiro de 180 km/h. Em determinado ponto do enredo, o pai pula do trampolim (de 30 m de altura) da piscina do navio, surgindo a questão: durante a queda do pai, o navio continua seu rápido movimento. Será que o protagonista cairá dentro da piscina? A problemática lançada pela HQ é original e muito pouco abordada por livros didáticos tradicionais, o que possivelmente levaria os grupos a um forte debate sobre a situação desenhada. Os valores exagerados da velocidade do navio e da altura do trampolim foram propositadamente colocados no contexto para fornecer aos alunos mais elementos de influência na situação proposta. A HQ foi entregue aos alunos que, em grupos de três a quatro integrantes, efetuaram a leitura e iniciaram a discussão da questão proposta na narrativa.

Artigos

AS + VISITADAS DA SEMANA

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Calorimetria

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da Termodinâmica

Tirinha de Física: MRU/ MRUV/ MCU