WÊNIO CASTRO: USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHO PARA O ENSINO DE ELETROMAGNETISMO

 USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHO (HQ) VINCULADA À SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TÓPICOS DO ELETROMAGNETISMO

Aqui, a ideia central é divulgar a dissertação de mestrado de WÊNIO DA SILVA CASTRO apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física no Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF UFT - Polo 61) para obtenção do título de Mestre em Ensino de Física, sob a orientação da Dra. Pâmella Gonçalves Barreto Troncão e co-orientação da Dra. Érica Cupertino Gomes, intitulada  USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHO (HQ) VINCULADA À SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TÓPICOS DO ELETROMAGNETISMO.

De acordo com WÊNIO DA SILVA CASTRO "A possibilidade de desenvolver conteúdos de Física atrelados a pesquisa experimental e científica, considerando sua evolução nas ciências exatas e também a sua divulgação, tornou viável a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQs) neste trabalho. Considerando a popularidade das HQs em diferentes faixas etárias, elas foram escolhidas como metodologia de ensino com o intuito de ensinar tópicos de Eletromagnetismo sob perspectiva de um ensino baseado no lúdico, por meio de um produto educacional em formato de um material de apoio ao professor e ao aluno. Foi desenvolvido uma Sequência Didática (SD), específica para a Educação Básica, e uma História em Quadrinho (HQ) intitulada “A descoberta do Eletromagnetismo”, disponível gratuitamente na internet, em formato de E-book. Para verificar a eficácia do trabalho foi implementado uma análise de resultados, observando aspectos qualitativos e quantitativos. O objetivo principal foi alcançado, pois houve o desenvolvimento do senso de pesquisa e do espírito crítico nos alunos, além da
compreensão de tópicos de Eletromagnetismo. Espera-se que os materiais educacionais sejam utilizados como apoio pedagógico para a educação básica."

Texto extraído de: repositorio uft

Trecho da história em em quadrinhos produzida no âmbito da pesquisa

Trecho extraído de: repositorio uft

História em em quadrinhos produzida no âmbito da pesquisa extraída de: repositorio uft


Conclusões do autor

"O presente trabalho se propôs, como objetivo geral, ensinar a Física de forma lúdica e intuitiva através da leitura da HQ e de experimentos realizados em vídeos ou em sala de aula, demonstrando que esta disciplina não é apenas um aglomerado de equações e cálculos sem nenhuma explicação.  Os resultados mostraram que tanto os alunos do Ensino Médio quanto os do Ensino Fundamental não souberam explicar o significado das palavras eletromagnetismo e campo magnético, além de desconhecerem três experimentos de Oersted, Ampère e Faraday realizados na HQ e nos vídeos. Porém, após a aplicação do produto educacional, a grande maioria conseguiu explicar de forma positiva e coerente os referidos termos e experimentos. Acredita-se que por causa da simplicidade dos conceitos e experimentos, a experiência de Faraday foi a prática que os alunos mais acertaram e, por consequência, gostaram.  O gênero dos alunos não influenciou nos resultados, tendo em vista que todos já tiveram algum contato com HQ’s em outras disciplinas, exceto Física. O interesse e gosto pelas Histórias em Quadrinhos foram evidenciados nos resultados, assim como o interesse deles em estudar novos conteúdos utilizando esta ferramenta de ensino.  A maioria dos alunos acha importante o uso de experimentos em aula, acredita que existe aprendizado no uso de HQ’s e indicaria este trabalho para outra pessoa, o que corrobora a eficiência desta metodologia de ensino e influência na aprendizagem de conteúdos de Física, além de favorecer a divulgação científica.  De acordo com os resultados analisados, entre todos os alunos envolvidos na aplicação do produto, a única diferença nas respostas foi que os alunos de Ensino Médio preferem as experiências realizadas na HQ e os do Ensino Fundamental preferem os passatempos. Esta divergência pode ser explicada pela faixa etária dos alunos, sendo que os mais velhos, possivelmente, são mais concentrados e dedicados a solucionar problemas já os mais novos tendem a buscar mais interatividade e diversão.   Portanto, é possível verificar que este trabalho foi essencial para o aprendizado da Física envolvida na HQ e nos vídeos, atingindo os resultados esperados e provando que os alunos aprendem mais e melhor quando ensinados por meio de atividades participativas, interativas e menos tradicionais. Esta hipótese 99 foi confirmada ao analisar o interesse e os gostos dos alunos, os quais desprezaram o relato do professor em detrimento às experiências e passatempos. Isso significa que o professor deve fazer o papel do mediador entre o conhecimento e os alunos, tornando-os protagonistas do seu aprendizado e cidadãos críticos construtores do seu próprio conhecimento.  "

Texto extraído de: repositorio uft

Dissertação



Comentários

As + visitadas da semana

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para ensino de física: Eletrostática

Tirinhas para ensino de física: Astronomia

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Gravitação Universal

Tirinhas para ensino de física: Energias Mecânicas

Tirinhas para ensino de física: Magnetismo

Tirinhas para ensino de física: Ondas eletromagnéticas

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura