TALLES PINTO: Magnetismo em Mangá - Uma proposta para Ensino de Física

Construção e Utilização do Mangá para o Ensino de Magnetismo para a 3ª Série do Ensino Médio

Este tópico versa sobre a Dissertação de Mestrado de TALLES VINÍCIUS DE OLIVEIRA PINTO apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília (UNB) no Curso de Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF), como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física. Sob a orientação da professora Dra. Vanessa Carvalho de Andrade; intitulado Construção e Utilização do Mangá para o Ensino de Magnetismo para a 3ª Série do Ensino Médio,

Nesta, TALLES VINÍCIUS DE OLIVEIRA PINTO discute que "o mangá é uma história em quadrinhos escrita no estilo japonês e lida de trás para frente. Ele chegou ao país na década de 1960 e só a partir de 2000 que se tornou popular, em especial para a classe mais jovem da população Brasileira. No Brasil, o ensino de Física através do Mangá surgiu a partir de 2009, como uma nova proposta de ensino. O mesmo se tornou um instrumento pedagógico que atrai a atenção dos estudantes por abordar conceitos físicos de forma bem humorada e que prende a atenção dos mesmos. O presente trabalho consiste na construção e utilização de um mangá abordando o conteúdo de Magnetismo para a 3º Série do Ensino Médio. Ele foi elaborado através de duas sequências didáticas: (i) a construção do mangá por parte dos alunos e (ii) a aplicação do mesmo para aqueles alunos que não participaram do processo de construção. O objetivo é apresentar uma nova maneira de ensinar Física, em especial o conteúdo de Magnetismo, através de uma forma artístico-cultural, próxima à realidade do adolescente. Por meio deste recurso, os alunos são levados a obter um conhecimento qualitativo acerca do Magnetismo, seguindo uma abordagem histórica. A metodologia utilizada no primeiro momento é pautada na valorização da participação do aluno no processo de ensino-aprendizagem, tendo como princípios norteadores as teorias de Paulo Freire. Desde a construção do roteiro, pesquisa dos tópicos abordados no mangá, confecção e desenho, consideramos sempre o aluno como protagonista de todo o processo. No segundo momento, a metodologia utilizada é norteada pela teoria socio interacionista de Vygotsky, valorizando e utilizando o ambiente para que o aluno construa seu conhecimento em grupo, com participação e a cooperação de todos."
Texto extraído de: Repositório bdtd.ibict

Trecho do mangá produzido pelo autor no âmbito da pesquisa

Trecho da história em quadrinhos Uma Jornada Magnética - extraído de Repositório bdtd.ibict

História em Quadrinhos construída para a dissertação de mestrado disponível em Repositório bdtd.ibict


Conclusões do autor

"No primeiro momento de execução do produto educacional, marcado pela construção do Mangá, foram realizadas reuniões com os alunos para escolha da melhor ferramenta pedagógica para exposição do conteúdo de Magnetismo, bem como, escolha dos tópicos abordados. Já no segundo momento, marcado pela aplicação do mesmo, foi utilizado um pré-teste para averiguação dos conhecimentos dos alunos sobre Magnetismo, leitura em grupo do Mangá, aula expositiva com experimento de baixo custo acerca do Magnetismo, pós teste e questionário de opinião.
Desde a construção do Mangá até a sua aplicação foi possível verificar sinais de crescimento por parte dos alunos. Os mesmos demonstraram envolvimento e entusiasmo em todas as atividades propostas. A utilização do Mangá como ferramenta pedagógica de motivação para a introdução do conteúdo trouxe algo novo para o processo ensino aprendizagem. O simples fato de sair do modelo tradicional de ensino já provocou uma mudança considerável no comportamento dos alunos frente ao conteúdo exposto. Utilizar o Mangá despertou o interesse dos mesmos uma vez que a leitura de HQs e Mangás fazem parte da rotina da maioria desses alunos. A linguagem e humor contidos no Mangá facilitou a exposição do conteúdo. Houve interação entre aluno e instrumento pedagógico. É importante ressaltar que a participação dos alunos na construção do Mangá abriu uma nova possibilidade de alternativa didática: Colocá-los como protagonista de seu processo de ensino. O envolvimento dos alunos nas pesquisas dos conteúdos e os debates durante as reuniões de seleção de conteúdo a serem abordados no mangá demostraram o quanto os alunos podem aprender. Esse processo em que os alunos assumem o papel de protagonistas na construção de seus conhecimentos exige que o professor assuma o papel de mediador entre conteúdo e estudante. Isso não diminui o valor e importância do educador no mesmo mas, pelo contrário, é delegado a ele a nobre missão de intermediação dos envolvidos no processo pedagógico.
Outro fato que merece destaque foi a importância da interação entre os alunos. A aplicação do produto para os demais alunos mostrou o quanto a interação social é fundamental no processo ensino aprendizagem. A leitura do Mangá em grupo e a explicação de cada tópico por parte dos alunos que ajudaram na construção para os demais alunos demonstrou que a socialização do conhecimento entre eles pode produzir muitos frutos. Destacamos que o presente produto tem caráter motivador sendo utilizado de forma qualitativa. Sugerimos por fim que, devido ao seu aspecto qualitativo, ele pode ser utilizado para substituir o material pedagógico do nono ano do Ensino Fundamental no que diz respeito ao conteúdo de Magnetismo."
Texto extraído de: Repositório bdtd.ibict

Dissertação de Mestrado de TALLES VINÍCIUS DE OLIVEIRA PINTO

As + visitadas da semana

Tirinhas para ensino de física: Eletrostática

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

PROJETO QUÍMICA EM QUADRINHOS - UNEB: MUNDO DOS ÁTOMOS

Tirinhas para ensino de física: Astronomia

Tirinhas para ensino de física: Gravitação Universal

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Energias Mecânicas

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica