HISTÓRIA EM QUADRINHO COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE MECÂNICA
Aqui, a proposta é destacar a monografia de MAIANE SOUZA DA SILVA nomeada HISTÓRIA EM QUADRINHO COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE MECÂNICA, apresentada à Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Licenciada em Física.
De acordo com MAIANE SOUZA DA SILVA, "as Histórias em Quadrinhos vêm há tempos informando, divertindo, e sendo uma fonte de leitura riquíssima. E dentro do ambiente escolar pode desenvolver competências e habilidades, permitindo que o aluno elabore conceitos, busque soluções e desenvolvam seu senso crítico. Por isto, o meu trabalho de final de curso, apresenta uma ferramenta didática, HQs, para o professor utilizar nas aulas de Física. Os temas escolhidos para o contexto dos quadrinhos foram Movimento Uniforme e Movimento Uniformemente Variado, todos relacionados com o cotidiano do aluno dentro da abordagem da Aprendizagem Significativa."
Texto extraído de: MAIANE SOUZA DA SILVA, HISTÓRIA EM QUADRINHO COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE MECÂNICA - disponível em: ACERVO DRIVE
Tirinhas utilizadas pela autora para desenvolvimento da pesquisa
![]() |
Tira extraída de: MAIANE SOUZA DA SILVA, HISTÓRIA EM QUADRINHO COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE MECÂNICA - disponível em: ACERVO DRIVE |
![]() |
Tira extraída de: MAIANE SOUZA DA SILVA, HISTÓRIA EM QUADRINHO COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE MECÂNICA - disponível em: ACERVO DRIVE |
![]() |
Tira extraída de: MAIANE SOUZA DA SILVA, HISTÓRIA EM QUADRINHO COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE MECÂNICA - disponível em: ACERVO DRIVE |
![]() |
Tira extraída de: MAIANE SOUZA DA SILVA, HISTÓRIA EM QUADRINHO COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE MECÂNICA - disponível em: ACERVO DRIVE |
![]() |
Tira extraída de: MAIANE SOUZA DA SILVA, HISTÓRIA EM QUADRINHO COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE MECÂNICA - disponível em: ACERVO DRIVE |
Conclusões da autora
"Esta monografia teve o intuito de oferecer ao professor uma ferramenta didática para usar a História em Quadrinho em suas aulas de Física. De acordo com a revisão de literatura, pesquisadores têm chamado a atenção para as HQs como um instrumento de grande potencial para auxiliar o professor nas suas aulas de forma diferenciada, tornando o ensino agradável e significativo. Quadrinho que hoje está presente em muitas disciplinas, tornando um recurso capaz de trabalhar a leitura, a contextualidade, o senso crítico, a interdisciplinaridade e a motivação, além de ser um objeto de fácil aceitação pelos estudantes.
As histórias aqui apresentadas estão dentro do assunto: Cinemática (Movimento Uniforme e Movimento Uniformemente Variado), totalizando de sete tirinhas. Também sugerimos modos de inseri-las em sala de aula, e como as discussões podem ser realizadas. Mas, o professor poderá ficar a vontade para mudar questões conforme a realidade e nível de seus alunos. A ideia é discutir temas do cotidiano com as HQs no intuito de favorecer uma aprendizagem significativa nos alunos. Acreditamos, assim, que as histórias em quadrinhos aqui apresentados possam auxiliar realmente os professores nas suas aulas, deixando-a mais dinâmica e atual para que nossos alunos possam vivenciar a física e aprende conceitos para sua formação como cidadão."
Texto extraído de: MAIANE SOUZA DA SILVA, HISTÓRIA EM QUADRINHO COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE MECÂNICA - disponível em: ACERVO DRIVE