RAQUEL RODRIGUES: ENSINO DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS COM QUADRINHOS

Pedro e Camila em: Ondas Eletromagnéticas. Um estudo sobre o ensino de ondas eletromagnéticas através de história em quadrinhos.

Este tópico tem como proposta apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso apresentado por Raquel Luiza Rodrigues, como exigência parcial para a obtenção de título de Licenciada do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, da Faculdade UnB Planaltina, sob a orientação do Professor Fábio Ferreira Monteiro. A radiação é abordada na escola como um tipo de aplicação de ondas eletromagnéticas e, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2002), deveria ser abordada desde o ensino fundamental como base para conteúdos futuros, sendo o início de um ciclo de conhecimentos acumulativos e significativos. Este trabalho teve por objetivo verificar a aprendizagem de alunos do ensino fundamental sobre o tema ondas eletromagnéticas, a partir da leitura de uma história em quadrinhos intitulada Pedro e Camila em: Ondas Eletromagnéticas, que trata as aplicações das ondas eletromagnéticas no cotidiano do aluno. A presente pesquisa contou com a participação de dez alunos do Ensino Fundamental de uma determinada escola da rede pública de ensino da área urbana de Planaltina - Distrito Federal. Inicialmente, foi aplicado um questionário para identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os temas ondas eletromagnéticas e radiação. Após, os alunos fizeram a leitura da história em quadrinho intitulada Pedro e Camila em: Ondas Eletromagnéticas, desenvolvida pelos pesquisadores como recurso pedagógico. Após a leitura, os alunos foram, novamente, submetidos à aplicação do mesmo questionário. Os resultados evidenciaram que os alunos apresentaram mais respostas corretas sobre os temas ondas eletromagnéticas e radiação após a leitura da história em quadrinhos. Os alunos disseram que ela é um bom recurso mediacional para o ensino das temáticas.
Texto extraído de: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/5901/1/2013_RaquelLuizaRodrigues.pdf
 
Trecho 2 História em quadrinhos de física sobre ondas mecânicas: frequência, comprimento de onda - Pedro e Camila em: Ondas Eletromagnéticas, Raquel Luiza Rodrigues, Deisy Randel & Fabio Monteiro - disponível em: Um estudo sobre o ensino de ondas eletromagnéticas através de história em quadrinhos

  MATERIAL PRODUZIDO PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (MONOGRAFIA)

Com o resultado do levantamento de conhecimento prévio sobre radiação e ondas eletromagnéticas foi possível perceber que os alunos apresentavam muitas informações vagas, contraditórias e sem associações, por exemplo, importantes associações apenas à medicina e nenhuma ao seu cotidiano, efeitos maléficos que as radiações causam sem incluir os seus benefícios, não as interações entre radiação e o organismo. Assim, os temas abordados na história em quadrinhos foram: amplitude e frequência para compreensão do conceito de onda e Hertz, espectro eletromagnético, ondas de rádio e TV, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raio-X, raio gama, benefícios e malefícios das radiações, símbolo da radiação e métodos de proteção. Essa escolha foi baseada: 1. na análise do questionário, onde houve a comparação entre os conceitos espontâneos dos alunos e os conceitos científicos; 2. nas orientações da SEDF (GDF, 2010) sobre a temática onda, onde é almejado o desenvolvimento das habilidades de compreender os conceitos físicos e as aplicações, conhecer os tipos de ondas, suas aplicações e consequências. Para a elaboração da história em quadrinhos, partimos dos seguintes pressupostos teóricos: *A aprendizagem é um fenômeno social, portanto, interativo, depende de instrumentos e símbolos para acontecer (VYGOTSKY, 1999); *Para haver aprendizagem com um significado, é necessário duaS condições: que o aluno tenha interesse e disposição para aprender e que o conteúdo seja lógico, contextualizado e permita significação (PELIZZARI, 2001);* O aluno deve vivenciar um aprendizado por descobertas, para que tenha aquisições sociais de acordo com suas vivências, possibilidades e interações (PELIZZARI, 2001); *Conflitos cognitivos são necessários para que ocorra aprendizagem. Assim, o recurso didático deve promover desequilíbrio, possibilitando a busca por um novo equilíbrio mental mais elaborado, reconstruindo o conhecimento científico (PELIZZARI, 2001); *Os alunos devem ser capazes de questionar e transformar as suas respostas, porque essa atitude os permitirá alcançar novos níveis de informação. Isso é facilitado quando, em sala de aula, os professores e os recursos didáticos utilizados contribuem para que os alunos falem, levantem hipóteses, façam negociações, analisem vantagens, desvantagens e soluções, até chegarem a conclusões pessoais e/ou grupais; *A educação é: “o princípio mediante o qual a comunidade humana conserva e transmite sua peculiaridade física e espiritual.” Jaeger (1957, p.3). Para Olivier e Marcellino (1996), interpretando o conceito de educação de Jaerger (1957), consideram que a peculiaridade espiritual é a cultura, que é: criada, transmitida e transformada pelo ser humano, e a peculiaridade física é a que o ser humano se expressa no mundo através do seu corpo, um mundo concreto, que se recria constantemente, logo, para eles, educar significa a criação-incorporação de símbolos humanos. Então, o objetivo real da escola deveria ser, fazer com que a cultura seja compreendida; *A escola é um espaço privilegiado de construção de conceitos, por isso, os professores são responsáveis pela escolha de recursos didáticos e mediacionais que gerem oportunidades de aprendizagem, ou, na teoria de Vygotsky (1999), gerem zona de desenvolvimento proximal; *A Ludicidade é utilização de estratégias, métodos e instrumentos diferenciados que podem proporcionar motivação, interesse, participação e satisfação ao aluno no processo de ensino e aprendizagem (CABRERA, 2007). Com a definição dos temas e um olhar especial nesses pressupostos, os objetivos da história em quadrinho foram: propiciar um instrumento diferenciado para a abordagem do tema, trabalhar conceitos de Física com linguagem acessível ao público-alvo adolescente, possibilitar a visualização de diversas aplicações de ondas eletromagnéticas presentes no cotidiano do aluno, permitir a compreensão dos benefícios e malefícios causados pela radiação e apresentar métodos de proteção a radiação em exames radiológicos. Assim, o resultado foi uma história em quadrinho, cujo enredo baseou-se no diálogo direto de duas crianças: um menino e uma menina, Pedro e Camila, respectivamente, que comentam sobre cada tema escolhido por meio de perguntas, reflexões e evidências, construídas a partir do conhecimento de uma das crianças sobre as ondas eletromagnéticas e suas aplicações, relatando os tipos de ondas, onde elas são emitidas, sempre evidenciando objetos e símbolos comuns ao dia-a-dia de uma criança, trazendo conceitos de Física e correlacionando-os com órgãos sensoriais, abordando os benefícios e malefícios dos tipos de radiação. A história apresenta também algumas associações erradas que as crianças podem fazer e trabalha com a transposição de conceitos.
Texto extraído de:  https://bdm.unb.br/bitstream/10483/5901/1/2013_RaquelLuizaRodrigues.pdf
 

AS + VISITADAS DA SEMANA

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Calorimetria

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da Termodinâmica

Tirinha de Física: MRU/ MRUV/ MCU