RAQUEL RODRIGUES: ENSINO DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS COM QUADRINHOS

Pedro e Camila em: Ondas Eletromagnéticas. Um estudo sobre o ensino de ondas eletromagnéticas através de história em quadrinhos.

Este tópico tem como proposta apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso apresentado por Raquel Luiza Rodrigues, como exigência parcial para a obtenção de título de Licenciada do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, da Faculdade UnB Planaltina, sob a orientação do Professor Fábio Ferreira Monteiro. 

Raquel Luiza Rodrigues defende que "A radiação é abordada na escola como um tipo de aplicação de ondas eletromagnéticas e, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2002), deveria ser abordada desde o ensino fundamental como base para conteúdos futuros, sendo o início de um ciclo de conhecimentos acumulativos e significativos. Este trabalho teve por objetivo verificar a aprendizagem de alunos do ensino fundamental sobre o tema ondas eletromagnéticas, a partir da leitura de uma história em quadrinhos intitulada Pedro e Camila em: Ondas Eletromagnéticas, que trata as aplicações das ondas eletromagnéticas no cotidiano do aluno. A presente pesquisa contou com a participação de dez alunos do Ensino Fundamental de uma determinada escola da rede pública de ensino da área urbana de Planaltina - Distrito Federal. Inicialmente, foi aplicado um questionário para identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os temas ondas eletromagnéticas e radiação. Após, os alunos fizeram a leitura da história em quadrinho intitulada Pedro e Camila em: Ondas Eletromagnéticas, desenvolvida pelos pesquisadores como recurso pedagógico. Após a leitura, os alunos foram, novamente, submetidos à aplicação do mesmo questionário. Os resultados evidenciaram que os alunos apresentaram mais respostas corretas sobre os temas ondas eletromagnéticas e radiação após a leitura da história em quadrinhos. Os alunos disseram que ela é um bom recurso mediacional para o ensino das temáticas."
Texto extraído de: REPOSITÓRIO UNB

Trecho de história que quadrinhos produzida pela autora para a pesquisa

Trecho História em quadrinhos de física sobre ondas mecânicas: frequência, comprimento de onda - Pedro e Camila em: Ondas Eletromagnéticas, Raquel Luiza Rodrigues, Deisy Randel & Fabio Monteiro - extraído de: repositório unb

  História em Quadrinhos PRODUZIDA pela autora para a pesquisa

extraído de: repositório unb

Conclusões da autora

"A história em quadrinhos elaborada neste trabalho é uma proposta de recurso mediacional para o ensino de ondas eletromagnéticas e radiação para alunos do ensino fundamental. Este trabalho torna evidente que a utilização da história em quadrinhos, colorida, com cenas e falas do cotidiano do aluno, com conceitos científicos a uma linguagem acessível e abordagem diferenciada do tema traz resultados satisfatórios. A elaboração de ideias e o estudo de fatos conforme sugerimos garantem a conquista do conhecimento, desde que as atividades propostas para os alunos tenham por base as interações entre sujeito e objeto (mundo). Tais interações permitem ao sujeito ultrapassar a impressão inicial das ideias que lhe chegam e 19 buscar o que está além delas, oculto, mais profundo e sistematizado, de forma a instrumentalizá-lo para o exame da realidade. Não é possível, no entanto, abordar a relação entre sujeito e objeto que se desenvolve na escola sem discutir seu papel enquanto promotora do conhecimento.  (MARTINS, p. 112, 1997).  A partir dos resultados obtidos, é possível concluir que as atividades lúdicas propiciam mediações que geram melhorias no processo de apropriação do conhecimento através de diferentes formas de abordagem, tornando o aprendizado cada vez mais produtivo, como a história em quadrinho desenvolvida e utilizada nesta pesquisa. Nessa perspectiva, a utilização da história em quadrinhos permitiu concluir que os estudantes necessitavam de mediações pedagógicas alternativas, especialmente aquelas que explorassem os conhecimentos prévios e situações do cotidiano, para que haja uma estimulação à construção do conhecimento e para que haja assimilação e acomodação de novos conceitos científicos. Uma proposta de pesquisa futura é que haja uma intervenção utilizando o material juntamente com um mediador.  O professor tem um papel importantíssimo nisso, pois ele será o mediador e condutor, para que os alunos alcancem e construam os conceitos. Adultos e crianças, professores e alunos podem atribuir às palavras significado e sentidos diferentes. Conforme Martins (1997), os sujeitos mais experientes, ao interagirem com as crianças, estimulam-nas não só na apropriação da linguagem, como também na sua expansão, possibilitando, assim, a elaboração de sentidos particularizados, que dependem da vivência infantil e da obtenção de significados mais objetivos e abrangentes. Foi notório o entusiasmo, disposição e interesse dos alunos na leitura da história em quadrinhos. Isso decorre do fato de que o manuseio de um objeto ilustrativo constituiu uma nova forma de interação do aluno com o objeto de conhecimento e, partindo dessa constatação, foi possível transformar a atividade de leitura em quadrinhos em atividade de ensino, o que possibilitou ao aluno a construção do seu próprio saber, em relação ao conteúdo trabalhado na história em quadrinhos."
Texto extraído de:  repositório unb
 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (MONOGRAFIA)

As + visitadas da semana

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para ensino de física: Eletrostática

Tirinhas para ensino de física: Astronomia

Tirinhas para ensino de física: Gravitação Universal

Tirinhas para ensino de física: Energias Mecânicas

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Magnetismo

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para ensino de física: Ondas eletromagnéticas