UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DO ENSINO E FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE FÍSICA PARA OS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Aqui, a intenção é destacar a monografia de RAPHAEL VIEIRA FREITAS, apresentada ao Curso de Licenciatura em Física do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará para a obtenção do grau de licenciado em Física. Área de concentração: Ensino de Física, sob a Orientação do Prof. Dr. Marcos Antônio Araújo Silva, intitulada: UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DO ENSINO E FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE FÍSICA PARA OS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO.
De acordo com RAPHAEL VIEIRA FREITAS, "este trabalho tem como objetivo verificar a utilização de histórias em quadrinhos como estratégia facilitadora da aprendizagem da disciplina de física nas turmas do ensino médio. O estudo foi desenvolvido junto à turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola particular, realizando uma atividade em grupos de quatro até seis pessoas. Os alunos teriam que escolher dois assuntos de física que envolvesse termologia para fazer em seguida uma história em quadrinhos. Observando a elaboração das HQ e avaliando os trabalhos, foi perceptível a aprendizagem expressiva que os educandos tiveram a partir dessa atividade. Houve a exploração do conteúdo de escalas termométricas e é bem notória a criatividade com que o grupo teve de fazer os desenhos, colorir e a fonte de letra utilizada. Nem todos os conceitos ficaram bem claros, mas houve uma grande aprendizagem por parte do grupo que produziu estes quadrinhos, entrando em concordância com a proposta inicial deste trabalho. A maioria dos relatos quanto ao uso dos quadrinhos em sala de aula mostram que é realmente eficiente a presença de atividades lúdicas além dos exercícios tradicionais, pois, além de levar a uma aprendizagem mais eficaz, essa abordagem contribui para atrair os alunos a gostar da disciplina de física. O estudo conclui que a elaboração de HQ como um recurso didático-pedagógico é uma ferramenta bastante eficiente na aprendizagem da disciplina de física porque o aluno pode utilizar os diversos conhecimentos dele sobre outras disciplinas ou outras coisas e aplicá-los na história, criando uma HQ interdisciplinar, cujo principal objetivo é conquistar o conhecimento científico"
Texto extraído de: repositorio ufc
Trecho de História em quadrinhos produzida pelos estudantes no contexto da pesquisa
![]() |
trecho extraído de: repositorio ufc |
![]() |
trecho extraído de: repositorio ufc |
![]() |
trecho extraído de: repositorio ufc |
![]() |
trecho extraído de: repositorio ufc |
História em quadrinhos produzida pelos estudantes no contexto da pesquisa - extraídas de: repositorio ufc
Conclusões do autor
"A disciplina de física sempre foi tida como uma disciplina com conteúdos complicados, conceitos difíceis e uma linguagem matemática muito distante da realidade. Sempre foi um desafio para o professor lecionar a física de uma maneira mais instigante, dinâmica, motivadora e divertida sem haver perdas de conceitos e de forma que o aprendiz esteja apto a resolver os problemas que o dia a dia lhe oferece. Existem várias ferramentas pedagógicas para serem utilizadas para fazer com que o ensino de física saia daquele tradicionalismo onde o aluno é apenas um mero espectador que provavelmente aprende muito pouco do que é ensinado neste método e que permanece muito pouco tempo na memória. A elaboração de HQ como um recurso didático-pedagógico é uma ferramenta bastante eficiente na aprendizagem da disciplina de física porque o aluno pode utilizar os diversos conhecimentos dele sobre outras disciplinas ou outras coisas e aplica-los na história, criando uma HQ interdisciplinar, conquistando o principal objetivo que é o conhecimento científico. O resultado mais importante da elaboração das HQ foi uma aprendizagem expressiva, pois os alunos demonstraram o conhecimento deles em relação à física aplicada ao dia a dia e usaram a criatividade para deixar o trabalho bem artístico, constando assim uma interdisciplinaridade no trabalho. Finalizamos este trabalho, apresentando o depoimento de um aluno mostrando o interesse na atividade prazerosa realizada e que valeu a pena."
Texto extraído de: repositorio ufc