RAPHAEL FREITAS: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA APRENDIZAGEM DE FÍSICA TÉRMICA

 UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO ESTRATÉGIA DE  PROMOÇÃO DO ENSINO E FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE FÍSICA  PARA OS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Aqui, a intenção é destacar a monografia de RAPHAEL VIEIRA FREITAS, apresentada ao Curso de  Licenciatura em Física do Centro de Ciências  da Universidade Federal do Ceará para a  obtenção do grau de licenciado em Física. Área de concentração: Ensino de Física, sob a Orientação do Prof. Dr. Marcos Antônio Araújo Silva, intitulada: UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO ESTRATÉGIA DE  PROMOÇÃO DO ENSINO E FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE FÍSICA  PARA OS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO.

De acordo com RAPHAEL VIEIRA FREITAS, "este trabalho tem como objetivo verificar a utilização de histórias em quadrinhos  como estratégia facilitadora da aprendizagem da disciplina de física nas turmas do  ensino médio. O estudo foi desenvolvido junto à turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola particular, realizando uma atividade em grupos de quatro até  seis pessoas. Os alunos teriam que escolher dois assuntos de física que envolvesse  termologia para fazer em seguida uma história em quadrinhos. Observando a  elaboração das HQ e avaliando os trabalhos, foi perceptível a aprendizagem  expressiva que os educandos tiveram a partir dessa atividade. Houve a exploração  do conteúdo de escalas termométricas e é bem notória a criatividade com que o  grupo teve de fazer os desenhos, colorir e a fonte de letra utilizada. Nem todos os  conceitos ficaram bem claros, mas houve uma grande aprendizagem por parte do  grupo que produziu estes quadrinhos, entrando em concordância com a proposta  inicial deste trabalho. A maioria dos relatos quanto ao uso dos quadrinhos em sala  de aula mostram que é realmente eficiente a presença de atividades lúdicas além  dos exercícios tradicionais, pois, além de levar a uma aprendizagem mais eficaz,  essa abordagem contribui para atrair os alunos a gostar da disciplina de física. O  estudo conclui que a elaboração de HQ como um recurso didático-pedagógico é  uma ferramenta bastante eficiente na aprendizagem da disciplina de física porque o  aluno pode utilizar os diversos conhecimentos dele sobre outras disciplinas ou  outras coisas e aplicá-los na história, criando uma HQ interdisciplinar, cujo principal  objetivo é conquistar o conhecimento científico"

Texto extraído de: repositorio ufc

Trecho de História em quadrinhos produzida pelos estudantes no contexto da pesquisa

trecho extraído de: repositorio ufc

trecho extraído de: repositorio ufc

trecho extraído de: repositorio ufc

trecho extraído de: repositorio ufc

História em quadrinhos produzida pelos estudantes no contexto da pesquisa - extraídas de: repositorio ufc


Conclusões do autor

"A disciplina de física sempre foi tida como uma disciplina com conteúdos  complicados, conceitos difíceis e uma linguagem matemática muito distante da realidade. Sempre foi um desafio para o professor lecionar a física de uma maneira  mais instigante, dinâmica, motivadora e divertida sem haver perdas de conceitos e  de forma que o aprendiz esteja apto a resolver os problemas que o dia a dia lhe  oferece. Existem várias ferramentas pedagógicas para serem utilizadas para fazer  com que o ensino de física saia daquele tradicionalismo onde o aluno é apenas um  mero espectador que provavelmente aprende muito pouco do que é ensinado neste  método e que permanece muito pouco tempo na memória.  A elaboração de HQ como um recurso didático-pedagógico é uma ferramenta bastante eficiente na aprendizagem da disciplina de física porque o aluno  pode utilizar os diversos conhecimentos dele sobre outras disciplinas ou outras coisas e aplica-los na história, criando uma HQ interdisciplinar, conquistando o  principal objetivo que é o conhecimento científico.  O resultado mais importante da elaboração das HQ foi uma aprendizagem  expressiva, pois os alunos demonstraram o conhecimento deles em relação à física  aplicada ao dia a dia e usaram a criatividade para deixar o trabalho bem artístico,  constando assim uma interdisciplinaridade no trabalho. Finalizamos este trabalho, apresentando o depoimento de um aluno  mostrando o interesse na atividade prazerosa realizada e que valeu a pena."

Texto extraído de: repositorio ufc

Monografia


As + visitadas da semana

Tirinhas para ensino de física: Eletrostática

Tirinhas para ensino de física: Termometria

PROJETO QUÍMICA EM QUADRINHOS - UNEB: MUNDO DOS ÁTOMOS

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para ensino de física: Astronomia

Tirinhas para ensino de física: Gravitação Universal

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para ensino de física: Energias Mecânicas