VANESSA KLEIN: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE QUÍMICA

 Siga-nos no Twitter

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

A postagem em questão tem o intuito de divulgar a dissertação de mestrado apresentada ao Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Tecnologias Educacionais em Rede apresentada por Vanessa Klein sob a orientação de Cláudia Smaniotto Barin. Para Vanessa Klein, em virtude da complexidade do ensino de química, um dos desafios dos professores consiste na busca constante de alternativas para inovar o contexto educacional, despertando o interesse dos estudantes e flexibilizando o processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva o presente trabalho, desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria, teve como objetivo Potencializar e inovar o ensino-aprendizagem de conceitos químicos por meio da produção de histórias em quadrinhos relacionadas a conteúdos abordados na disciplina de Química Agronomia- QMC 1032, do curso de Agronomia da UFSM. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a Design Based Research, onde os sujeitos da pesquisa foram 65 estudantes do 1º semestre do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria, sendo 39 homens e 19 mulheres, com faixa etária entre 17-23 anos, matriculados na disciplina QMC 1032 - Química Agronomia. A pesquisa foi desenvolvida em seis etapas, (1) análise de conteúdos os quais os estudantes possuem maior dificuldade de aprendizagem; (2) compreensão do problema a ser resolvido; (3) definição de estratégias a serem executadas; (4) planejamento das histórias em quadrinhos; (5) implementação das histórias em quadrinhos por meio da rede social Facebook e no ambiente virtual de ensino e aprendizagem Moodle, visando flexibilizar e potencializar a aprendizagem de conceitos químicos; (6) aplicação, replanejamento e disponibilização do material no formato Ebook. Para a elaboração das histórias em quadrinhos foi utilizado a ferramenta online, o Toondoo ©, em que se pode editar e criar histórias em quadrinhos, além de wikis, fóruns e e-books. Os dados coletados foram realizados através de registros escritos, e digitais, via Moodle e Facebook. Os resultados apontam que a linguagem da histórias em quadrinhos é bem aceita pelos estudantes, e que estes o motivam a ler, pois por serem ilustradas se tornam mais interessantes que o texto convencional.
Texto extraído de: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15492/DIS_PPGTER_2018_KLEIN_VANESSA.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Tirinhas desenvolvidas para a dissertação



Termodinâmica: Pressão, Volume, temperatura; Sistemas termodinâmicos, Leis da termodinâmica;


Termodinâmica: Pressão, Volume, temperatura; Sistemas termodinâmicos, Leis da termodinâmica;



Eletrodinâmica: Corrente elétrica; elétrons livres; pilha elétrica;




Termodinâmica - Leis da dinâmica: Conservação de energia; equilíbrio térmico; equilíbrio dinâmico


Cinemática: velocidade média, movimento uniforme;


Concentração; cátions; ânions;


Análise de solo; ácido/ base;




Metodologia científica; experimentação; laboratório;


Metodologia científica; experimentação; laboratório; misturas e substâncias

Metodologia científica; experimentação; laboratório; precisão; exatidão

Concentração; equilíbrio; produto;


Análise de solo; ácido/ base;

Análise de solo; ácido/ base; ph;

Análise de solo; ácido/ base; ph;


Metodologia científica; experimentação; laboratório; equipamento;


Análise de solo; ácido/ base; ph; Concentração; equilíbrio; produto;




Concentração; equilíbrio; produto; Análise de solo; ácido/ base; ph;

Dissertação de mestrado 

As histórias em quadrinhos tem a facilidade de atrair os leitores, e isto motiva ainda mais os professores a utilizarem esta ferramenta didática, que consegue chamar a atenção de pessoas de diferentes faixas etárias. Os quadrinhos e as tirinhas são importantes instrumentos capazes de motivar o estudante para a leitura e para os estudos. Eles ensinam o estudante a construir uma narrativa, imaginando e criando o que está subentendido entre um quadrinho e outro na sequência da história. Contribuem, portanto, para o desenvolvimento da própria linguagem, do poder de síntese, da criatividade e de conceitos importantes. Sendo considerado um instrumento pedagógico significativo, as histórias em quadrinhos são capazes de potencializar o interesse e a autonomia dos estudantes, facilitando assim a aprendizagem dos conceitos estudados em sala de aula. Em relação à utilização de histórias em quadrinhos em sala de aula "podem ser utilizados para introduzir um tema que será depois desenvolvido por outros meios, para aprofundar um conceito já apresentado, para gerar uma discussão a respeito de um assunto, para ilustrar uma ideia, como uma forma lúdica para tratamento de um tema árido ou como contraposição ao enfoque dado por outro meio de comunicação. Em cada um desses casos, caberá ao professor, quando do planejamento e desenvolvimento de atividades na escola, em qualquer disciplina, estabelecer a estratégia mais adequada às suas necessidades e às características de faixa etária, nível de conhecimento e capacidade de compreensão de seus estudantes". A utilização de histórias em quadrinhos como ferramenta de ensino segue alguns ideais: - Incentivar os estudantes participantes a traduzirem em linguagem artística (tirinhas e charges) os conteúdos trabalhados pelos professores em sala de aula; - Possibilitar ao estudante a consolidação dos conteúdos trabalhados nas escolas, bem como a ampliação dos mesmos; - Detectar as dificuldades mais frequentes dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos das disciplinas integrantes do projeto; - Buscar a interdisciplinaridade na utilização dos mesmos. As HQs são partes dos materiais pedagógicos que podem ser utilizados em escolas, buscando estimular a criatividade, promover a sensibilidade, a sociabilidade, o senso crítico e a imaginação criadora, pois geralmente são simples, curtas e são apresentadas em quadros coloridos. A relevância da HQ em sala de aula é bem amplo e é dependente da criatividade de cada professor, pois de assuntos complexos pode-se ter histórias lúdicas e descontraídas. "Há várias décadas, as histórias em quadrinhos fazem parte do cotidiano de crianças e jovens, sua leitura sendo muito popular entre eles. Assim, a inclusão das histórias em quadrinhos na sala de aula não é objeto de qualquer tipo de rejeição por parte dos estudantes, que, em geral, as recebem de forma entusiasmada, sentindo-se, com sua utilização, propensos a uma participação mais ativa nas atividades de aula. As histórias em quadrinhos aumentam a motivação dos estudantes para o conteúdo das aulas, aguçando sua curiosidade e desafiando seu senso crítico". Além disso, existem vários motivos, para os professores utilizarem histórias em quadrinhos em sala de aula, como: possuem alto nível de informação, desenvolvem o hábito da leitura e enriquecem o vocabulário dos estudantes, permitem o leitor a pensar e imaginar e possuem caráter globalizador, podendo ser utilizados em qualquer nível escolar e com qualquer tema. As histórias em quadrinhos são ótimos meios de divulgação científica onde se podem abordar questões inerentes à ciência. Apesar das histórias em quadrinhos sejam objetos de estudos acadêmicos, há a necessidade de levar este tipo de material para as salas de aula, para apreciação e análise crítica do material. A história em quadrinhos é um desses instrumentos a serviço de práticas motivadoras no ensino de Ciências que devem ser planejadas com o intuito de promover em seus leitores um olhar mais crítico e sistemático acerca das informações recebidas não só pelos quadrinhos, mas por qualquer outro meio de divulgação científica que seja passível de análise e equívoco. As histórias em quadrinhos são utilizadas para integralizar os conhecimentos científicos a serem estudados e a produção artística, gerando assim, uma estruturação do senso crítico e uma leitura da cidadania. Contudo, a elaboração e o uso das histórias em quadrinhos não são somente para divertimento, são partes fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem em disciplinas que estes são inseridos. Além disso, a utilização das histórias em quadrinhos faz com que o estudante busque mais referenciais do assunto estudado nos quadrinhos, proporcionando que o estudante busque e leia outros tipos de publicações. Com isso as histórias em quadrinhos de tornam componente facilitador do ensino, visto de que os estudantes tem encantamento pelos quadrinhos desde crianças. A parte visual contida nas histórias em quadrinhos se faz muito atrativa para os estudantes. Juntando os aspectos apresentados, os quadrinhos são ótimos recursos didáticos para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de química. Uma das ferramentas disponíveis online, que permite a criação de HQ digitais, é o Toondoo (http://www.toondoo.com). O Toondoo é um editor de quadrinhos online, portanto multiplataforma, que apresenta uma variedade de personagens, cenários, objetos, acessórios e balões de fala que permitem a produção de histórias em quadrinhos personalizadas sem a necessidade de possuir habilidades de desenho. Além dos personagens já disponíveis no sistema, pode-se ainda elaborar personagem com diferentes expressões corporais e faciais, o que possibilita a construção de histórias que conduzam a reflexão.
Texto extraído de: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15492/DIS_PPGTER_2018_KLEIN_VANESSA.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Produto da dissertação de mestrado


Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1faUgwsMpoFdg8FMO49h7b370aDFJV1H2/view

AS + VISITADAS DA SEMANA

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Calorimetria

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da Termodinâmica

Tirinha de Física: MRU/ MRUV/ MCU