VANESSA KLEIN: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE QUÍMICA

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

A postagem em questão tem o intuito de divulgar a dissertação de mestrado de Vanessa Klein apresentada ao Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Tecnologias Educacionais em Rede apresentada por Vanessa Klein sob a orientação de Cláudia Smaniotto Barin, intitulado HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA;

Para Vanessa Klein, "Em virtude da complexidade do ensino de química, um dos desafios dos professores consiste na busca constante de alternativas para inovar o contexto educacional, despertando o interesse dos estudantes e flexibilizando o processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva o presente trabalho, desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da
Universidade Federal de Santa Maria, teve como objetivo Potencializar e inovar o ensino-aprendizagem de conceitos químicos por meio da produção de histórias em quadrinhos relacionadas a conteúdos abordados na disciplina de Química Agronomia- QMC 1032, do curso de Agronomia da UFSM. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a Design Based Research, onde os sujeitos da pesquisa foram 65 estudantes do 1º semestre do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria, sendo 39 homens e 19 mulheres, com faixa etária entre 17-23 anos, matriculados na disciplina QMC 1032 - Química Agronomia. A pesquisa foi desenvolvida em seis etapas, (1) análise de conteúdos os quais os estudantes possuem maior dificuldade de aprendizagem; (2) compreensão do problema a ser resolvido; (3) definição de estratégias a serem executadas; (4) planejamento das histórias em quadrinhos; (5) implementação das histórias em quadrinhos por meio da rede social Facebook e no ambiente virtual de ensino e aprendizagem Moodle, visando flexibilizar e potencializar a aprendizagem de conceitos químicos; (6) aplicação, replanejamento e disponibilização do material no formato Ebook. Para a elaboração das histórias em quadrinhos foi utilizado a ferramenta online, o Toondoo ©, em que se pode editar e criar histórias em quadrinhos, além de wikis, fóruns e e-books. Os dados coletados foram realizados através de registros escritos, e digitais, via Moodle e Facebook. Os resultados apontam que a linguagem da histórias em quadrinhos é bem aceita pelos estudantes, e que estes o motivam a ler, pois por serem ilustradas se tornam mais interessantes que o texto convencional."
Texto extraído de: repositório ufsm

Tirinhas desenvolvidas pela autora no âmbito da pesquisa 

Termodinâmica: Pressão, Volume, temperatura; Sistemas termodinâmicos, Leis da termodinâmica; Tirinhas extraída de repositório ufsm

Termodinâmica: Pressão, Volume, temperatura; Sistemas termodinâmicos, Leis da termodinâmica; Tirinhas extraída de repositório ufsm


Eletrodinâmica: Corrente elétrica; elétrons livres; pilha elétrica; Tirinhas extraída de repositório ufsm


Termodinâmica - Leis da dinâmica: Conservação de energia; equilíbrio térmico; equilíbrio dinâmico -Tirinhas extraída de repositório ufsm

Cinemática: velocidade média, movimento uniforme; Tirinhas extraída de repositório ufsm

Concentração; cátions; ânions; Tirinhas extraída de repositório ufsm

Análise de solo; ácido/ base; Tirinhas extraída de repositório ufsm


Metodologia científica; experimentação; laboratório; Tirinhas extraída de repositório ufsm

Metodologia científica; experimentação; laboratório; misturas e substâncias
Tirinhas extraída de repositório ufsm

Metodologia científica; experimentação; laboratório; precisão; exatidão; Tirinhas extraída de repositório ufsm

Concentração; equilíbrio; produto; Tirinhas extraída de repositório ufsm


Análise de solo; ácido/ base; Tirinhas extraída de repositório ufsm

Análise de solo; ácido/ base; ph; Tirinhas extraída de repositório ufsm

Análise de solo; ácido/ base; ph;


Metodologia científica; experimentação; laboratório; equipamento; Tirinhas extraída de repositório ufsm

Análise de solo; ácido/ base; ph; Concentração; equilíbrio; produto; Tirinhas extraída de repositório ufsm


Concentração; equilíbrio; produto; Análise de solo; ácido/ base; ph; Tirinhas extraída de repositório ufsm

Conclusões da autora: 

"O desenvolvimento deste trabalho teve como objetivo principal a inovação no processo de ensino-aprendizagem com a elaboração e produção de histórias em quadrinhos com conteúdos abordados na disciplina de química. Diante disso, encontrou-se dificuldades por parte dos estudantes, na compreensão de determinados conteúdos, portanto foram estes conteúdos os alvos da elaboração das HQ.
A produção de recursos educacionais modifica a prática docente à medida que requer do professor um movimento de transposição de saberes, de forma a transformar o saber científico àquele a ser ensinado. Nesse processo o professor desenvolve habilidades que potencializando a sua performance e que reflete na melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
A problematização por meio da HQ demonstrou ter resultados interessantes no contexto educacional, pois além de desmistificar o uso de “tirinhas” como mero elemento de recreação, as mesmas despertaram o interesse dos estudantes pela leitura e discussão da temática. Por possuírem um sistema próprio de diagramação e formatação, as histórias em quadrinhos, apresentam características psicolinguísticas que atraem a atenção dos estudantes e propiciam a familiarização com o texto, que possui uma estrutura semântica simplificada favorecendo a compreensão. Os dados obtidos nesse trabalham nos permite inferir que o uso de linguagens alternativas, mais simples e ilustradas, podem ser um importante aliado no processo de ensino e aprendizagem de química, a medida que aproximam o conteúdo do contexto dos estudantes, além de despertar a atenção dos mesmos.
A avaliação dos estudantes a respeito dessa intervenção didática são positivos a medida em que os mesmos apontam que o uso desse recurso os motiva a aprender e a proposta deve ser mantida para os demais semestres. O fato de um estudante se mostrar contrário nos leva a questionar sobre o tipo de HQ produzida e de que forma as mesmas poderiam ser redesenhadas no intuito de atingir aos objetivos propostos, dentro da perspectiva da DBR.
Nos dias de hoje, com a evolução tecnológica, os professores precisam criar meios didáticos eficientes, para atingir um nível de atenção dos estudantes suficiente para uma aprendizagem significativa. Acredito que atividades didáticas, como esta que foi aplicada neste trabalho, proporcionam um maior interesse dos estudantes em relação aos conhecimentos, proporcionando assim uma aprendizagem relevante, visto que estaremos despertando o senso crítico dos mesmos, este que auxiliará para o futuro de cada um."
Texto extraído de: repositório ufsm

Dissertação de Metrado

Produto Educacional da dissertação de mestrado

 

As + visitadas da semana

Tirinhas para ensino de física: Eletrostática

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

PROJETO QUÍMICA EM QUADRINHOS - UNEB: MUNDO DOS ÁTOMOS

Tirinhas para ensino de física: Astronomia

Tirinhas para ensino de física: Gravitação Universal

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para ensino de física: Energias Mecânicas

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica