Antenor Passamani: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA PROBLEMATIZAÇÃO DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA

 A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ’S) NA PROBLEMATIZAÇÃO DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA


Aqui, a proposta é destacar a monografia A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ’S) NA PROBLEMATIZAÇÃO DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA de Antenor Nagi Passamani apresentada ao Instituto de Química da Universidade de Brasília, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em Química, sob a orientação de Eduardo Luiz Dias Cavalcanti

Segundo Antenor Nagi Passamani, "A busca por novas formas de ensinar química vem atraindo cada vez mais pesquisadores da área de ensino de química. As atividades lúdicas têm se mostrado um instrumento de aprendizagem bem consistente, pois une diversão e prazer ao realizar essas atividades. As histórias em quadrinhos por serem uma forma de leitura mais simples, com uma forte
representação visual, é um dos tipos de leitura de maior sucesso no mundo, com textos simples e diretos. Por ser uma atividade lúdica, podemos unir a criatividade e prazer dos quadrinhos como uma forma de representação social para entender como que os alunos veem a ciência/química a partir da leitura de uma HQ. Essa união comtemplaria os aspectos científicos com aspectos visuais, juntamente com a linguagem dos quadrinhos. Com essa união, queremos entender dos alunos o que eles pensam de química, além de sugerir uma nova ferramenta para auxiliar nos estudos de e possivelmente suprir algumas necessidades de aprendizagem que surgem a partir do ensino das disciplinas."

Texto extraído de: bdm unb

Trecho de história em quadrinhos utilizada no âmbito da pesquisa

Trecho de história em quadrinhos extraído de: bdm unb



Histórias em quadrinhos utilizada no âmbito da pesquisa - extraídas de: bdm unb


 

Conclusões do autor

"A busca por novas estratégias de ensino de química nos mostram como podemos enfrentar os desafios de trabalhar com a ciência química nas escolas. Mais do que ensinar, devemos nos preocupar com muitos outros aspectos, ao mostrar para um aluno onde a química se insere na nossa sociedade, no auxílio a tecnologia, na melhoria dos processos industriais, em tudo que o universo da química pode contribuir. Muito além da área de ensino, também torna-se importante descobrir do aluno o que ele entende por química, qual a influência do meio onde vive, estuda, para a compreensão dos fenômenos que acontecem ao seu redor.
Ao propor uma investigação utilizando as histórias em quadrinhos, os alunos ficam animados e surpresos, pois muitos não imaginam como poderiam estudar química a partir de uma história envolvendo super heróis, monstros, ficção, aventura. O uso dessa atividade lúdica deixou a aula mais divertida, houve maior interação com os alunos, e o interesse foi maior, em comparação a uma aula expositiva no quadro ou com o uso de slides. Isso demonstra o poder que essas atividades podem exercer em sala de aula, para a abordagem de conteúdos de química. Ao elaborar os questionários para aplicação das HQs para cada grupo de alunos, foram pensados aspectos para discutir tópicos de química, com o objetivo de entender qual a visão deles a respeito desses tópicos e seus assuntos correlatos.
O resultado da quantificação das palavras, primeira pergunta dos questionários, mostram que os alunos tem a ideia de quais termos químicos estão relacionados à HQ lida. Porém, muito das palavras anotadas tiveram altas frequências devido a citações diretas nas histórias, enquanto que outras palavras, ligadas a essas de maior frequência, relacionadas a termos químicos, tiveram frequências bem menores. Estes resultados mostraram uma associação correta das palavras propostas, sendo raros os casos onde houve uma marcação ou outra de palavras que não relação nenhuma com a HQ apresentada.
Na segunda pergunta proposta, que se tratava da justificativa de duas das cinco palavras escolhidas, é o ponto que nos mostra maior dificuldade dos alunos, porque muitas das justificativas estão relacionadas diretamente ao fato de uma palavra estar presente na HQ. Em alguns casos, uma tentativa de colocar aspectos de química nas justificativas, foi feita de maneira incorreta, sendo uma possível fonte de esses erros um estudo equivocado do conteúdo de química em questão. Acaba sendo preocupante como os alunos podem confundir termos, a partir de uma interpretação errada da leitura das HQs. Sobre os resultados obtidos nas perguntas 1 e 2 dos questionários, concluímos que após a leitura das HQs os alunos não apresentam corretamente todas as relações com assuntos de química, ou seja, somente a leitura das HQs não é suficiente para analisar o que os estudantes entendem por química, sendo necessário reforçar esse estudo, que no nosso caso, foi a partir do debate em classe, demonstrando a importância da representação social no sentido de interação em grupo. A terceira parte do estudo, que foi o debate, foi a mais esclarecedora dessa pesquisa. Após ver algumas respostas dos alunos e as palavras assinaladas, buscou-se em sala uma conversa com eles sobre o uso da HQ em sala e entender suas escolhas.
Outro ponto positivo do debate é promover o uso da interdisciplinaridade, que nesse trabalho fizemos associações com biologia, física e história. Para o aluno é um elemento facilitador quando percebe que pode interagir a química com outras áreas de conhecimento, e seu resultado de aprendizagem pode melhorar. Para a primeira HQ, Projetos Manhattan, ficou claro que os alunos tem um bom conhecimento sobre a radioatividade, porém não conseguem associar seus termos e aplicações, confundindo os termos presentes nessa área. Para a segunda HQ, Hulk, que tinha por início entender dos alunos qual a importância de químico e seu local de trabalho, apresentou os maiores erros de conteúdos de química, em várias áreas de estudo.
Para a terceira HQ, Homem de Ferro, os alunos tiveram maior facilidade de associar os termos, apesar da palavra Ferro, que não tem nenhuma relação direta na HQ, a não ser no título da HQ, ter a maior frequência entre as palavras escolhidas. O uso de dinâmicas em grupo, tal como o debate, reforça a necessidade de entender as concepções dos alunos sobre sua compreensão de química e os fenômenos que a cercam. Também torna-se importante para auxiliar o aluno em possíveis erros e, com a conversa,
discutir os aspectos mais importantes que a química pode contribuir para o mundo que vivemos."

Texto extraído de: bdm unb

 Monografia

 

As + visitadas da semana

Tirinhas para ensino de física: Eletrostática

Tirinhas para ensino de física: Termometria

PROJETO QUÍMICA EM QUADRINHOS - UNEB: MUNDO DOS ÁTOMOS

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para ensino de física: Astronomia

Tirinhas para ensino de física: Gravitação Universal

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para ensino de física: Energias Mecânicas