EVERSON FILHO: UMA APRENDIZAGEM INOVADORA E MAIS SIGNIFICATIVA

ENSINO DE FÍSICA: UMA APRENDIZAGEM INOVADORA E MAIS SIGNIFICATIVA

Aqui, a intenção é  introduzir o Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido por EVERSON DA SILVA BRAGA FILHO e apresentado à Escola de Formação de Professores e Humanidades, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Graduando em Licenciatura Plena de Física., orientado pelo Prof. Dr. Francisco Aparecido Pinto Osório sob o título ENSINO DE FÍSICA: UMA APRENDIZAGEM INOVADORA E MAIS SIGNIFICATIVA.

Segundo EVERSON DA SILVA BRAGA FILHO "este trabalho tem como objetivo propor e analisar o uso de uma metodologia mais significativa e interacionista no ensino das disciplinas da área de Física visando um aprendizado mais efetivo e prazeroso para os alunos. Estudando a viabilidade de implementação de um ensino mais ativo e alternativo no ensino médio, com métodos ativos e com experimentações baseadas em materiais de fácil acesso e seu uso adequado para auxiliar no aproveitamento da aprendizagem dos estudantes e professores. Além disso, será posto em prática por meio de duas atividades com materiais de fácil acesso, atividades baseadas em projetos e potencialmente significativas, com foco nos conteúdos trabalhados no 2° ano do ensino médio: área de Óptica e Termologia. Sendo fundamentado na teoria da Aprendizagem Significativa elaborada pelo psicólogo David Ausubel em conjunto com o princípio interacionista de Vygotsky, que propõe que o desenvolvimento cognitivo se dá por meio da interação social. Além de também, discutir as desvantagens e vantagens da implementação dessas metodologias."
Texto extraído de: repositorio pucgoias

Histórias em Quadrinhos produzidas pelos estudantes no âmbito da pesquisa

HQ extraída de  repositorio pucgoias


HQ extraída de  repositorio pucgoias

HQ extraída de  repositorio pucgoias

HQ extraída de  repositorio pucgoias

Conclusões do autor:

"Este trabalho surgiu da necessidade em fazer mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Física. Uma mudança que ocorresse de forma que fosse possível transformar os estudantes, na maneira que eles estão presentes no seu próprio processo de aprendizagem, exercendo um papel investigativo e mais ativo na educação.
Portanto, trabalhar metodologias mais modernas como a de David Ausubel e a de Lev Vygotsky apresentadas, proporcionam uma aprendizagem mais inovadora e pertinente na disciplina de Física. Destacando que a gama de metodologias vão muito além das apresentadas neste trabalho, cabendo o educador escolher, estudar e trabalhar qual mais se adequa a realidade de seus estudantes e da instituição em que se busca trabalhar, mas atentando-se sempre em transformar positivamente suas aulas e seus estudantes.
Além disso, as atividades elaboradas e aplicadas apresentaram resultados satisfatórios, mesmo que a pesquisa seja um caso específico, permite pensar numa perspectiva mais ampla e inovadora num futuro, nessa mesma instituição ou em outras. Pensando sempre em solucionar situações problemas que forem surgindo e interferindo no fluxo contínuo de aprendizagem dos estudantes.
Destacando que é fundamental que os professores já se engajem logo no seu processo de formação na graduação no estudo de metodologias inovadoras, pois o seu ambiente de formação é mais favorável e amplo para tais discussões, com perceptivas não somente individuais mas em coletivo com seus respectivos colegas e professores. Permitindo que o licenciando melhore seu próprio desempenho nas ações pedagógicas, fazendo com que não fique dependente somente de livros didáticos, que fuja de linhas tradicionais para linhas de conhecimento mais construtivas. Transformando o jeito que suas aulas podem afetar seus futuros estudantes, na forma como pensam e agem perante o conhecimento e a sociedade.
De acordo com as pesquisas realizadas, foi observado que a necessidade de inovação na educação não é de agora, sendo antiga. Posto isso, a educação deve ser considerada sempre em fluxo constante, onde ela está se adaptando e evoluindo lado a lado com cada geração que vai surgindo.
Além disso, nas atividades aplicadas foi possível mostrar na prática que usar meios de comunicações mais comuns aos estudantes, como a ficção cientifica
apresentada neste trabalho tendem somente a contribuir como uma ferramenta de aprendizagem se devidamente trabalhada, sendo tanto como recurso atrativo nas atividades, como também meio de discussões conceituais.
Portanto, constatou-se que o uso de metodologias ativas aplicadas através de atividades práticas combinadas com a ficção cientifica é uma ferramenta com potencial significativo, mais sem descartar a forma tradicional de ensino, ou seja, ainda com explicações teóricas e resoluções de exercícios, pois esse método de ensino ainda é fundamental para a construção do conhecimento. Neste caso, os experimentos são vistos como uma aliada em potencial, ou seja, uma junção da teoria com a prática no intuito de complementar e estender ainda mais a possibilidade de aprender e ensinar, podendo destacar a sua importância como uma ferramenta de ensino alternativa e acessível que contribui consideravelmente.
Assim, com essas informações, compreende-se a importância do projeto desenvolvido, onde a busca por inovação e a prática de novas metodologias e novos recursos na aprendizagem está crescendo no ambiente escolar, mostrando que sua execução é sim possível de realização. A pesquisa obteve resultados satisfatórios e qualitativos, tornando-se uma alternativa válida e coerente para as atuais exigências no ensino."

Trabalho de conclusão de curso:


Comentários

As + visitadas da semana

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para ensino de física: Eletrostática

Tirinhas para ensino de física: Astronomia

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Gravitação Universal

Tirinhas para ensino de física: Energias Mecânicas

Tirinhas para ensino de física: Magnetismo

Tirinhas para ensino de física: Ondas eletromagnéticas

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura