LUPI SCHEER DOS SANTOS - A GEOMETRIA DA ESCOLA E A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Esta postagem tem como meta divulgar a dissertação de mestrado de LUPI SCHEER DOS SANTOS, intitulada A GEOMETRIA DA ESCOLA E A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS
NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da
Faculdade de Educação, da Universidade Federal de
Pelotas, como requisito parcial para obtenção do título de
Mestre, orientado pela Prof.a Carla Gonçalves Rodrigues em 2014.
Segundo a narrativa de LUPI SCHEER DOS SANTOS, "o presente trabalho trata de uma investigação do tipo qualitativo com aspectos
quantitativos, realizada durante os anos 2012 e 2013. Objetiva conhecer a realidade
do ensino da Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal
de Pelotas, a fim de proporcionar a utilização da História da Matemática como
instrumento mediador para o ensino e a aprendizagem através da linguagem dos
quadrinhos. Para compor a fundamentação teórica, operacionaliza três movimentos.
Primeiramente, a busca de elementos sobre as histórias da Matemática e a história
em quadrinhos como recursos pedagógicos a serem utilizados em sala de aula. Para
tal, faz uso do banco de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), buscas
livres na internet e do aporte fornecido pelos estudos de Miguel (1997, 2009) bem
como de Vergueiro (2010). No segundo movimento, realiza um estudo bibliográfico
sobre os conceitos de mediação, zona de desenvolvimento proximal, conhecimento
espontâneo e científico da teoria de Vygotsky (2011) e estudiosos da temática,
sendo utilizado na elaboração do produto da pesquisa. Já no terceiro, com a
intenção de capturar elementos para entender o ensino da Geometria nas escolas,
recorre a Pavanello (1989) e ao banco de publicação de eventos como o Encontro
Nacional de Educação Matemática. No que diz respeito ao campo empírico, focalizase no modo como vem sendo realizado o ensino da Geometria nas escolas
localizadas no bairro central de Pelotas. A coleta de dados divide-se em três etapas:
questionário estruturado com a listagem de conteúdos fornecida pela Secretaria
Municipal de Educação local, respondido pelo grupo de quinze professores das
escolas do centro da cidade; encontro dos docentes com o objetivo de interrogar os
sujeitos sobre a localização dos conteúdos de Geometria no programa da disciplina,
principais dificuldades para a abordagem e como ocorre o retorno de aprendizagem
dos alunos, tendo comparecido nove pesquisados; por último, entrevista aberta (feita
com três docentes, que não compareceram ao encontro do grupo focal). A análise
dos dados obtidos é realizada por meio da convergência das falas e iluminadas
pelos elementos identificados no referencial teórico. Entre os resultados
encontrados, observa-se: a falta de tempo para a abordagem e a localização da
Geometria no final dos anos letivos, além de certa precariedade nas estruturas
escolares, como fatores dificultadores, assim como, também, concluiu-se que quatro
habilidades dos blocos relacionados à Geometria não são abordadas em todas as
escolas investigadas. Diante dessa realidade, é elaborado o almanaque em
quadrinhos que conta a história de matemáticos (Tales de Mileto e Euclides de
Alexandria) que estudaram os conceitos deficitários verificados pelo questionário,
além de conter atividades lúdicas, de entretenimento e aplicação dos conceitos
geométricos desenvolvidos com a intenção de promover a mediação da construção
deste conhecimento matemático.
Texto extraído de: Acervo UFPE
"As inúmeras potencialidades apresentadas anteriormente impulsionaram a
pesquisa que está, a partir da realidade do ensino da Geometria na cidade de
Pelotas, oferecendo como produto de intervenção pedagógica um almanaque da
História da Geometria Euclidiana no formato de histórias em quadrinhos. Espera-se
que ele, fazendo parte do Mestrado Profissional, sirva de instrumento mediador,
motivador e formador para os estudantes a partir do contexto histórico em que as
formas e medidas foram desenvolvidas, bem como estão inseridas.
O referido almanaque, utilizando o formato e a linguagem dos quadrinhos,
relata a vida e os feitos dos matemáticos que aprofundaram seus estudos nos
conceitos abordados pelas habilidades deficitárias apresentadas pelos questionários
e já referenciadas. Não é uma descrição da vida e contribuições deles, tampouco
uma lista de exercícios com alguns desenhos expressando uma contextualização do
conteúdo, mas um diálogo do cotidiano dos matemáticos (sua rotina de estudos,
viagens, tradições e costumes) com o alunado, verificando a aplicação das teorias,
desafios e entretenimentos." (P. 57)
Texto extraído de: Acervo UFPE
Trecho HQ História da matemática de LUPI SCHEER DOS SANTOS disponível em ACERVO issuu; ONEDRIVE ARTE DA FÍSICA EM QUADRINHOS |
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