CONFECÇÃO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS DE FÍSICA
Este tópico tem como proposta apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso construído por Breno Abrantes Roque de Oliveira sob a a orientação do professor Dr. Sérgio Luiz Garavelli para o curso de graduação em Licenciatura em Física da Universidade Católica de Brasília, como requisito para a obtenção do Título de licenciado em Física denominado CONFECÇÃO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS DE FÍSICA.De acordo com Breno Abrantes Roque de Oliveira "Este trabalho teve por finalidade a confecção de uma História em Quadrinhos (H.Q.) com conteúdo específico de Física: gravitação universal. Além disso, pesquisou-se sobre a linguagem da História em Quadrinhos para mostrar as vantagens e limitações de se utilizar esta linguagem como recurso didático e paradidático no ensino de Física, com o intuito de abrir uma nova opção aos professores para abordarem estes conteúdos de forma mais atraente para os alunos."
Texto extraído de: Página ucb
Trecho de história em quadrinhos produzida no contexto da pesquisa
![]() |
Trecho da história em quadrinhos Gravitação Universal - extraída de Página ucb |
História em Quadrinhos: Gravitação Universal - extraída de Página ucb
Conclusão do autor
"Como se pode verificar em anexo foi possível confeccionar a HQ Gravitação Universal. Logicamente existem limitações artísticas com relação aos desenhos e diagramação devido a pouca experiência artística e de conhecimento desta linguagem por parte do autor. Melhorias ainda podem ser feitas colorindo ou refazendo os desenhos manualmente ou através de softwares específicos para isso. O mais importante é que foi possível abordar de maneira diferenciada a Gravitação Universal, um conteúdo específico da Mecânica através da linguagem HQ, e refletir sobre a sua utilização como material didático-pedagógico. Como ficou demonstrado no trabalho esta não é uma ideia nova. Mas, no Brasil existem poucas pesquisas teóricas e muito poucas que partiram também para a prática e discussão dos resultados. Existem ainda muitas perguntas a serem respondidas. Será que realmente a HQ possui toda essa potencialidade universal e estimulante para os jovens, diante de tantas outras opções tecnológicas? É mesmo necessário conhecer a fundo a linguagem das HQ para utilizá-la como material didático? É possíveis aprender de maneira profunda, conteúdos complexos da Física com uso de HQ?
Por estas e outras perguntas é necessário aplicar a HQ, Gravitação Universal como material didático-pedagógico e verificar os aspectos positivos e negativos da utilização desta nova linguagem na prática. Este seria um passo seguinte a este trabalho.
Uma boa opção seria levar varias cópias desta HQ para uma escola e pedir para que os alunos realizem a leitura em casa e posteriormente fosse realizado um debate confrontando as idéias dos alunos sobre o assunto abordado na HQ e a teoria passada pela HQ, e por fim, perguntando aos alunos se a leitura foi agradável e interessante. Pode-se também disponibilizar este material na Internet para facilitar o acesso dos alunos. Uma outra opção seria utilizar a mesma proposta do Projeto já citado neste trabalho, EDUHQ, o professor apresentaria aos alunos a HQ Gravitação Universal, estimulando-os a criarem suas próprias tirinhas sobre o conteúdo. Enfim, dependendo da criatividade e da possibilidade de cada professor é possível usar este material de várias maneiras."