Trinity: A História Em Quadrinhos da Primeira Bomba Atômica

Trinity: A História Em Quadrinhos da Primeira Bomba Atômica

Em 1942, temendo que os nazistas estivessem perto de construir uma bomba atômica, os Estados Unidos iniciaram o ultrassecreto Projeto Manhattan, que reuniria militares e cientistas para a criação da arma mais letal de todos os tempos. E esse episodio que o ilustrador e escritor americano Jonathan Fetter-Vorm narra em Trinity, livro em quadrinhos dirigido a jovens e adultos.


De maneira informativa, interessante e dramática, ele apresenta desde as pesquisas cientificas com o átomo no século XX ate as trágicas destruições de Hiroshima e Nagasaki, em 1945. Trinity e uma introdução fundamental a um dos eventos centrais da historia e também as questões politicas, éticas e ecológicas provocadas pela corrida nuclear.

Trecho - Trinity: A História Em Quadrinhos da Primeira Bomba Atômica disponível em: ARQUIVO ONEDRIVE ARTE DA FÍSICA


 
Com o objetivo de discussão e análise de uma atividade didática que visou a promoção da argumentação de licenciandos em química a partir da leitura do livro Trinity: a história em quadrinhos da primeira bomba atômica. Para tanto, os estudantes foram convidados a solucionar e argumentar diante de casos extraídos do referido livro. Além da viabilidade da leitura quadrinizada para a promoção da argumentação e a discussão acerca de questões sociocientíficas, as análises indicaram argumentos de limitada complexidade estrutural. Nessa perspectiva, os resultados reforçam a necessidade de práticas educativas voltadas para o desenvolvimento das habilidades argumentativas de professores em formação, os quais possivelmente atuarão na educação básica desempenhando o papel de formadores de opinião. 
Extraído de História em quadrinhos como fio condutor na promoção da argumentação de Licenciandos em Química - Guilherme Balestiero da Silva e Salete Linhares Queiroz;
     

Publicada em 2013 no Brasil pela editora Três Estrelas, a obra quadrinizada empregada em sala de aula é denominada Trinity: a história em quadrinhos da primeira bomba atômica, de autoria do norte-americano Jonathan Fetter-Vorm.10 O estudo das suas características, antes da decisão sobre a discussão a respeito da HQ com os licenciandos, foi realizado a partir do Quadro Analítico proposto por Ferreira e Queiroz,11 com base no trabalho de Salem e Kawamura,12 o qual permite analisar textos de divulgação científica (TDC) no que tange a seu conteúdo e sua forma (Quadro 1). Destacados em cinza estão os elementos mais comuns da subcategoria forma para as HQ.Em estudo recente publicado nesta revista, o Quadro 1 foi empregado por Sotério e Queiroz13 no contexto de um curso de comunicação pública da ciência oferecido a bacharelandos em química.
 Extraído de APLICAÇÃO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS, TRINITY, NA EDUCAÇÃO EM QUÍMICA - Guilherme Balestiero da Silva, Carolina Sotério e Salete Linhares Queiroz
   
Leitura da história em quadrinhos “Trinity” por licenciandos em química: exercício da argumentação e da sensibilidade moral por meio de questões sociocientíficas, 2019-  Guilherme Balestiero Silva.

Face aos obstáculos presentes em salas de aula de ciências e à busca por ações que vão ao encontro das necessidades educacionais atuais, a inserção de práticas argumentativas ganha espaço na literatura científica. Dentre as estratégias promotoras da argumentação, a abordagem de questões sociocientíficas (QSC) é de particular interesse, uma vez que, consoante suas características, pode não somente contribuir para a formação de cidadãos que entendam a natureza da ciência, suas aplicações e implicações sociais, econômicas e políticas do conhecimento científico, como também auxiliar no desenvolvimento moral dos mesmos. Contudo, para que práticas sugeridas pela literatura possam ser empregadas de maneira eficaz em sala de aula da educação básica, faz-se necessário a formação de professores que, para além de possuir as habilidades fundamentais, como da argumentação, compreendam e valorizem essas diferentes práticas como formas viáveis de promoção da aprendizagem significativa em ciências. Nesse contexto, temos como objetivo promover, exercitar e analisar a argumentação e a sensibilidade moral exibida por licenciandos em química diante de QSC, a partir do estabelecimento de práticas de leitura de histórias em quadrinhos (HQ). Dessa forma, para a promoção da argumentação e exercício da sensibilidade moral dos futuros professores foram extraídos três casos da HQ “Trinity – a história em quadrinhos da primeira bomba atômica”, a qual foi previamente submetida a análise para identificação da sua pertinência para pesquisa, bem como do seu potencial pedagógico. Os casos para argumentação foram elaborados com base no material Moral reasoning in scientific research e permite o contato com o raciocínio informal dos licenciandos, mais especificamente com a sua sensibilidade moral. No que diz respeito aos dados coletados, estes foram inicialmente estudados à luz do Padrão de Argumento de Toulmin (TAP) e, posteriormente, analisados com base no Modelo dos Quatro Componentes, que permitiu a investigação da sensibilidade moral dos educandos. Foram identificados neste estudo, em consonância com a literatura, argumentos de pouca complexidade estrutural, que apesar de aprimorados no decorrer das atividades foram pouco influenciados pela leitura da HQ. Em contraponto, a sensibilidade moral exibida pelos licenciandos, embora limitada, foi diretamente afetada pela leitura do texto quadrinizado, o que pode ser atribuído a diferentes recursos da linguagem dos quadrinhos que promovem uma maior sensibilização no leitor. Outrossim, os resultados discutidos neste trabalho reforçam a necessidade de práticas não somente voltadas para o desenvolvimento das habilidades argumentativas de professores em formação, como também para o desenvolvimento moral. Cabe também salientar a validade do Modelo dos Quatro Componentes e do material Moral reasoning in scientific research para estudos envolvendo o raciocínio moral, o que se torna ainda mais relevante face o número incipiente de trabalhos existentes sobre a temática na literatura nacional.
 

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