HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA AS AULAS DE MECÂNICA
Aqui, o propósito é apresentar os artigos publicados por Khennya Maria Gonçalves de Araújo, o primeiro em coautoria com Elder Luis do Nascimento Gomes & Maria Anésia Sousa de Alencar e publicado XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física sob o título HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA AS AULAS DE MECÂNICA; já o segundo em coautoria com Laylson Alves Vieira, Ewerton Moraes Luna & Francisco Augusto Silva Nobre e apresentado à XXI Semana de Iniciação Científica da URC e nomeado PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA ESTRATÉGIA CRIATIVA PARA A ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE COSMOLOGIA.
No primeiro artigo Khennya Maria Gonçalves de Araújo, Elder Luis do Nascimento Gomes & Maria Anésia Sousa de Alencar delimitam que "o estudo da Física, como ciência secular e disciplina do Ensino Médio, fornece conhecimentos acerca tanto de fenômenos da natureza como de fatos do cotidiano que podem despertar a curiosidade e o interesse dos estudantes. O professor de Física desempenha um importante papel ao transmitir tais conhecimentos. Entretanto, ele encontra sérios problemas ao desenvolver seu trabalho. Como o número reduzido de aulas, a falta de laboratórios específicos e equipados para o ensino de Física e a dificuldade de acentuar a predisposição dos estudantes para a aprendizagem da disciplina. Torna-se um desafio para tal profissional, a busca de metodologias alternativas para fomentar o interesse e a curiosidade dos discentes. Nesse sentido, a criação de histórias em quadrinhos (HQ), e a efetiva utilização destas em sala de aula, surge como ferramenta alternativa para o ensino de Física, por caracterizar-se como um material próximo da realidade dos alunos e pela linguagem de fácil compreensão. O presente trabalhado foi realizado em uma escola pública tendo como alvo uma turma do 1º ano do Ensino Médio da E.E.F.M. Presidente Geisel – Polivalente situada na cidade de Juazeiro do Norte – CE. Trabalhamos um modelo prévio de HQ, posteriormente dando uma aula teórica sobre as leis de Newton e com o término da aula, cada grupo de alunos desenvolveu e apresentou uma nova HQ baseada nos seus entendimentos sobre o assunto. Assim, observamos que as HQ's nas aulas de Física são uma ferramenta facilitadora da aprendizagem, tomando-se como referencial de análise a teoria da Aprendizagem Significativa do psicólogo da educação David Ausubel."
Texto extraído de: Khennya Maria Gonçalves de Araújo, Elder Luis do Nascimento Gomes & Maria Anésia Sousa de Alencar; HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA AS AULAS DE MECÂNICA. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Disponível em Acervo Drive;
Já no segundo artigo, Khennya Maria Gonçalves de Araújo, Laylson Alves Vieira, Ewerton Moraes Luna & Francisco Augusto Silva Nobre explicitam que "Na tentativa de acentuar a predisposição dos alunos para aprender conteúdos de física e desviar as aulas das práticas tradicionais de ensino, que por muitas vezes distancia o conteúdo abordado da realidade dos discentes. As histórias em quadrinhos apresentam-se como uma ferramenta com potencial para a abordagem de conteúdos de Física nas salas de aula; com isso produzimos um produto educacional, dividido em 2 partes “Guia rápido de como montar histórias em quadrinhos” e “Uma sequência didática para o ensino de cosmologia”. A intervenção pedagógica foi dividida em 2 encontros, de 100 minutos cada, seguindo a sequência didática, apresentando o conteúdo de cosmologia, envolvendo discussões, apresentação da primeira parte do produto e culminando na produção de quadrinhos pelos alunos. Observamos que as HQ’s possibilitam que os estudantes possam apresentar de forma criativa argumentos que não estariam dispostos a apresentarem em aulas tradicionais. Também concluímos que as HQ’s reduzem o grau de abstração das aulas, além de criar o hábito da pesquisa em outros materiais didáticos para poderem desenvolver o enredo das histórias."
Texto extraído de: Khennya Maria Gonçalves de Araújo, Laylson Alves Vieira, Ewerton Moraes Luna & Francisco Augusto Silva Nobre; PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA ESTRATÉGIA CRIATIVA PARA A ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE COSMOLOGIA. XXI Semana de Iniciação Científica da URCA - disponível em: Acervo Drive 2
Trecho de história em quadrinhos produzida no limite da pesquisa
![]() |
Trecho História em Quadrinhos A Revolução Científica no Cangaço - extraído de Portal gov.br. Disponível em Acervo Drive 3; |
História em Quadrinhos produzida durante a pesquisa - Disponível em Acervo Drive 3;
Conclusões dos autores
Na primeira publicação Khennya Maria Gonçalves de Araújo, Elder Luis do Nascimento Gomes & Maria Anésia Sousa de Alencar concluem que "As histórias em quadrinhos que a muito tempo participam do cotidiano de estudantes, seja apresentando histórias de heróis ou tirinhas com lições educativas também podem ser utilizadas como instrumento a facilitar o ensino de Física, haja vista que estas despertam o interesse dos alunos devido ter uma linguagem acessível e de fácil compreensão, além de aspectos gráficos que aguçam a atenção dos discentes, despertando o interesse pela disciplina. A montagem das HQ’s mostrou-se uma ferramenta capaz de organizar o conhecimento que é apresentado em sala de aula, tendo em vista que para a sua produção pelos alunos é necessário a compreensão do conteúdo para que possa ser simplificado e, dessa forma, exposto nas histórias de forma acessível. Dessa forma, os estudantes passam a tornarem-se mais críticos no momento de produção das HQ’s selecionando a melhor forma para apresentar o conteúdo. Deste modo concluímos que a HQ é um material potencialmente significativo, e eficaz, no que diz a respeito à aprendizagem dos conteúdos de Física, em particular o conteúdo de Mecânica."
Texto extraído de: Khennya Maria Gonçalves de Araújo, Elder Luis do Nascimento Gomes & Maria Anésia Sousa de Alencar; HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA AS AULAS DE MECÂNICA. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Disponível em Acervo Drive;
Em relação ao segundo artigo Khennya Maria Gonçalves de Araújo, Laylson Alves Vieira, Ewerton Moraes Luna & Francisco Augusto Silva Nobre tecem as seguintes conclusões: "Partindo das observações realizadas durante as interações entre pesquisadores e alunos, foi possível observar que as histórias em quadrinhos possibilitam que os estudantes possam apresentar de forma criativa argumentos e ideias que, usualmente, os estudantes não se sentiriam motivados a apresentarem durante aulas com práticas tradicionais. A intervenção também fortaleceu o argumento de que as histórias em quadrinhos possibilitam a redução do grau de abstração das aulas de Física, tendo em vista que os estudantes utilizaram as HQ’s para contextualizar os conteúdos ensinados, além de criar o hábito da pesquisa em outros materiais didáticos para poderem desenvolver o enredo das histórias."
Texto extraído de: Khennya Maria Gonçalves de Araújo, Laylson Alves Vieira, Ewerton Moraes Luna & Francisco Augusto Silva Nobre; PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA ESTRATÉGIA CRIATIVA PARA A ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE COSMOLOGIA. XXI Semana de Iniciação Científica da URCA - disponível em: Acervo Drive 2
Artigos
Publicação complementar
Extraído de: nucleoens