Leandro Luiz et. al.: Tirinhas no Ensino de Radiologia

O uso de ilustrações no ensino e no setor de radiologia como uma proposta para construção dos conceitos de física radiológica e radioproteção

Aqui a proposta é apresenta os artigos de Leandro Luiz, Luís Oliveira e Rafaela T. Batista intitulado O uso de ilustrações no ensino e no setor de radiologia como uma proposta para construção dos conceitos de física radiológica e radioproteção publicada na revista Associação Brasileira de Física Médica.  

Segundo Leandro Leandro Luiz, Luís Oliveira e Rafaela T. Batista, "recentemente o Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) fez um levantamento do número de clínicas e hospitais que utilizam fonte de radiação em exames diagnósticos ou em terapias. Milhares de instalações estão cadastradas e mais que a metade usa fonte de raios X para radiodiagnóstico. A população, e até mesmo alguns trabalhadores, não tem conhecimento dos efeitos que a radiação causa no organismo ao interagir com o mesmo. Assim, este trabalho tem como objetivo chamar a atenção quanto aos efeitos causados pela interação da radiação com o organismo e noções de proteção radiológica por meio de cartazes, cartilhas e histórias em quadrinhos."
Texto extraído de: researchgate.net

Tirinhas produzidas pelos autores para a pesquisa

Tirinha: Ondas eletromagnéticas; fótons; campo elétrico; partículas atômicas - disponível em: https://sites.google.com/site/livroleandro/tirinhas

Tirinha: Ondas eletromagnéticas; fótons; campo elétrico; efeito Compton - disponível em: https://sites.google.com/site/livroleandro/tirinhas

Tirinha: Ondas eletromagnéticas; fótons; campo elétrico; raios-X - disponível em: https://sites.google.com/site/livroleandro/tirinhas


Tirinha: Ondas eletromagnéticas; fótons; campo elétrico; raios-X - disponível em: https://sites.google.com/site/livroleandro/tirinhas
 

Cartinha Quadrinizada produzida para a pesquisa

Cartilha sobre Raios-X - cartilha extraída de: researchgate.net

Conclusões dos autores:

"Embora o presente trabalho tenha utilizado um número pequeno de dados, estes apontam que o maior número de acertos obtidos no questionário foi dos alunos da radiologia, o que era previsto pelo fato dos mesmos terem contato constante com os conceitos de física radiológica e radioproteção. Na avaliação por grupo, os alunos iniciantes (aqueles que verificaram as tirinhas e cartilha) apresentaram melhor desempenho quando comparados com os formandos do mesmo curso. Isto se deve ao fato deles terem contato recente com o método de aprendizado aqui apresentado. Para um acompanhamento efetivo, seria de grande efeito realizar uma avaliação semelhante ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) no início e no final do curso. A questão que revelou total aproveitamento para todos os cursos foi sobre a proteção radiológica. Ela abordava o material mais utilizado como blindagem para raios X, por exemplo, o chumbo. Isto sugere que a população como um todo tem o conhecimento deste material de blindagem. Entretanto, talvez a falta de informação sobre os riscos que a interação da radiação com o tecido biológico pode causar faz com que os mesmos não utilizem ou não solicitem equipamentos de proteção individual (EPI), como avental plumbífero, protetor de tireóide e protetor de órgãos genitais, disponíveis nas unidades que utilizam os raios X como fonte e são sugeridos pela Portaria/MS/SVS nº 453 da ANVISA10. Ao aplicar a avaliação no centro médico, viu-se a necessidade de se informar de maneira lúdica os riscos citados acima. A unidade apresentava apenas o símbolo internacional de radiação com a seguinte inscrição: “raios X, entrada restrita”, não havendo a informação estabelecida pela Portaria/MS/SVS nº 453 da ANVISA, que diz: “Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez: favor informarem ao médico ou ao técnico antes do exame”. Seria de bom senso se os técnicos e estagiários perguntassem a respeito da suspeita de gravidez ou se a paciente é gestante, no entanto não se foi perguntado. Mesmo se a informação estivesse às vistas dos pacientes, seria por escrito, de acordo com a Portaria já citada. Visto que a população da região na qual a unidade se encontra ainda conta com um número elevado de analfabetos, poderia ser colocada na porta da sala de exames a figura da gestante que se encontra na contra capa da cartilha, pois por meio dela um analfabeto saberia, ou pelo menos perceberia, que há restrições para a realização deste exame em gestantes. Ainda no centro médico, observando os dosímetros apresentados no quadro, percebeu-se que nenhum profissional o estava utilizando no período em que foi realizado este trabalho. Isto mostra a falta de conhecimento em respeito à radioproteção e suas normas. Nenhum paciente entrevistado tinha conhecimento que as regiões do corpo fora do campo de radiação deveriam ser blindadas com os EPI que lá se encontravam, porém, os técnicos, além de não utilizarem, não passavam esta informação ao paciente, ignorando a exposição da radiação secundária que sofriam. Na parte interna da cartilha sugerida por este trabalho há um item mostrando e alertando, em uma figura, que o técnico, além de utilizar os EPI, deve disponibilizar aos pacientes. Esta estratégia de ensino aprendizagem, que pode ser considerada como um projeto piloto, apresentou bons resultados, pois o quadrinho e as tirinhas geraram motivação para o início da aula. Assim, o trabalho pode ser usado por professores, educadores e responsáveis por setores (tais como o de radiologia) como instrumento didático em tema transversal, complementando a ação de áreas governamentais que visam à melhoria da qualidade de vida"

Artigo:


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