Luis Cavalcante - NO DIA MAIS CLARO: quadrinhos por professores de matemática

 Luis Adolfo de Oliveira Cavalcante - NO DIA MAIS CLARO: um estudo sobre o sentido atribuído às histórias em quadrinhos por professores que ensinam matemática em formação


Esta postagem versa sobre a dissertação de mestrado de Luis Adolfo de Oliveira Cavalcante intitulada NO DIA MAIS CLARO:  um estudo sobre o sentido atribuído às histórias em quadrinhos por professores que ensinam matemática em formação ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás como requisito parcial para obtenção do título de mestre em Educação em Ciências e Matemática, sob a orientação do Prof. Dr. Wellington Lima Cedro.

Segundo Luis Adolfo de Oliveira Cavalcante a presente dissertação teve como objetivo "compreender o sujeito como resultado de suas práticas sociais cotidianas nos impele a entender o aprendizado como produto da relação entre os sujeitos (relações interpessoais), em que os sujeitos mais experientes mediam o conhecimento para as gerações menos experientes. A organização da sociedade atual contribuiu para que o papel de ensinar fosse atribuído à escola, sendo o professor seu principal agente. Nesta perspectiva, torna-se de suma importância munir o professor de ferramentas que o auxiliem no processo de mediação do conhecimento. Propomos neste trabalho, as histórias em quadrinhos como uma forma de mediação, que contribua para a organização do trabalho docente. Entretanto, percebemos que a maioria dos professores não tem uma formação que possibilite o trabalho pedagógico com esta ferramenta. Sob esta ótica, voltando nossos olhares para a formação dos professores, construindo um curso de formação que fornecesse a alguns professores elementos teóricos e práticos para a produção de HQ voltadas para o ensino. Assim, esta pesquisa tem por objetivo compreender o sentido atribuído às Histórias em Quadrinhos, entendidas como mais um recurso metodológico que possibilite o trabalho pedagógico, por docentes que ensinam matemática, durante um curso de formação. A pesquisa teve como público alvo os professores que ensinam matemática que fazem parte de um projeto de pesquisa vinculado ao programa Observatório da Educação (OBEDUC – Núcleo Goiânia), um grupo que tem como foco o estudo de textos e elaboração de atividades que corroborem com as ideias da Teoria Histórico Cultural. Ao longo do curso, como forma de coleta de dados, foi utilizado dois questionários e uma entrevista, além da gravação audiovisual de todos os encontros (posteriormente transcrita). Os dados coletados durante o curso possibilitaram o estabelecimento de três categorias de análise, que expressam preocupações relativas às concepções sobre as habilidades necessárias para se construir uma HQ, à forma como o conhecimento matemático é tratado nas HQ e como organizar atividades de ensino que façam uso das HQ. A partir da análise destas três unidades, tivemos a oportunidade de compreender melhor os sentidos que os professores atribuem às HQ. Percebemos ao longo desta investigação, a importância de oferecer cursos de formação, oportunizando ao professor o conhecimento e a prática de produção de ferramentas pedagógicas."

Texto extraído de: ACERVO UFG


 

Tirinha de matemática extraída de: ACERVO UFG

Quadrinho de matemática extraída de: ACERVO UFG







Artigo: NEM PRECISA SABER DESENHAR: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA SOBRE AS HQ
   


Livro: Educação matemática: diferentes contextos, diferentes abordagens / Ana Carolina Costa Pereira, Wellington Lima Cedro (orgs). – Fortaleza: EdUECE, 2015.

AS + VISITADAS DA SEMANA

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Calorimetria

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da Termodinâmica

Tirinha de Física: MRU/ MRUV/ MCU