NO MUNDO DA LUA: ASTRONOMIA EM QUADRINHOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
A postagem em questão tem o intuito de divulgar a dissertação apresentada por JÉSSICA PENTEADO MACHADO ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Mestre em Ensino. Tal autora destaca que o Planetário da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, cuja missão é promover o Letramento Científico Cultural, recebe um grande número de visitas de turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental. Em geral, as professoras dessas turmas apresentam pouco, ou nenhum, conhecimento sobre Astronomia e carecem de material apropriado para desenvolver um trabalho em sala de aula. Considerando o valor pedagógico das Histórias em Quadrinhos e sua contínua inserção no contexto escolar, especialmente nas séries iniciais, este trabalho se propõe a inserir as Histórias em Quadrinhos em uma formação de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental, fornecendo subsídios para o ensino de Astronomia, de um modo geral e, em particular, para o Letramento Científico Cultural em articulações às visitas ao Planetário da Unipampa. A construção dos quadrinhos foi realizada com base em uma discussão prévia com as professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental e sua avaliação final foi feita através de um estudo de grupo focal. Os resultados expõem que o contato com as diferentes linguagens proporcionadas pelas Histórias em Quadrinhos mostra-se capaz de contribuir para a potencialização de seu uso pedagógico na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental que pretendem visitar o Planetário da Unipampa.Texto extraído de: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4747