JÉSSICA MACHADO: FASES DA LUA EM QUADRINHOS

NO MUNDO DA LUA: ASTRONOMIA EM QUADRINHOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A postagem em questão tem o intuito de divulgar a dissertação apresentada por JÉSSICA PENTEADO MACHADO ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Mestre em Ensino. Tal autora destaca que o Planetário da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, cuja missão é promover o Letramento Científico Cultural, recebe um grande número de visitas de turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental. Em geral, as professoras dessas turmas apresentam pouco, ou nenhum, conhecimento sobre Astronomia e carecem de material apropriado para desenvolver um trabalho em sala de aula. Considerando o valor pedagógico das Histórias em Quadrinhos e sua contínua inserção no contexto escolar, especialmente nas séries iniciais, este trabalho se propõe a inserir as Histórias em Quadrinhos em uma formação de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental, fornecendo subsídios para o ensino de Astronomia, de um modo geral e, em particular, para o Letramento Científico Cultural em articulações às visitas ao Planetário da Unipampa. A construção dos quadrinhos foi realizada com base em uma discussão prévia com as professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental e sua avaliação final foi feita através de um estudo de grupo focal. Os resultados expõem que o contato com as diferentes linguagens proporcionadas pelas Histórias em Quadrinhos mostra-se capaz de contribuir para a potencialização de seu uso pedagógico na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental que pretendem visitar o Planetário da Unipampa.
Texto extraído de: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4747
 
Trecho da história em quadrinhos - Zito e a Lua


Material produzido para a dissertação de mestrado


 

Dissertação de Mestrado

Neste trabalho, o ensino de Astronomia se tornou um caminho para motivar professores e alunos dos anos iniciais através da elaboração de Histórias em Quadrinhos (HQ), uma vez que as escolas muitas vezes dão ênfase a temas atuais, como poluição, efeito estufa, epidemias, entre outros, através de tiras, charges e trechos de HQ publicadas em livros, jornais, revistas e outras publicações que, originalmente, na sua íntegra, não possuem uma visão a temas relacionados a Ciências ou não foram concebidos por seus autores especificamente para o tema no qual foram inseridas. Por conseguinte, muitos livros didáticos trazem as HQ como um papel de mera ilustração, deixando este expressivo recurso, de muitas possibilidades, em papel secundário. Este trabalho envolveu a construção de uma HQ, contemplando uma adaptação do mito “O Jabuti que venceu o veado na carreira”, em conjunto com a fábula “A Lebre e a Tartaruga.” A palavra fábula vem do latim (fábula = história, jogo, narrativa) é um texto curto, escrito em prosa ou verso, no qual as personagens são geralmente animais com características humanas como a fala, os costumes, entre outras características, e apresenta um ensinamento, uma lição moral para o homem.
 

AS + VISITADAS DA SEMANA

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Calorimetria

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da Termodinâmica

Tirinha de Física: MRU/ MRUV/ MCU