Mônica Leite - HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA HISTÓRIA E FILOSOFIA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA A APROXIMAÇÃO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA AO ENSINO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS


Essa postagem versa sobre a Dissertação de Mestrado apresentada por Mônica Regina Vieira Leite ao Programa de Pós- Graduação em Educação para a Ciência, da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Bauru, como requisito para obtenção do título de Mestre em Educação para a Ciência, sob orientação da Profa. Dra. Sandra Regina Teodoro Gatti e co-orientação da Profa. Dra. Beatriz Salemme Corrêa Cortela nomeada HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA A APROXIMAÇÃO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA AO ENSINO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS.

Segundo Mônica Regina Vieira Leite "no Ensino de Química, a abordagem tradicional está presente no desenvolvimento de vários conteúdos, sendo um deles os elementos químicos da tabela periódica, que foram o foco desta pesquisa. Consideramos que uma abordagem histórico-filosófica acerca dos estudos sobre esse tema pode suscitar discussões e reflexões que possibilitam o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, além de aprimorar a compreensão dessa temática por parte deles, pois a História e Filosofia da Ciência (HFC) tem sido pensada como uma possibilidade de abordagem recorrente no Ensino de Ciências (EC). Entre os vários fatores que dificultam sua inserção no EC, pesquisas apontam a falta de material didático adequado como um dos principais. Dessa forma, optamos por desenvolver uma História em Quadrinhos (HQs), pois estas possuem uma linguagem diferenciada, que mescla o visual e o verbal e vem conquistando espaço nas pesquisas sobre o EC. A partir disso, o objetivo da pesquisa visa responder os seguintes questionamentos: 1) de que maneira o contato de alunos do Ensino Médio com uma HQ acerca da história
das pesquisas sobre o elemento químico Lítio, elaborada a partir de reflexões sobre a HFC, pode propiciar o aperfeiçoamento de noções referentes ao processo científico e dos aspectos que envolvem a ideia de elemento químico?; 2) Quais as dificuldades encontradas ao longo desse processo, e como tais informações podem auxiliar no aprimoramento do material didático e do roteiro de trabalho propostos?. Para isso, desenvolvemos um Estudo de Caso, cujos participantes foram alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola
pública. O estudo se dividiu em dois momentos: o primeiro foi a observação participante, onde foi realizada uma Roda de Conversa sobre o processo científico referente à tabela periódica e seus elementos; e o segundo momento foi a atividade de leitura da HQ elaborada pela pesquisadora com base nas noções acerca da HFC e nos estudos sobre o elemento químico Lítio, juntamente com a aplicação de dois questionários, antes e após a leitura da
HQ, sendo um deles de levantamento de concepções alternativas. Os dados obtidos foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. As análises indicaram contribuições do material para aspectos como trabalhar as dimensões representacionais da Química, a fonte de origem dos elementos, os fatores que influenciam o processo científico, o trabalho coletivo na Ciência, entre outros. Além disso, apontaram que as HQs facilitam a abordagem daHFC no que diz respeito à localização do espaço-tempo do leitor na história por
meio de suas características visuais. Consideramos, assim, que a HQ elaborada colaborou com o EC ao propor uma possibilidade de inserir a HFC de maneira a aprimorar os processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos da Química como os elementos químicos, e também apresenta sugestões de melhorias, tanto em relação à elaboração quanto à aplicação do material didático desenvolvido. A HQ confeccionada estará disponibilizada para que outros professores e pesquisadores possam dela fazer uso."
Texto extraído de: Repositorio.unesp


Trecho da História em Quadrinhos: Quí-história é essa? Lítio- extraída de Repositorio.unesp




Conclusões da autora:

"Dessa forma, considerando as categorias pensadas a priori com base nas possíveis contribuições da HQ elaborada, os pontos positivos que puderam ser percebidos foram:
Em relação aos elementos químicos: de maneira geral, foi observado que as respostas no segundo questionário indicam um maior desenvolvimento da ideia sobre elemento químico, considerando mais aspectos ao seu significado. Tais aprimoramentos podem ter tido influência da atividade envolvendo a leitura da HQ. Sendo assim, as categorias pensadas a priori com base nas possíveis contribuições da HQ serviram para analisar o antes e depois das respostas obtidas à mesma questão acerca do que os alunos entendiam por elemento químico. Assim, após as análises, algumas contribuições da HQ que podem ser apontadas são: 1) o quadrinho traz de forma visual tanto o elemento químico Lítio isolado quanto o mineral de onde foi identificado, ou seja, trabalha com o nível macroscópico do conteúdo, e isso pode ter contribuído para que respostas que relacionavam elemento químico com moléculas ou apenas como um símbolo da tabela periódica não fossem mais identificadas e também para uma redução nas respostas que afirmavam que o elemento era um átomo; 2) mostra o processo para encontrar o elemento, a mineração e os minerais encontrados, o que pode ter gerado o aumento da variedade de unidades de registro em relação à origem dos elementos, que nas respostas iniciais apontavam apenas a natureza e, no segundo questionário, passaram a considerar também os minerais e o laboratório; 3) durante a HQ foi apontado o significado do nome Lítio, o porquê desse nome e, no questionário 2, um aluno fez referência à origem do elemento devido ao significado de seu nome, categoria, essa, que não obteve respostas no primeiro questionário; 4) a HQ aponta alguns fatores que influenciaram a pesquisa, assim como o tempo que se deu entre os trabalhos de outros cientistas, e isso pode ter contribuído no aumento de fatores apontados por alguns alunos na unidade de registro que considera a complexidade do processo para conhecer um novo elemento; 5) a HQ também aponta aplicações diversas do elemento que podem gerar diferentes consequências, o que pode ter tido influência no fato de os alunos antes relacionarem apenas aspectos positivos ao elemento químico, como algo bom para a sociedade, e, depois, no segundo questionário, chamarem a atenção para usos negativos e perigosos dos elementos. Nesse aspecto e por meio dessa análise, foi possível perceber um resultado positivo no que diz respeito ao uso de uma HQ elaborada com base em noções da HFC no aprimoramento das ideias acerca do conteúdo elemento químico, demonstrando, assim, o seu potencial educativo em relação ao EC.
Em relação ao processo científico: acreditamos que esse tópico pode ter tido influência tanto da Roda de Conversa quanto da HQ, uma vez que foram feitas perguntas que envolviam tanto as pesquisas científicas de uma maneira geral - como na Roda - quanto as pesquisas específicas tratadas na história do Lítio, o que é um aspecto positivo uma vez que os dois momentos foram pensados a fim de se complementarem visando maximizar o potencial da HFC. Sobre as principais contribuições da HQ, podemos citar: 1) a primeira delas está relacionada com o uso do termo descobrimento, discutido na HQ, e que também foi percebido por alguns alunos ao discorrerem em suas respostas; 2) a HQ mostra diferentes pessoas e cientistas participando do processo para construir o conhecimento acerca do elemento Lítio e essa coletividade foi depois considerada pelos alunos como um aspecto que influencia o processo científico; 3) tanto na Roda de Conversa quanto na HQ foram discutidos alguns fatores que podem interferir no processo científico. As características pessoais do cientista, como a inteligência e a força de vontade, foram as primeiras respostas dadas na Roda, ou seja, de início foram os únicos fatores considerados pelos alunos, assim como também foi a unidade de registro com maior frequência no questionário 2 na categoria relacionada com os possíveis fatores que influenciam as pesquisas científicas. Porém, as respostas do questionário 2 não se limitaram a isso, foram considerados também fatores externos, como investimento e tecnologia, e aspectos específicos da história, como encontrar o elemento, por exemplo; 4) a
demanda de tempo também foi algo discutido nos dois momentos e considerada como aspecto influente do processo científico, tanto no que diz respeito ao tempo individual de cada pesquisa quanto aos aprimoramentos ou não do conhecimento ao longo dos anos. Vale ressaltar que houve pelo menos uma menção à alguma passagem da história em cada uma das categorias desse bloco. Além disso, outra contribuição da HQ está relacionada com a valorização da Ciência brasileira. Assim como na análise do primeiro questionário, a maioria dos alunos desconhecia o nome de algum cientista brasileiro. Dessa forma, por ter feito a escolha de um elemento que tivesse um brasileiro envolvido na história de seus estudos, a HQ pôde contribuir ao combate dessa problemática. Vale apontar, ainda, que muitos, durante a atividade, se mostraram surpresos ao lerem na história que havia um brasileiro envolvido e que o mesmo era alguém conhecido por eles, mas como uma personalidade importante na História do Brasil e não da Química. Por meio dessa análise, foi possível perceber uma contribuição positiva tanto da HQ, do momento de Roda de Conversa e da HFC, que serviu de base para os dois momentos, no que diz respeito ao aprimoramento das ideias acerca do processo científico e visões da NdC.
Em relação à própria HQ: Em relação ao uso de HQ enquanto material didático, é possível inferir que os resultados obtidos nesse estudo vão ao encontro com os apontamentos de outras pesquisas que estudam esse gênero textual, ou seja, de que suas características de linguagem, de união do visual e verbal, são capazes de facilitar o entendimento de um determinado assunto, além de despertarem a atenção daqueles que as leem. Além disso, se mostram como um material com grande potencial para abordar a HFC. Tal afirmativa está embasada tanto nos resultados obtidos nas análises relacionadas com elemento químico e o processo científico quanto nas análises referentes à própria HQ que apontam que o tempo em que se passa a história que foi contada foi possível de ser compreendido, principalmente, pelas características visuais contidas na HQ, demonstrando sua capacidade de aprimorar a abordagem da HFC por permitir que os aspectos históricos de uma determinada época possam ser visualizados. Também, de acordo com os alunos, o tipo de escrita, a presença de imagens e a narrativa são os principais aspectos da HQ que facilitam o entendimento de uma temática científica, ainda mais se comparada aos textos mais usuais utilizados em sala de aula."
Texto extraído de: Repositorio.unesp

Dissertação de mestrado


 

Artigo: AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO OPÇÃO PARA ABORDAR A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA  CIÊNCIA NO ENSINO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS: O CASO DO LÍTIO


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