RONALDO BORGES:HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

 DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Aqui, a proposta é divulgar a dissertação de mestrado DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA desenvolvida por RONALDO DA SILVA BORGES, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Química, da Universidade Federal do Piauí-UFPI, na área de Concentração Físico-Química e na linha de pesquisa Ensino de Química, como requisito parcial para obtenção do título de mestre em Química. Sob a Orientação do Prof. Dr. Geraldo Eduardo da Luz Júnior.

De acordo com RONALDO DA SILVA BORGES " Atualmente, os jovens brasileiros não vêm apreciando a disciplina de Química. Falta de motivação, desinteresse, não atratividade e falta de atitude são indicadores de algo que tem se caracterizado como uma crise no ensino e na aprendizagem das ciências, especialmente a Química. Diante deste cenário, o uso de ferramentas lúdicas de ensino na prática educativa pode ser uma alternativa para despertar, instigar e promover atitude participativa dos alunos no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Química. Contexto do trabalho foi desenvolvido três histórias em quadrinhos (HQs), no âmbito do Laboratório de Metodologias de Ensino de Química (LAMEQ), com discentes integrantes do Programa de Educação Tutorial do Curso de Química da Universidade Estadual do Piauí-UESPI (Campus Poeta Torquato Neto), com o uso do software Computacional GIMP 2.6 e INKSCAPE 0.48. O processo investigativo da pesquisa foi norteado numa abordagem qualitativa por um estudo de caso. As referidas HQs foram avaliadas como metodologia alternativa de ensino de Química em turmas do primeiro e segundo anos do Ensino Médio da Escola pública estadual Severiano Sousa, localizada em Teresina-PI. Diante disso, a HQ como ferramenta metodológica e didática mostrou ser uma aliada forte para a prática de ensino-aprendizagem. Além disso, as HQs foram vivenciadas pelo os alunos, como ferramenta lúdica de apoio didático ao ensino para instigar a apreciar e a motivar e, também para o desenvolvimento de habilidades, competências inerentes e fundamentais para aprendizagem significativa da ciência Química, devido elas possuírem recursos (motivacionais e linguísticos) positivos que podem favorecer as práticas do professor e o aprender dos alunos, tornando-as colhedoras, interessadas e próximas dos interesses dos alunos."

Texto extraído de: repositório ufpi

Trecho de história em quadrinhos desenvolvida no âmbito da pesquisa 

Trecho extraído de h-química: mundo dos elementos

história em quadrinhos desenvolvida no âmbito da pesquisa - extraída de h-química: mundo dos elementos


Conclusões do autor:

"A partir das análises dos resultados e discussões dos dados da pesquisa, tomando como referência relatos dos interlocutores do presente estudo, pude- se asseverar que as HQs são ferramentas úteis e viáveis para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem da Química, devido apreciação, interesse, motivação, atitude e interação tanto dos alunos do grupo-PET-QUÍMICA, UESPI como os alunos da Escolar Severiano Sousa. Além disso, mostra ser um instrumento funcional importante e indispensável na atualização científica, sendo capaz de gerar conhecimento acerca da TIL (HQ) dos conteúdos de Química.
No que tange a formação técnica-científica dos alunos do grupo-PET-QUÍMICA, UESPI, constatou que as HQs foram vivenciadas por todos os alunos, como ferramenta lúdica de apoio didático ao ensino, devido elas possuírem recursos (motivacionais e linguísticos) positivos que podem favorecer as práticas do professor, tornando-as colhedoras, interessadas e próximas dos interesses dos alunos, favorecendo o envolvimento dos alunos ao longo do processo da construção das HQs, gerando mais oportunidade de aprendizagem.
Outra constatação é que as HQs promoveu o desenvolvimento de competências e habilidades por meio do envolvimento dos alunos no desenvolvimento da ferramenta lúdica. Além disso, valorizou os campos da ciência Química a respeito do processo de promoção do ensino-aprendizagem.
As HQs mostraram ser um veículo estratégico importante na valorização dos elementos inerentes a arte de ensinar e aprender, por meio de seus elementos constituintes. Além disso, as HQs mostraram eficiência no auxílio na compreensão dos conteúdos trabalhados.
Em relação ao uso da HQ, como metodologia didática no ensino de Química, aos alunos da Unidade Escolar Severiano Sousa, no sentido de instigar, motivar os alunos em se interessar em apreciar e aprender a Química. Observou- se que a Hquímica-mundo dos elementos mostrou ser um veículo de leitura agradável, linguagem simples, diferenciada e enriquecedora, que pode ajudar a torna o ensino mais atraente e profícuo para o aprendizado de forma crítica e reflexiva. As HQs mostraram também ser uma ferramenta relevante no auxílio da busca de informações relevante para mediação do conhecimento.
Outro ponto constatado no trabalho foi que a HQ mostrou ser uma ferramenta interessante e relevante, nas socializações de ideias e pensamentos, nas relações e nas mediações do conhecimento científico ao conhecimento escolar, como relatavam Santos, Vergueiro (2012) e Ramos (2010), que as HQs são recursos didáticos importantes na promoção do processo de ensino-aprendizagem significativa, além de ser uma boa aliada na introdução de determinado assunto em sala de aula de forma simples, dinâmica, crítica, reflexiva, criativa e desafiadora, tornando as aulas mais divertidas e prazerosas.
Outro ponto que foi reafirmado no trabalho é que existe um interesse latente a respeito do uso das HQs como ferramenta pedagógica para o ensino-aprendizagem, perceptível no levantamento realizado durante a pesquisa. Porém, este interesse se mostra quase que em sua totalidade voltada para um público infantil, no nível fundamental nas disciplinas de Português, Arte, História, Matemática, Física, Biologia, dentre outras. Pesquisa desse gênero textual na Química, como ferramenta didática, especialmente no Brasil, ainda é iniciante.
Diante das Inúmeras possibilidades da utilização dos gêneros textuais (HQs), reafirmado neste trabalho, no tocante a construção e reconstrução do conhecimento da Química, faz-se necessário uma prática vivenciada com a utilidade das HQs, como veículo estratégico, dentro da prática de ensino nas escolas, onde se pretende relacionar os conteúdos de Química com o cotidiano dos discentes de forma interdisciplinar e contextualizada, visando à formação do cidadão, e o exercício de seu senso crítico, com ênfase no desenvolvimento de competências e habilidades, sem falar que HQs podem ser um “estimulantes” para sensibilizar os alunos quanto às questões ou problemas referentes ao seu meio social, como por exemplo, a inclusão social por meio da arte. Isto se justifica pelo fato de esta forma de literatura ser bastante acessível a este público.
Por fim é importante frisar que os resultados alcançados nesta investigação qualitativa não podem ser generalizados, de que as HQs vão resolver todos os problemas da educação, mas que apontam caminhos alternativos e estratégicos importantes no auxilio do processo de ensino-aprendizagem das ciências exatas e da terra, especialmente a EQ quando é bem utilizada de forma correta e conhecedora, que pode levar o professor à condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem ao agente da aprendizagem."

Texto extraído de: repositório ufpi

Dissertação




Para saber +: PET-QUIMICA/LAMEQ

Comentários

As + visitadas da semana

Tirinhas para ensino de física: Eletrostática

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

PROJETO QUÍMICA EM QUADRINHOS - UNEB: MUNDO DOS ÁTOMOS

Tirinhas para ensino de física: Astronomia

Tirinhas para ensino de física: Gravitação Universal

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Energias Mecânicas

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica