EDUARDO SOUZA: FÍSICA EM QUADRINHOS

FÍSICA EM QUADRINHOS

Esta publicação tem como objetivo divulgar o trabalho acadêmico do Prof. Dr. EDUARDO OLIVEIRA RIBEIRO DE SOUZA, o qual foi desenvolvido entre 2012 e 2018. Nesta, serão apresentadas a Monografia de conclusão de curso publicada em 2012, a dissertação de mestrado defendida em 2014 e a tese de doutorado apresentada à banca em 2018, assim como as publicações decorrentes destes estudos que socializadas em revistas e eventos voltados ao ensino de ciências e histórias em quadrinhos de física sobre óptica geométrica produzidas por Souza ao longo de sua prática de pesquisa.

Histórias em quadrinhos sobre óptica geométrica desenvolvida por Souza entre 2012 e 2018;























FÍSICA EM QUADRINHOS: Uma Abordagem de Ensino

Monografia apresentada à Universidade Federal do Rio de Janeiro, para a obtenção do título de licenciado em Física.
Orientadora: Dr.a Deise Miranda Vianna Rio de Janeiro - Fevereiro de 2012;
Resumo: Este trabalho apresenta as tirinhas produzidas sobre uma proposta de abordagem de ensino de ciências da natureza com enfoque em CTS. As tirinhas exploram o sub tema da Física: reflexão em espelhos planos. Esse material pretende levantar questões sobre os fenômenos em situações do cotidiano, e junto a elas são colocadas outras questões e/ou atividades, dentro da proposta de atividades investigativas e argumentação na sala de aula, que estão relacionadas com a situação dentro dos quadrinhos. O material é dividido em cinco unidades que contemplam os tópicos dentro do assunto Espelhos Planos: (i) reversão da imagem; (ii) posição da imagem; (iii) campo visual; (iv) associação de espelhos e (v) curiosidades sobre espelhos.
Texto extraídos de: FÍSICA EM QUADRINHOS: Uma Abordagem de Ensino

Física em Quadrinhos: Uma abordagem de ensino

Dissertação apresentada ao Instituto Oswaldo Cruz como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Ensino em Biociências e Saúde
Orientadora: Prof.a. Dr.a Deise Miranda Vianna - fevereiro de 2014;
Resumo: Física em Quadrinhos é um projeto que visa promover discussões sobre temas da Física entre alunos e o professor através da utilização de histórias em quadrinhos ou tirinhas. Sabendo que elas já tiveram como objetivo instruir a sociedade, queremos usá-las no ensino de Física de forma reflexiva valorizando as competências ligadas ao raciocínio e à leitura. Dentre as características dos quadrinhos ou tirinhas pode-se afirmar que apresentam alto nível de informação e podem ser exploradas pelo professor e discutidas com os alunos e que demonstram estimular e desenvolver o hábito da leitura, enriquecendo o vocabulário do aluno. Seguindo referenciais teóricos tais como: Quadrinhos como recurso didático, Enfoque em CTS, Ensino por investigação, Argumentação na sala de aula e interação em múltiplas linguagens, este trabalho se desenvolveu da necessidade de avaliar as atividades com quadrinhos produzidos por Souza (2012) no seu trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Física da UFRJ. Acredita-se que essas tirinhas e quadrinhos e as atividades propostas em sala de aula ajudam a trabalhar a capacidade crítica dos alunos. Os diálogos, registrados em áudio e vídeo em sala de aula, foram transcritos e analisados. Além disso, os alunos responderam em forma de escrita suas respostas às perguntas levantadas pelas tirinhas. Esses dados foram analisados segundo Toulmin (2007), que desenvolveu um padrão de argumento usado para analisar a força e a qualidade das discussões e também acordo com Márquez, et al (2003), que apresentam a relação entre os diferentes tipos de linguagem (gestual, verbal, escrita, visual etc) entre outros autores. A análise dos dados mostra que as tirinhas aplicadas, em uma escola pública de rede federal de ensino, podem ser agente fomentador de discussão, facilitando a argumentação na sala de aula e a aprendizagem de Ciências. Além disso, este trabalho nos permite verificar que as perguntas somadas às tirinhas se revelaram importantes elementos no processo de construção de significado e conhecimento científico.
Texto extraído de: Física em quadrinhos: uma abordagem de ensino

FÍSICA EM QUADRINHOS: UMA METODOLOGIA DE UTILIZAÇÃO DE QUADRINHOS PARA O ENSINO DE FÍSICA

Tese apresentada ao Instituto Oswaldo Cruz como parte dos requisitos para obtenção do título de Doutor em Ensino em Biociências e Saúde Orientadora: Prof.a. Dr.a Deise Miranda Vianna - RIO DE JANEIRO, 2018
As histórias em quadrinhos possuem potencialidade além de uma simples ilustração. O potencial pedagógico das histórias em quadrinhos tem sido muito estudado e explorado pelos professores e pesquisadores nas últimas décadas, pois apresentam alto nível de informação que o aluno discutir e interagir. Esta tese propõe-se a investigar como os quadrinhos podem ser usados numa perspectiva mais crítica que aproveite as potencialidades da linguagem dos quadrinhos na construção de conhecimento científico. Realizou-se uma busca sistemática dos quadrinhos presentes nos livros didáticos de Física recomendados pelo PNLDEM de 2017, para verificar a predominância de utilização das HQs no Ensino de Física. Buscamos, também, como os elementos dos quadrinhos podem auxiliar numa abordagem crítica de ensino, fazendo uma triangulação entre os referencias de Linguagem dos Quadrinhos e Ensino por Investigação. A partir disso, oficinas de quadrinhos instigadores foram ministradas com a meta de avaliar os possíveis obstáculos na proposição de quadrinhos críticos no Ensino de Ciências. Essas oficinas aconteceram em diferentes momentos e com público diversificado, permitindo observar o processo de elaboração de atividades investigativas com quadrinhos em muitos aspectos. Como instrumento de pesquisa, utilizamos a observação, produzindo como registros as gravações da interação entre os participantes da pesquisa, que foram alunos de licenciatura em Ciências Biológica e Física e professores de Física. Essas gravações foram transcritas e analisadas buscando os indicadores de Alfabetização Científica. Os resultados mostraram que os quadrinhos com ou sem endereçamento científico patente podem ser usados como uma atividade investigativa e a construção de conhecimento. Os elementos da linguagem dos quadrinhos foram muito bem aproveitados na dinâmica das oficinas e auxiliaram no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados da análise podem ser utilizados em outros contextos, com impacto no estudo dos quadrinhos tanto no campo da linguagem como no Ensino de Ciências. Em paralelo, os resultados ampliam os estudos e as aplicações das tiras de Física em Quadrinhos, que é um projeto em que se tem trabalhado, procurando promover discussões sobre os fenômenos científicos através das situações retratadas nos quadros.
Texto extraído de: Física em Quadrinhos: uma metodologia de utilização de quadrinhos para o Ensino de Física

Artigos

 

Livros didáticos:


Visite também:

AS + VISITADAS DA SEMANA

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Calorimetria

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da Termodinâmica

Tirinha de Física: MRU/ MRUV/ MCU