JUCILENE SANTOS: HQ INTERATIVA A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA

SEQUÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TORNO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS A LUZ DAS INTERAÇÕES DISCURSIVAS E DO ENGAJAMENTO DOS ALUNOS

A presente postagem versa sobre acadêmica de JUCILENE SANTANA SANTOS no que remete à dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe como requisito para título de mestre, sob a orientação da Prof. Dra. Adjane da Costa Tourinho e Silva. "A pesquisa em questão busca analisar os tipos de interações discursivas, e o engajamento dos alunos ao longo de uma Sequência de Ensino-Aprendizagem (SEA) de química, planejada em torno de uma HQ interativa em conjunto com os três momentos pedagógicos. A SEA foi aplicada em uma turma da primeira série do Ensino Médio do Colégio Aplicação (CODAP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os dados escritos, bem como as aulas registradas em vídeo foram submetidos à análise por meio de categorias da ferramenta analítica proposta por Mortimer e Scott (2003), assim como a análise dos tipos de perguntas dos estudantes através das categorias de Candela (1999). Focalizamos, na análise, os padrões de interação, engajamento dos alunos nas atividades propostas, os tipos de perguntas dos alunos durante a aplicação da SEA em torno de uma HQ interativa, considerando-os como elementos fundamentais do processo de ensino-aprendizagem, de acordo com uma perspectiva sociocultural de educação. A pesquisa justifica-se considerando-se a importância de investimentos na compreensão do potencial de recursos didáticos no ensino de ciências que favoreçam as interações que se desenvolvem no plano social da sala de aula. Os resultados apontam que a SEA em torno de uma HQ interativa favoreceu as interações discursivas e o engajamento dos alunos diante da temática proposta pela professora em sala de aula."
Texto extraído de: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8301

Trecho da HQ Interativa A Água nossa de cada dia - disponível em:  https://1drv.ms/b/s!Aopi44QQcJzxiOAxCc6K_FNeLhZnJw?e=qbu7cc

HISTÓRIA EM QUADRINHOS INTERATIVA



 Conclusão da Pesquisa:

"As pesquisas em interações discursivas estão avançando mundialmente, chegando ao Brasil principalmente através do trabalho desenvolvido pelo prof. Dr. Eduardo Mortimer, e vem sendo investigada por seus orientandos no Brasil e sucessivamente vem tomando espaço na pesquisa em educação em ciências. Para esta pesquisa, apresentamos a SEA com a HQ interativa como planejamento de ensino que possui um recurso didático com objetivo de aumentar e verificar quais as interações discursivas que ocorreram em sala de aula quando os alunos estão diante de uma HQ interativa presente em uma SEA, verificando sua ocorrência e o engajamento disciplinar produtivo dos alunos em conjunto com os tipos de pergunta dos alunos (CANDELA, 1999). Ao longo desse tempo empreendemos esforços para a construção e aplicação da SEA e da HQ interativa. Para a construção da SEA nos detivemos aos referenciais MÉHEUT (2004; 2005) e ARTIGUE (2005) que tratam da construção de sequências didáticas fundamentados na engenharia didática, para estes autores o planejamento do ensino tem semelhança a uma engenharia, requer planejamento nos mínimos detalhes, perpassando, pela perspectiva de ensino-aprendizagem do professor(a) até os objetivos de aprendizagem dentre outros detalhes. No contexto das interações discursivas consideramos que a construção desta SEA foi intencional para a observação das interações discursivas que foram analisadas. A HQ interativa deixa de ser somente um instrumento de ludicidade, passa a motivar as interações discursivas na sala de aula. Por ser interativa conduziu os alunos a interagirem com a HQ, consequentemente entre eles e com o(a) professor(a). Esta interação se dá em relação ao conhecimento científico abordado na narrativa da HQ, que ao retomarmos a SEA e sua intencionalidade proporciona aprendizagem. As interações discursivas analisadas ao longo dos quatro encontros evidenciaram um aumento das interações discursivas quando utilizamos uma SEA norteada por uma HQ interativa. Entendemos que uma SEA favorece aos objetivos de ensino e de aprendizagem por conta de todo um planejamento didático-pedagógico realizado em sua construção. De igual modo, desenvolver uma SEA em torno de uma HQ interativa permitiu a professora da sala de aula desenvolver um aumento das interações discursivas no âmbito escolar. Procuramos identificar a relação entre o engajamento disciplinar produtivo dos alunos diante dos tipos de pergunta realizadas por eles durante os encontros, verificamos que houve aumento do engajamento dos alunos, apesar da existência de momentos de dispersão. No momento em que os alunos passaram a ser sujeitos ativos e reflexivos acerca das perguntas e respostas, seus discursos nas aulas expositivas demonstrou que os mesmos estavam engajados na construção dos conhecimentos científicos. A estratégia de aplicação de uma SEA atrelada a uma HQ interativa com a mediação da professora da sala de aula motivou os alunos a estarem mais envolvidos nos conteúdos científicos e na temática da HQ interativa. Ressaltamos que somente a leitura da HQ interativa não promoveria essas interações na sala de aula, a professora foi responsável por gerar espaços que conduziram os alunos a exporem seus pontos de vista e suas interpretações nos momentos das discussões posterior a leitura da HQ interativa que introduzia os conteúdos científicos abordados na HQ. Tendo em vista as interações discursivas pertencentes aos encontros que nortearam a SEA, identificamos que a medida que os alunos estavam se apropriando dos conteúdos científicos e da temática da HQ interativa de acordo com as intenções da professora e as interações que norteavam essas aulas os seus discursos ganhavam contextos explicativos e fundamentados, isso nos revela a evolução conceitual dos alunos como também os variados padrões de interação existentes que foram verificados nas análises da aulas transcritas e na própria HQ interativa referente aos encontros. As sequências de padrões de interação identificadas nesses encontros mostram que nem sempre a professora termina seu discurso com um caráter avaliativo, o que nos leva a afirmar o quanto a professora cedeu espaços para que os alunos estivessem a vontade para explorarem suas ideias e realizarem questionamentos, obtendo assim, a predominância da abordagem comunicativa interativa de autoridade com tendência dialógica. Nos encontros analisados identificamos cadeias do tipo tríade e não tríadica. Em relação a quantidade de perguntas realizadas pelos alunos podemos dizer que foi significante e atendeu a dois tipos de perguntas classificadas por Candela (1999), foram elas, as perguntas de esclarecimento e extensão e, de contestação. As perguntas de esclarecimento ou extensão atingiram o maior número de perguntas realizadas pelos alunos durante as aulas que contemplaram a SEA, em seguida foram as perguntas de contestação. Nesta pesquisa identificamos o potencial favorecedor de uma HQ interativa norteada por uma SEA para a verificação e aumento das interações discursivas e o engajamento dos alunos presentes em uma sala de aula. Embora a área de educação ciências esteja em ascensão no que se refere as novas metodologias que se propõe ao desenvolvimento de materiais didáticos que auxiliem na construção dos conhecimentos científicos, se faz necessário avanços em pesquisas relacionadas a materiais didáticos para promover as interações discursivas e o engajamento dos alunos na sala de aula. Esta pesquisa embora tenha ocorrido em um contexto especifico, traz contribuições para ações futuras no que se refere a elaboração de materiais didáticos que busquem promover o aumento das interações discursivas e o engajamento dos alunos para a melhoria na abordagem dos discursos existentes na sala de aula para a construção dos conhecimentos científicos."

Artigos 

 

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