Edimara Vieira & Sergio Camargo: Quadrinhos como linguagem alternativa para ensinar física

DIFERENTES TIPOS DE LINGUAGENS NO ENSINO DE FÍSICA

Aqui, o objetivo é apresentar o trabalho  que Edimara Fernandes Vieira e Sérgio Camargo apresentaram ao XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, intitulado DIFERENTES TIPOS DE LINGUAGENS NO ENSINO DE FÍSICA

Segundo Edimara Fernandes Vieira e Sérgio Camargo "Este trabalho foi desenvolvido em uma escola de educação básica da rede pública no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e teve como objetivo discutir a importância do uso das novas formas de linguagens no ensino de física como ferramentas para a aprendizagem dos conceitos físicos. Os dados deste estudo foram constituídos em duas etapas, na primeira foi realizada uma revisão da literatura sobre as novas formas de linguagens e suas principais características, onde as linguagens mais marcantes para o ensino de física foram: as Tirinhas e Histórias em Quadrinhos (HQs), os Textos Científicos retirados de mídia comum, os Vídeos (experimentais e televisivos) e os Poemas. A segunda etapa esteve destinada a análise das informações coletadas em sala de aula, onde foi possível identificar as potencialidades destas linguagens, propiciando o entendimento da importância de posturas metodológicas e didáticas diferenciadas a fim de proporcionar situações de ensino-aprendizagem mais significativas. Neste estudo pode-se concluir que aulas desenvolvidas a partir do uso de diferentes tipos de linguagens atuam como pontes facilitadoras no processo de transposição dos conhecimentos científicos em conhecimento útil."
Texto extraído de:  Repositório XX SNEF

Tirinhas desenvolvidas no âmbito da pesquisa


Tirinha utilizada na proposta didática sobre Calorimetria desenvolvida pela autora para a pesquisa. Disponível em: https://www.pixton.com/br/comic/pehy4eha 

TTirinha utilizada na proposta didática sobre Calorimetria desenvolvida pela autora para a pesquisa. Disponível em: https://www.pixton.com/br/comic/q8r56kml



Tirinha utilizada na proposta didática sobre Calorimetria desenvolvida pela autora para a pesquisa Disponível em: https://www.pixton.com/br/comic/6qkweseb


Conclusão dos autores:

"Este estudo evidenciou a receptividade dos alunos quanto à inserção de novos tipos de linguagens nas aulas de física, possibilitado pela elaboração de aulas contendo diversas formas de literaturas direcionadas ao desenvolvimento de um formato escolar centrado na figura do aluno, onde o professor assume o papel de mediador dos conhecimentos escolares, capaz de estimular as descobertas individuais e confrontar os conhecimentos alternativos explicitados pelos alunos com os conhecimentos científicos apresentados pelo ambiente escolar em prol de uma aprendizagem mais significativa. As atividades envolvendo as diferentes linguagens apresentaram várias questões em comum, como a importância da presença do professor na seleção, edição, contextualização, abordagem e direcionamento do ritmo de leitura destas linguagens e a importância da utilização de dois ou mais formatos de linguagens simultaneamente interagindo como ponte entre a realidade dos alunos e os conceitos físicos, expondo a não existência de linguagens privilegiadas e sim aquelas que melhor se adéquam a cognição do público atendido."

Texto extraído de Repositório XX SNEF

Artigo 

Para mais detalhes sobre a prática didática apresentada no artigo visite:  Calor e Temperatura  e Dilatação

As + visitadas da semana

Tirinhas para ensino de física: Eletrostática

Tirinhas para ensino de física: Termometria

PROJETO QUÍMICA EM QUADRINHOS - UNEB: MUNDO DOS ÁTOMOS

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para ensino de física: Astronomia

Tirinhas para ensino de física: Gravitação Universal

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Energias Mecânicas

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica