DIFERENTES TIPOS DE LINGUAGENS NO ENSINO DE FÍSICA
Tirinhas desenvolvidas no âmbito da pesquisa
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Tirinha utilizada na proposta didática sobre Calorimetria desenvolvida pela autora para a pesquisa. Disponível em: https://www.pixton.com/br/comic/pehy4eha |
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TTirinha utilizada na proposta didática sobre Calorimetria desenvolvida pela autora para a pesquisa. Disponível em: https://www.pixton.com/br/comic/q8r56kml; |
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Tirinha utilizada na proposta didática sobre Calorimetria desenvolvida pela autora para a pesquisa Disponível em: https://www.pixton.com/br/comic/6qkweseb; |
Conclusão dos autores:
"Este estudo evidenciou a receptividade dos alunos quanto à inserção de novos tipos de linguagens nas aulas de física, possibilitado pela elaboração de aulas contendo diversas formas de literaturas direcionadas ao desenvolvimento de um formato escolar centrado na figura do aluno, onde o professor assume o papel de mediador dos conhecimentos escolares, capaz de estimular as descobertas individuais e confrontar os conhecimentos alternativos explicitados pelos alunos com os conhecimentos científicos apresentados pelo ambiente escolar em prol de uma aprendizagem mais significativa. As atividades envolvendo as diferentes linguagens apresentaram várias questões em comum, como a importância da presença do professor na seleção, edição, contextualização, abordagem e direcionamento do ritmo de leitura destas linguagens e a importância da utilização de dois ou mais formatos de linguagens simultaneamente interagindo como ponte entre a realidade dos alunos e os conceitos físicos, expondo a não existência de linguagens privilegiadas e sim aquelas que melhor se adéquam a cognição do público atendido."
Texto extraído de Repositório XX SNEF
Artigo
Para mais detalhes sobre a prática didática apresentada no artigo visite: Calor e Temperatura e Dilatação