Usando quadrinhos como linguagem alternativa para ensinar física

 Siga-nos no Twitter

Usando diferentes linguagens para ensinar física 

Este trabalho foi desenvolvido em uma escola de educação básica da rede pública no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Física, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e teve como objetivo discutir a importância e o uso das novas formas de linguagens no ensino de física como ferramentas para a aprendizagem dos conceitos físicos. Os dados foram constituídos em duas etapas, na primeira foi realizada uma revisão da literatura sobre as novas formas de linguagens e suas principais características, onde as formas de linguagens mais marcantes para o ensino de física foram: as Tirinhas e Histórias em Quadrinhos (HQs), os Textos de divulgação de ciências retirados de mídia comum, os Vídeos (experimentais e televisivos) e os poemas. A segunda etapa esteve destinada a análise das informações coletadas em sala de aula, onde foi possível identificar as potencialidades destas linguagens, propiciando o entendimento da importância de posturas metodológicas e didáticas diferenciadas a fim de proporcionar situações de aprendizagens mais significativas em sala de aula.

Tirinha sobre Termometria, Escalas termométricas, Escala celsius, história da ciência. Tirinha utilizada na proposta didática sobre Calorimetria desenvolvida por estudantes do 2º EM, 2012. Disponível em: https://www.pixton.com/br/comic/pehy4eha Transcrição -A comida está quente!!! - Coma, eu medi a temperatura e está a 27 graus celsius. -Hum, 27 graus celsius... uma temperatura agradável, vou provar!! - 27 graus celsius quente deste jeito, só se você está usando o primeiro termômetro graduado pelo Celsius.

Tirinha sobre escalas termométricas e termômetros, sensação térmica - Tirinha utilizada na proposta didática sobre Calorimetria desenvolvida por estudantes do 2º EM, 2012. Disponível em: https://www.pixton.com/br/comic/q8r56kml; Transcrição: Tirinha: Sensação térmica -Hey Tio Osvaldo, pergunta para este teu gato estúpido quantos graus está fazendo hoje. -Hehehehe! -????? -Espera um pouquinho que eu vou perguntar! -Ele pediu para responder que é um gato e não um TERMÔMETRO. -Hahahahaha!



Tirinha sobre Teoria Mecânica do Calor, Energia Térmica, trocas de calor, história da ciência, Tirinha utilizada na proposta didática sobre Calorimetria desenvolvida por estudantes do 2º EM, 2012. Disponível em: https://www.pixton.com/br/comic/6qkweseb; Transcrição: Tirinha; Calor é energia? - Cara... de onde você tirou que Calor é energia? Tá bem piradinho né? Desde quando molécula tem energia cinética? -Agora só falta dizer que calor e temperatura são coisas diferentes. E que calor sempre sai de um corpo quente para um corpo frio!!!! -Até parece que no inverno o ar rouba calor do meu corpo!!! -Agora só falta você me dizer que o governo produz energia elétrica utilizando calor??? -E que quando esfrego minhas mãos uma na outra no inverno estou transformando energia cinética em calor???


Palavras-chave: linguagens; ensino de física; situações de aprendizagem.
Vieira, Edimara Fernandes; Camargo, Sergio - trabalho apresentado ao XX Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2013. Texto disponível em: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xx/sys/resumos/T0579-1.pdf
 

 

Visite Também: Práticas didáticas Calor e Temperatura

https://artedafisicapibid.blogspot.com/2014/12/colegio-estadual-maria-aguiar-teixeira_15.html

AS + VISITADAS DA SEMANA

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da Termodinâmica

Tirinhas para ensino de física: Calorimetria

Tirinha de Física: MRU/ MRUV/ MCU

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura