PROJETO QUÍMICA EM QUADRINHOS - UNEB: MUNDO DOS ÁTOMOS

 Siga-nos no Twitter

PROJETO QUÍMICA EM QUADRINHOS - UNEB: MUNDO DOS ÁTOMOS

E se de repente...
... você fosse transportado para um lugar muito diferente, cheio de curiosidades sobre a química? É exatamente isso que acontece com dois amigos em "O mundo dos átomos". A HQ conta a história de dois amigos que, durante uma pesquisa no laboratório de informática, são sugados pelo computador e então começam uma viagem pela história da química, conhecendo vários personagens e várias teorias defendidas por eles. O trabalho tem como objetivo disponibilizar aos leitores uma forma diferenciada de aprender química, seus conceitos e teorias, além de tornar esse aprendizado mais dinâmico e prazeroso. São duas histórias produzidas e que trazem em seu enredo a evolução dos modelos atômicos.
Texto extraído de: https://quimica-em-quadrinhos.webnode.com/l/uma-viagem-pelo-mundo-dos-atomos/;

A a HQ Mundo dos átomos, faz parte do projeto PROJETO QUÍMICA EM QUADRINHOS - UNEB: MUNDO DOS ÁTOMOS (http://www.uneb.br/quimicaemquadrinhos/mundo-dos-atomos - atualmente a página do projeto encontra-se fora do ar), e apresenta ao leitor o desenvolvimento da teoria atômica, em que são explicados os modelos e teorias utilizadas por diversos filósofos e cientistas para explicar a origem da matéria. Tal conteúdo foi trabalhado em HQ, com o intuito de proporcionar uma maior leitura e discussão sobre o tema, uma vez que descreve que o modelo de Dalton pode ser comparado a uma minúscula esfera maciça, Indivisível e indestrutível sem carga para explicar o modelo atômico de Dalton a partir da perspectiva de dois filósofos Leucipo e Demócrito. A HQ MUNDO DOS ÁTOMOS também elabora uma discussão sobre o modelo de Thomson (páginas 8 à 13), problematiza o modelo de Rutherford (páginas 13 à 18, bem como os modelos de Borh e Ruterford. Tudo isso tendo como perspectiva atuar como um documento pautado na narrativa histórica capaz de permitir aos leitores a compreensão, além da evolução dos Modelos Atômicos, um pouco da época e do cientista, auxiliando-os na construção de seu conhecimento, mesmo se mantendo preso ao estereótipo do cientista herói; A partir de um mapeamento rápido História em quadrinhos MUNDO DOS ÁTOMOS podemos observar que a mesma já figura como material didático de estudos acadêmicos como no Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) de THAMYRES RIBEIRO DA SILVA sob o título: SALA DE AULA INVERTIDA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA: explorando novas metodologias no Ensino de Química (https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/11080/1/TRS01082018.pdf) e no Relatório apresentado como parte das exigências da disciplina Estágio Supervisionado em Ensino de Química IV de GILVÂNIA TAVARES DOS SANTOS pela UFS (http://docplayer.com.br/184583183-Universidade-federal-de-sergipe-campus-universitario-prof-alberto-carvalho-departamento-de-quimica-gilvania-tavares-dos-santos.html ). Assim como é citado como exemplo de material didático significativo ao ensino de química, enquanto história em quadrinhos de divulgação científica por Karina Omuro Lupetti & Adriana Yumi Iwata no artigo acadêmico: PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: A QUÍMICA EM FOCO (https://www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/4615);

Resumo: Uma história em quadrinhos que realiza diversas explicações é a “Mundo dos átomos”. Nela, dois estudantes de ensino médio são levados a revisitar diversos períodos da história da ciência, onde são explicados os modelos e teorias atômicas utilizados por diversos filósofos e cientistas para explicar a origem da matéria,desde os filósofos gregos até chegar ao modelo atômico proposto por Bohr. Numa determinada parte da HQ, é abordado o procedimento e explicação de um experimento proposto por Rutherford para explicar o modelo atômico proposto pelo cientista, que considerava que o elétron girava ao redor do núcleo. Esta é uma história em quadrinhos com formato padrão, nela nota-se uma predominância maior de explicações a respeito do conteúdo científico, verificado na HQ “Mundo dos Átomos”, o que a torna viável a um público-alvo não tão restrito, mas que varia com a faixa etária dependendo da forma como o conteúdo científico é apresentado. As tirinhas normalmente são associadas a uma leitura mais rápida devido ao seu formato (3 a 4 quadros) e geralmente são auto-contidas, ou seja, possuem começo meio e fim, não necessitando a leitura da tirinha anterior para compreender o seu conteúdo.

Texto extraído da Dissertação apresentada como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Química, área de concentração: Química, de Adriana Yumi Iwata intitulada: “ALFABETIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE QUÍMICA POR MEIO DA PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS” (https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/7310/DissAYI.pdf?sequence=1&isAllowed=y)

Ficha técnica: PROJETO QUÍMICA EM QUADRINHOS - UNEB: MUNDO DOS ÁTOMOS
Argumento: Jeferson Almeida e Elias Regis;
Ilustração: Camilo Spinoza, Daniel Levi e Flavio Leite;
Supervisão: Prof. Cesário das Virgens;
Trecho da História em Quadrinho: Mundo dos Átomos Vol. 1 - disponível em: https://www.4shared.com/office/typHtTYuca/HQ_O_mundo_dos_Atomos.html

Trecho da História em Quadrinho: Mundo dos Átomos Vol. 2 - disponível em: https://www.4shared.com/office/typHtTYuca/HQ_O_mundo_dos_Atomos.html

AS + VISITADAS DA SEMANA

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para ensino de física: Calorimetria

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da Termodinâmica

Tirinha de Física: MRU/ MRUV/ MCU