Professores de física que constroem Quadrinhos: Quais caminhos podem ser seguidos?

 Siga-nos no Twitter

Transposição Didática e Construção cultural de Conhecimento escolar: Tendências na Construção de HQs por professores de Física

Trecho 1 História em quadrinhos de física sobre ondas mecânicas: frequência, comprimento de onda - Pedro e Camila em: Ondas Eletromagnéticas, Raquel Luiza Rodrigues, Deisy Randel & Fabio Monteiro disponível em: https://artedafisicapibid.blogspot.com/2020/06/raquel-rodrigues-ensino-de-ondas.html
 
Palavras-chave: Transposição didática, Construção Cultural do Conhecimento Escolar, Histórias em Quadrinhos de Física.

Este trabalho tem como objetivo analisar Histórias em Quadrinhos produzidas por professores (as) de física, tendo em vista a verificação de como se estes se apropriam dos elementos típicos desta linguagem, a fim de inferir qual das concepções a respeito da natureza do conhecimento escolar é mais condizente com o panorama de produção de Histórias em Quadrinhos de física. Desta forma o contexto metodológico foi articulado dentro de três processos, o primeiro esteve centrado na identificação das principais características a respeito das concepções sobre a natureza do conhecimento escolar com potencialidade de serem identificadas e fundamentais para a compreensão de cada uma das Teorias. A natureza do conhecimento escolar, principalmente na área de ciências, se apresenta como uma temática de forte potencial para discussão, afinal se considerarmos que atualmente temos duas concepções com especificidades ideológicas distintas tratando deste tema e que ambas definem de forma bastante satisfatória a natureza do conhecimento ensinado no contexto formal de ensino, podemos inferir que a natureza deste conhecimento vive um embate conceitual. De um lado temos a teoria de Transposição Didática, enquanto que de outro temos a concepção de Construção Cultural do Conhecimento Escolar presente na Teoria das Disciplinas Escolares. Dentro deste panorama, deve-se também considerar as demandas educacionais característica da escola contemporânea e os elementos de comunicação não escolares que permeiam este âmbito, como a constante presença das Histórias em Quadrinhos nas diversas disciplinas escolares, inclusive no contexto do ensino de física. Levando em consideração a gradativa introdução desta linguagem no contexto de ensino de física e os novos desafios educacionais enfrentados por esta disciplina, este trabalho visa elaborar um sucinto panorama a respeito da Teoria da Transposição Didática e da Concepção de Construção do Conhecimento Escolar, assim como elaborar uma breve análise a respeito da presença das Histórias em Quadrinhos na educação e entender seu significado para o ensino da física. Logo a perspectiva maior deste trabalho é compreender como potencializar o processo de construção de Histórias em Quadrinhos de Físicas por professores de física, tendo como referencial a perspectiva das Teorias da Natureza do Conhecimento Escolar. Assim este trabalho pretende verificar qual das Teorias apresentadas, melhor potencializa este processo de construção, visto que esta linguagem é dotada de um conjunto de dinâmicas próprias que precisam ser consideradas para que esta não seja descaracterizada e perca seu potencial educacional.

Trecho 2 da história em quadrinhos sobre espectro eletromagnético, ondas eletromagnéticas, radiação - Pedro e Camila em: Ondas Eletromagnéticas, Raquel Luiza Rodrigues, Deisy Randel & Fabio Monteiro disponível em: https://artedafisicapibid.blogspot.com/2020/06/raquel-rodrigues-ensino-de-ondas.html

Trabalho apresentado à disciplina de Currículo e Ensino de Ciências I do Programa de Pós Graduação Interinidades em ensino de Ciências (2014);

Referências:
CHERVEL, André. A História Das Disciplinas Escolares: Reflexão Sobre Um Campo De Pesquisa. Revista Teoria & Educação, Porto Alegre, v.2, p. 170 – 229, 1990.
CHEVALLARD, Yves. La Transposición Didáctica: Del Saber Sabio Al Saber Enseñado. 3ª edição. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 1998. FORQUIN, Jean-Claude. Saberes Didáticos, Imperativos Dinâmicos e Dinâmicas Sociais. Revista Teoria & Educação, Porto Alegre, v.5, p. 28 – 49, 1998. Aula. 3ª edição. São Paulo: Editora Contexto, 2006.
RAMOS, Paulo Eduardo. A Leitura dos Quadrinhos. 1ª edição. São Paulo: Editora Contexto, 2009.
RODRIGUES, Luiza Raquel. Pedro e Camila em Ondas Eletromagnéticas: Um estudo sobre o ensino de ondas eletromagnéticas através de história em quadrinhos. Planaltina: UnB, 2013. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Ciências Naturais, Universidade de Brasília, Planaltina, 2013, extraído de: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/5901/1/2013_RaquelLuizaRodrigues.pdf em 01/dez./2014.
SANTOS, Roberto Elísio dos; VERGUEIRO, Waldomiro. Histórias em Quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática, EccoS – Revista Científica, São Paulo, v. 27, p. 81—95, jan./abr., 2012.


AS + VISITADAS DA SEMANA

Tirinhas para ensino de física: Energias Mecânicas

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinha de Física: MRU/ MRUV/ MCU

Tirinhas para ensino de física: Calorimetria

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da Termodinâmica

Tirinhas para ensino de física: Unidades de Medidas