EVONIR ALBRECHT: ASTRONOMIA EM QUADRINHOS

  Siga-nos no Twitter

Diferentes Metodologias Aplicadas ao Ensino de Astronomia no Ensino Médio

A postagem em questão versa sobre a Dissertação de EVONIR ALBRECHT apresentada ao Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Cruzeiro do Sul, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, orientada pelo Prof. Dr. Marcos Rincon Voelzke. O presente trabalho de intervenção foi realizado junto à Escola Estadual Colônia dos Pescadores na cidade de Caraguatatuba, com três turmas do terceiro ano do Ensino Médio, envolvendo 119 alunos com idades entre 16 e 19 anos. A fase inicial foi composta de um questionário de vinte questões dissertativas e objetivas, aplicado pelo professor titular da sala, que era o mesmo nas três turmas, para diagnosticar nos educandos os conceitos prévios sobre Astronomia e, partindo destes, realizar um trabalho de intervenção nas classes envolvidas utilizando, em cada uma, metodologias diferentes: (A) sob forma de seminários, elaborados e apresentados pelos educandos, no qual o educador faz apenas as intervenções necessárias; (B) de forma tradicional, com auxílio de multimídias para desenvolvimento das aulas e a terceira (C) tradicional, fazendo uso exclusivo de lousa e giz. Ao final do trabalho, os alunos responderam novamente o questionário inicial para diagnosticar dentre as três metodologias utilizadas qual apresentou melhores aplicações, os resultados iniciais foram comparados com os finais. Quando questionados a respeito do significado de Astronomia, observou-se inicialmente que os acertos na turma A foram de 100%, turma B: 64%, turma C: 84%, após a intervenção os acertos foram: 100%, 97% e 85% respectivamente, demonstrando que houve um avanço significativo na turma B, a turma A manteve seu índice e a turma C evoluiu, porém não tanto quanto a B. Quando interrogados sobre quantos planetas você acha que existem em nosso Sistema Solar? os acertos foram: turma A: 39%, turma B: 48% e turma C: 46%, após o desenvolvimento do trabalho os acertos foram 94%, 97% e 90% respectivamente. Dentro das respostas obtidas, observa-se que a metodologia tradicional com o auxílio de multimeios, aplicada na turma B, demonstrou melhores resultados, sendo a mais significativa. Outra conclusão muito importante é que apesar de o tema Astronomia ser amplamente recomendado, este não é ensinado, nem no Ensino Fundamental, nem no Ensino Médio.
Texto extraído de: https://www.btdea.ufscar.br/teses-e-dissertacoes/diferentes-metodologias-aplicadas-ao-ensino-de-astronomia-no-ensino-medio; http://livros01.livrosgratis.com.br/cp145163.pdf

O presente trabalho destacado versa sobre a intervenção de metodologias de ensino, foi desenvolvido na Escola Estadual Colônia dos Pescadores, na cidade de Caraguatatuba - SP, em três turmas do terceiro ano do Ensino Médio, perfazendo um total de 119 educandos, entre 16 e 19 anos. Antes de iniciar-se a intervenção, um questionário de vinte perguntas objetivas e dissertativas foi desenvolvido, aplicado pelo professor da classe, que ministrou as aulas correspondentes. Este questionário foi o mesmo em todas as três classes com o objetivo de diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos sobre Astronomia. Começando a intervenção nas turmas, o professor envolvido usou três diferentes metodologias de ensino: (A) em forma de seminários, elaborados e apresentados pelos alunos, nos quais o professor fazia apenas as intervenções necessárias, (B) na forma tradicional, com a ajuda de multimídia para o desenvolvimento das aulas e a terceira (C) a tradicional, fazendo uso exclusivo de lousa e giz. No final do trabalho os alunos responderam o mesmo questionário novamente, de modo que os três métodos utilizados puderam ser comparados. Os resultados apresentados após a intervenção foram melhores que os resultados iniciais indicando a ocorrência de uma aprendizagem significativa. Quando os estudantes foram inicialmente questionados sobre quantos planetas existem no nosso sistema solar, a classe A obteve 39% de respostas certas, a classe B 48% e a classe C 46%, mas após o desenvolvimento das atividades, as classes obtiveram respectivamente 94%, 97 % e 90% de aproveitamento. No término do bimestre, foi sugerido aos educandos que elaborassem uma história em quadrinhos, a qual serviu para averiguar se os conceitos inicialmente observados foram alterados e se novos foram agregados. A análise das histórias foi dividida em três partes: Criatividade; Temas abordados; Emprego correto dos conceitos estudados. Ao final quatorze histórias foram confeccionadas. O aprendizado foi tão significativo que os alunos produziram histórias em quadrinhos, com informações muito ricas. Outro dado muito importante é que, apesar da Astronomia ser um tema amplamente recomendado, não é ensinado nem em escolas de ensino fundamental nem no ensino médio.
Texto extraído de: https://1drv.ms/b/s!Aopi44QQcJzxiN9p51Cmptz_f8ZoDg

Trecho da história em quadrinhos: As lunáticas aventuras de Xenônio e Shabuya - disponível em: https://1drv.ms/b/s!Aopi44QQcJzxiN9p51Cmptz_f8ZoDg
Trecho da história em quadrinhos: Um Atchôôô nos levou ao céu - disponível em: https://www.btdea.ufscar.br/teses-e-dissertacoes/diferentes-metodologias-aplicadas-ao-ensino-de-astronomia-no-ensino-medio

Histórias em Quadrinhos produzidas pelos estudantes durante a pesquisa


Dissertação de Mestrado



Artigos

AS + VISITADAS DA SEMANA

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Calorimetria

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da Termodinâmica

Tirinha de Física: MRU/ MRUV/ MCU