OMBRO DE GIGANTES: ASTRONOMIA EM QUADRINHOS

HETEM JÚNIOR, Annibal, GREGÓRIO HETEM, Jane, TENÓRIO, Marlon. Ombros de gigantes: história da astronomia em quadrinhos. 2. ed. São Paulo: Devir, 2010. Divulgar ciência é preciso!

"Ombros de Gigantes: História da Astronomia em Quadrinhos é uma obra nacional com roteiro dos pesquisadores e astrônomos Annibal Hetem Junior e Jane Gregorio-Hetem e ilustrada por Marlon Tenório. “Ombros de Gigantes” conta um pouco da História da Astronomia focando na colaboração dos gregos, de Johanes Kepler, Galileu Galilei e Isaac Newton para a Ciência dos astros. Contém ainda um capítulo que fala sobre a Astronomia no Brasil e atividades como a construção de uma luneta de Galileu. Ao final de cada capítulo é apresentada uma descrição formal do que foi discutido nos quadrinhos, seguida de uma atividade prática que convida o leitor a experimentar, de forma lúdica, o papel de um cientista. Os fatos históricos são narrados em ordem cronológica, enfatizando o aspecto humano dos personagens, sem perder de vista a abordagem científica. Assim, os personagens são apresentados em locais públicos, conversando com amigos e exercendo sua profissão por meio de aulas, publicações e palestras. Segundo os próprios autores, o objetivo do livro é promover o aprendizado de conceitos básicos de física e história da ciência de forma atrativa e estimulante para a popularização da Astronomia, além de promover a melhoria da educação científica. A obra foi inicialmente produzida por meio de um projeto do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para promover a divulgação da Astronomia no País, como parte das atividades no Ano Internacional da Astronomia (2009). O Objetivo foi distribuir exemplares gratuitos do livro para um grande número de escolas em todo território nacional. Curiosidade: O título da obra faz referência à famosa frase de Isaac Newton: "Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes”. Os gigantes aos quais Newton se referia eram Galileu Galilei e Johannes Kepler, que pertenceram à geração anterior à de Newton. Por sua vez, Galileu e Kepler estiveram sobre ombros de um outro gigante: o monge Nicolau Copérnico, que desafiou a longa tradição geocêntrica ao afirmar que a Terra se movia em torno do Sol. Galileu e Kepler, enfrentando uma enorme incompreensão à sua volta, defenderam o sistema de Copérnico. Os dois foram observadores dos céus: Galileu construiu e usou a primeira luneta astronômica, e Kepler, com base em sistemáticas observações dos planetas (realizadas a olho nu), formulou as três leis dos movimentos planetários. Portanto, a obra de Newton nunca teria sido possível sem Copérnico, Galileu e Kepler."
Texto extraído de: http://profalexandregangorra.blogspot.com/2013/02/ombros-de-gigantes-astronomia-em.html

Trecho extraído de OMBRO DE GIGANTES: ASTRONOMIA EM QUADRINHOS -disponível em https://www.4shared.com/office/5W4QxTshce/Ombro_de_Gigantes-Histria_em_q.html

Galileu Galilei, Isaac Newton e outros importantes cientistas que contribuíram para o estudo dos astros acabam de virar personagens de história em quadrinhos. Eles estão no livro Ombros de gigantes – história da astronomia em quadrinhos, que conta a evolução dessa ciência ao longo dos séculos. O idealizador do projeto é o astrofísico Annibal Hetem Júnior, que elaborou o roteiro com a ajuda de sua esposa, a astrônoma Jane Gregório-Hetem. As ilustrações são do designer Marlon Tenório. Ombros de gigantes faz parte de um projeto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) cujo objetivo é divulgar a astronomia como ciência e profissão. Hetem Júnior conta que o formato de quadrinhos foi a melhor opção encontrada para atingir o público adolescente. “Com essa linguagem, podemos contar os feitos dos cientistas em um nível de diálogo fácil de ser compreendido”, avalia. O livro aborda desde a astronomia praticada pelos antigos gregos – como Aristarco, Arquimedes, Eratóstenes e Ptolomeu – até as contribuições do astrônomo alemão Johannes Kepler, do cientista italiano Galileu Galilei e do físico inglês Isaac Newton. A inspiração para o título da obra veio inclusive de uma famosa frase de Newton: “Se vi mais longe foi por estar sobre os ombros de gigantes.” A história da astronomia no Brasil também é lembrada no livro. Todo o conteúdo apresentado nos quadrinhos ganha uma abordagem mais formal ao final de cada capítulo, onde o leitor encontra ainda atividades práticas, como instruções para construir uma luneta caseira. A primeira edição da obra foi distribuída para escolas públicas que participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia. Hetem Júnior espera, em breve, poder atingir um público maior. “Pretendemos promover a segunda edição para uma distribuição comercial”, conta. Contente com o resultado do trabalho, o cientista tem planos de elaborar novos projetos do tipo. “Espero continuar a coleção, sempre com o foco na divulgação de fatos científicos e no incentivo a novas vocações acadêmicas.”

AS + VISITADAS DA SEMANA

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Calorimetria

Tirinha de Física: MRU/ MRUV/ MCU

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da Termodinâmica