Práticas Didáticas: Energias Mecânicas
Conheça meu trabalho - acesse: Da curiosidade à elaboração de sentidos: Histórias em quadrinhos na formação inicial de professores de física
Aula 01 Energia: Discutir sobre os princípios fundamentais que delimitam o conceito de energia
Para iniciar a abordagem, inicialmente foram apresentadas duas questões aos estudantes a respeito do conceito de energia:
Energia: Conservação de Energia, Transformação de Energia - HQs produzida por estudante em semestre anterior em http://plasq.com/apps/comiclife/macwin/ |
Para esta aula foi adotada a História em Quadrinho o
Que é Energia, onde foi desenvolvida uma leitura coletiva, seguida da
discussão a respeito de todos os tópicos apresentados no recurso
didático:
Seguindo o questionário:
a) Explique o que é energia?
b) Explique onde podes observar as manifestações de energia?
c) Quais são os tipos d energias citadas? Quais você conhece? Consegue explicá-las
a) Explique o que é energia?
b) Explique onde podes observar as manifestações de energia?
c) Quais são os tipos d energias citadas? Quais você conhece? Consegue explicá-las
Aula 2 Uso de Energia na sociedade
Texto 1: O que é uma Maremotriz? - A ENERGIA DAS MARÉS, também conhecida como energia maremotriz, é obtida por meio do aproveitamento da energia proveniente do desnível das marés. Para que essa energia seja revertida em eletricidade é necessária à construção de barragens, eclusas (permitindo a entrada e saída de água) e unidades geradoras de energia. O sistema utilizado é semelhante ao de uma USINA HIDROELÉTRICA. As barragens são construídas próximas ao mar, e os diques são responsáveis pela captação de água durante a alta da maré. A água é armazenada e, em seguida, é liberada durante a baixa da maré, passando por uma turbina que gera ENERGIA ELÉTRICA. A Energia das marés tem sido aproveitada desde o século XI, quando franceses e ingleses utilizavam esse artifício para a movimentação de pequenos moinhos. Porém, o primeiro grande projeto para a geração de eletricidade através das marés foi realizado em 1967. Nesse ano, franceses construíram uma barragem de 710 metros no Rio Rance, aproveitando o potencial energético das marés. Essa é uma boa alternativa para a produção de eletricidade, visto que a energia das marés é uma fonte limpa e renovável. No entanto, é importante destacar que poucas localidades apresentam características propícias para a obtenção desse tipo de energia, visto que o desnível das marés deve ser superior a 7 metros. Outros fatores agravantes são os altos investimentos e o baixo aproveitamento energético. Entre os locais com potencial para a produção de energia das marés estão à baía de Fundy (Canadá) e a baía Mont-Saint-Michel (França). Ambas as maremotriz com mais de 15 metros de desnível. No Brasil, podemos destacar o estuário do Rio Bacanga, em São Luís (MA), com marés de até 7 metros, e, principalmente, a ilha de Macapá (AP), com marés que atingem até 11 metros.
Texto retirado de:< http://www.brasilescola.com/geografia/energia-das-mares.htm> (07/03/13)
Após a leitura e interpretação do texto uma pequena atividade foi proposta aos estudantes:
01) De acordo com o conteúdo abordado na aula de hoje e das informações do texto “O que é uma Maremotriz”, responda:
a) Que tipos de energias estão envolvidos nesta forma de usina?
b) Que processos de transformação ocorrem?
c) É possível afirmar que seja um processo conservativo? Justifique sua resposta.
02) Utilizando as informações apresentadas no texto acima, desenhe um esquema de como ocorrem os processos de transformação de energia e de como funciona uma Usina Maremotriz.
03) Crie uma história em quadrinho, utilizando no máximo três cenas, explicando o que é e como funciona uma Usina Maremotriz.
Tirinhas produzidas pelos estudantes
Aula: Produção de energia
Texto 2: Energia eólica e inovação- A energia eólica como fonte de produção de energia elétrica é uma realidade mundial. No final de 2011, a potência instalada de turbinas eólicas era de 240 giga watts (GW), o que representa cerca de 3% da geração de energia elétrica no mundo. A previsão para o setor é que no período de cinco anos o mundo receberá 269,8 GW em novas turbinas eólicas. A China é o país com a maior potência instalada. O Brasil não está sequer entre os 10 países com maiores potências, porém é líder na América Latina, com 1,5 GW de capacidade instalada. No ano passado, o país atingiu o total de 1477 megawatts (MW) e este ano ultrapassa os 2GW. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), este valor representa 1,22% da matriz de produção de energia elétrica nacional. Até 2016, o Brasil prevê a instalação de 7000 MW.
Energia eólica e inovação - http://stripgenerator.com/strip/777018/vamos-falar-de-eolicas/ |
Texto 3: Brasil deve voltar a investir em termelétricas- Há pouco mais de um mês, o presidente Lula anunciava o Plano Nacional sobre Mudanças do Clima e, consequentemente, assumia o compromisso de que o Brasil reduziria suas emissões de gases de efeito estufa. No entanto, o que se viu no documento foi uma intenção de mais do que dobrar o número de termelétricas – serão 82 novas unidades – no país até 2017, sendo 41 movidas a óleo combustível, 20, a óleo diesel e sete, a gás natural. Enquanto o potencial energético dessas novas termelétricas deve chegar algo na casa dos 15 mil MW. Naturalmente, com a instalação das térmicas, aumenta a emissão de CO2 – de 14,4 para 39,3 milhões de toneladas. Fonte: http://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2012/10/energia-eolica-e-inovacao/21080/
Brasil deve voltar a investir em termelétricas - http://stripgenerator.com/strip/777033/precisamos-de-eletricidade-acima-de-tudo/ |
Texto 4: No sertão do Nordeste, nova tecnologia para transformar Sol em energia- O sertão pode não virar mar, mas vai transformar o forte sol que castiga a Região Nordeste em energia elétrica. O Rio Alto Energia, que trabalha com fontes renováveis, vai construir uma usina solar no município de Coremas, no semiárido da Paraíba. A usina, que terá 50 megawatts (MW) de capacidade, suficientes para abastecer uma cidade com 850 mil habitantes, além de ser a maior do país, segundo a empresa, utilizará uma tecnologia inédita no Brasil, com essa tecnologia, utilizada principalmente nos Estados Unidos e na Espanha, será possível gerar energia solar a um custo médio de R$150 o megawatt/hora (MWh). Isso representa uma redução da ordem de 66% em relação aos custos nas usinas solares com painéis fotovoltaicos, que são da ordem de R$450 o MWh. A energia solar começará a ser competitiva no país, atraindo novos projetos e fabricantes de equipamentos, assim como está acontecendo com a energia eólica. Atualmente o custo de energia térmica a gás está na faixa de cem reais o MWh, e o das hidrelétricas está um pouco abaixo.
No sertão do Nordeste, nova tecnologia para transformar Sol em energia -http://stripgenerator.com/strip/777029/sinistro-mas-eh-energia-solar/ |
Texto 5: MME reduz estimativa de novas hidrelétricas até 2021O Ministério de Minas e Energia (MME) tirou da lista algumas das usinas do Complexo Tapajós, particularmente aquelas a serem construídas no rio Jamanxim. Também optou por excluir diversas das usinas previstas para serem construídas no Rio Parnaíba - algumas delas de baixa potência (inferior a 100 MW). Por outro lado, incluiu, para viabilidade em 2021, duas grandes usinas do Complexo do Rio Juruena: a usina São Simão Alto e a Salto Augusto Baixo, que juntas terão quase 5 mil MW de capacidade. Com a implantação dessas usinas, e de outras já licitadas, como Belo Monte, a capacidade de geração hidráulica aumentará de 84 GW para 117 GW, de 2012 até 2021. O MME não considerou no estudo, projetos de geração concessão já outorgada no passado, como as usinas hidrelétricas Couto Magalhães (150 MW), Pai Querê (292 MW), Santa Isabel (1.087 MW) e Itaocara I (145 MW) - modificando um pouco as sinalizações dadas no ano passado, quando os dois primeiros projetos foram considerados "a serem viabilizados". Agora o Ministério avalia que todas essas usinas "apresentam problemas específicos a serem resolvidos para andamento da obra".
MME reduz estimativa de novas hidrelétricas até 2020 -http://stripgenerator.com/strip/777026/o-que-faz-uma-hidroeletrica/ |
Atividade proposta aos estudantes;
1) A partir dos trechos de reportagens extraídos da internet e das histórias em quadrinhos determine uma classificação crescente dos formas de geração de Energia Elétrica a partir dos critérios de impacto ambiental, custo financeiro e maior produção de energia elétrica e justifique suas classificações a partir de elementos extraídos dos textos.
MAIOR PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA: (da com maior produtividade para a com menor produtividade)
1) A partir dos trechos de reportagens extraídos da internet e das histórias em quadrinhos determine uma classificação crescente dos formas de geração de Energia Elétrica a partir dos critérios de impacto ambiental, custo financeiro e maior produção de energia elétrica e justifique suas classificações a partir de elementos extraídos dos textos.
MAIOR PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA: (da com maior produtividade para a com menor produtividade)
1º
2º
3º
4º
CUSTO FINANCEIRO: (da mais barata para a mais cara)
1º
2º
3º
4º
IMPACTO AMBIENTAL: (da mais limpa para a mais poluente)
1º
2º
3º
4º
Aula 3: Conservação e transformação de energia
História em Quadrinhos utilizada no estudo - Conservação e Transformação de Energia - disponível em: https://artedafisicapibid.blogspot.com/2020/09/historias-em-quadrinhos-uma-proposta.html (parte 1) http://Pixton.com/hq:p8l6u6zn, (parte 2) http://Pixton.com/hq:b8kj2ife, (parte 3) http://www.pixton.com/br/comic/7v426upv. |
A partir do quadrinhos explique com suas palavras:
a) Explique o que significa transformar energia?
b) Explique o que significa conservar energia?
Atividade de fixação proposta:
a) Explique o que significa transformar energia?
b) Explique o que significa conservar energia?
Atividade de fixação proposta:
Leia a sequência de tirinhas. Com o auxílio das histórias em quadrinhos 1 e 2, analise as tirinhas e responda as questões abaixo, justificando-as.
a) Na tirinha abaixo quando Garfield fala em Conservação de Energia pode-se esperar a situação apresentada? Existe algum tipo de erro conceitual a respeito de conservação de Energia. Justifique suas respostas.
a) Na tirinha abaixo quando Garfield fala em Conservação de Energia pode-se esperar a situação apresentada? Existe algum tipo de erro conceitual a respeito de conservação de Energia. Justifique suas respostas.
Energia: Conservação de Energia, Transformação de Energia - tirinha extraída de http://tirinhasdogarfield.blogspot.com/ |
Energia: Conservação de Energia, Transformação de Energia - tirinha extraída de www.ilafox.com |
2. De acordo com o que consta nas tirinhas abaixo, discuta se há ou não processos de transformação evidenciados nestes sistemas . Justifique sua resposta.
Energia: Conservação de Energia, Transformação de Energia - Tirinha extraída de: http://ria-muito.blogspot.com/2012/06/30-tirinhas-frank-ernest.html |
Energia: Conservação de Energia, Transformação de Energia, energia potencial gravitacional - tirinha extraída de https://s3.novatec.com.br/downloads/amostras/amostra-manga-fisica.pdf |
Para a História em Quadrinhos 2 desenvolvemos a leitura em pequenos grupos de modo a identificar situações de conservação e transformação de energia e introduzir energias mecânicas. Para esta proposta elaboramos o seguinte quadro:
Energia potencial gravitacional - Energia cinética de translação
descrição :
exemplo :
conservação
transformação :
Aula Energias Potenciais
A) Energia Potencial GravitacionalEnergia: Conservação de Energia, Transformação de Energia, energia potencial gravitacional - tirinha extraída de: http://stripgenerator.com/strip/728373/constante-elastica/view/all/ |
Leia as histórias em quadrinhos e responda:
1- Que tipos de energias potenciais são apresentadas na História em Quadrinhos?
2- Quais das energias apresentadas na História em Quadrinhos vc conhece? Explique.
3- Quais das energias apresentadas na História em Quadrinhos vc não conhece.
4- Que tópicos vc conseguiu entender apenas com a leitura da História em Quadrinhos? Explique-os com suas palavras
Na sequência foi elaborada uma discussão a partir da apresentação de um pêndulo simples para discutir a definição de energia potencial gravitacional e o conceito de referencial;
B) Energia Potencial Elástica
Nesta aula foi apresentado aos estudantes um texto tratando do funcionamento da suspensão dos automóveis associada a uma historia em quadrinho tratando do mesmo tema sob outra perspectiva:
Nesta aula foi apresentado aos estudantes um texto tratando do funcionamento da suspensão dos automóveis associada a uma historia em quadrinho tratando do mesmo tema sob outra perspectiva:
Texto 1 Para que servem as molas na suspensão do carro? - As Molas: Com o veículo em movimento todas as imperfeições da pista são absorvidas pelas molas. Uma lombada causa o fechamento da mola enquanto um buraco provoca sua abertura, no fechamento a mola irá absorver energia, que, ao ser liberada, será controlada pelo amortecedor, suavizando assim os movimentos de retorno da mola para a posição original. Portanto, a mola é quem consome grande parte da energia recebida pela suspensão. Dessa forma, se as molas não estiverem boas, as condições de conforto, estabilidade e segurança ficam seriamente comprometidas.
Quando devem ser substituídas: Para as molas helicoidais a recomendação preventiva é aos 60.000 km, pois é quando começam a dar sinais de fadiga, pois o coeficiente elástico da mola diminui. Já para os feixes de mola da linha leve, a troca preventiva é recomendada aos 70.000 km, e para linha pesada, aos 150.000 km. Normalmente o motorista só percebe o mau estado da suspensão quando o veículo apresenta muitos barulhos, trancos, perda de conforto e estabilidade. Porém, os efeitos das molas fadigadas são verificados por impactos constantes na suspensão, desgaste acentuado dos pneus, amortecedores e batentes. Quando as molas apresentarem sinais de batidas de elos, ferrugem, trincas, quebras ou apresentar frente ou traseira baixa em relação ao solo, bem como desnível lateral, deve-se trocar as molas, caso contrário sua segurança estará comprometida.
Recomendações finais: Ao substituir as molas deve-se trocar aos pares e com ferramentas apropriadas garantindo a grande resistência elástica do sistema.
http://www.amortecechoque.com.br/index.php/produtos/amortecedores-e-molas
Energias mecanicas: Energia potencial elástica, referencial, constante elástica- tirinha extraída de: http://stripgenerator.com/strip/728373/constante-elastica/view/all/ |
2- O texto sobre a as molas dos carros e a Tirinha apresentam uma característica em comum, relacionada a todos os tipos de molas:
a) Qual é esta característica?
b) Como o texto define esta característica?
c) Como a Tirinha descreve esta característica?
3- O sistema de suspensão dos veículos automotivos tem as funções de deixar as rodas em condições adequadas para efetuar as curvas e evitar que irregularidades existentes na pista sejam transmitidas aos ocupantes dos veículos. A mola de uma suspensão sofre deformação para manter o equilíbrio do carro quando ele passa por um buraco ou por uma lombada. Com o uso essa mola vai perdendo elasticidade e tem reduzida sua capacidade de deformação e reconstituição do formato original. Com base nessa informação, para passar por uma lombada, o carro deve fazê-lo de modo a passar de lado, ou seja, uma roda de cada vez. Qual a relação deste ato com a Energia Potencial Elástica?
4- Leia e Responda:
Energias Mecanicas: Energia potencial Elástica, referencial - HQ's extraída de http://sosprofessor-atividades.blogspot.com.br/2012/04/papa-capimem-em-uma-terrivel-pintura-de.html |
b) Existe algum tipo de relação de proporções entre o quanto à mola se desloca, constante elástica da mola e a energia potencial elástica armazenada ou dissipada?
c) Na tirinha acima em que eventos podem-se afirmar que a energia potencial elástica está sendo armazenada ou que a energia potencial elástica está sendo dissipada?
5) Leia e responda
Energias Mecânicas: Energia potencial Elástica, referencial - tirinha extraída de http://www.propostasensinodefisica.net/ |
Energias Mecânicas: Energia potencial Elástica, referencial - tirinha extraída de https://www.terra.com.br/niquel/ |
a) Na 1ª tirinha acima, Garfield está sossegado arranhando o sofá de seu dono, quando de repente é arremessado para longe e na tirinha 2ª tirinha acima o galo é atingido por um pedrada com estilingue. Enumere todas as propriedades que envolvem a Energia Potencial elástica e com base nestas propriedades explique o contexto físico descrito nas narrativas.
b) A mola do sofá passou por um processo de armazenamento e dissipação de energia, em que quadro pode-se afirmar que a energia potencial elástica esta sendo armazenada e em que cena esta energia potencial está sendo dissipara, justifique.
c) Enumere as características que nos permite associar as molas da suspensão do carro e a mola do sofá do Garfield.
b) A mola do sofá passou por um processo de armazenamento e dissipação de energia, em que quadro pode-se afirmar que a energia potencial elástica esta sendo armazenada e em que cena esta energia potencial está sendo dissipara, justifique.
c) Enumere as características que nos permite associar as molas da suspensão do carro e a mola do sofá do Garfield.
Energia: Trabalho, deslocamento, energia - tirinha extraída de: http://www.if.usp.br/gref/mecanica.htm |
Aula: Energias Cinéticas
A) Energia Cinética de translação1- A partir do que vc conhece a respeito de energia responda:
a) O que é energia?
b) Em que locais podemos observar a presença de energias? Descreva:
Quando os estudantes finalizaram as respostas das questões apresentadas, foi entregue uma cópia da História em Quadrinho para cada um dos estudantes e solicitado que estes efetuassem a leitura individual e silenciosamente.
Energia: Energia Mecânica, Trabalho - HQ's extraídas de Introdução à física Ilustrada, 1983 - https://artedafisicapibid.blogspot.com/2020/07/colecao-introducao-ilustrada.html |
2-A partir da História em Quadrinhos descreva
a) A definição de energia apresentada na História em Quadrinhos:
b) A definição de trabalho proposta na tirinha:
c) A relação entre energia e força descrita na História em Quadrinhos:
d) Identifique as unidades de medidas associada a cada grandeza física abordada;
Energia: Trabalho, deslocamento, energia - Tirinha extraída de http://tirinhasdogarfield.blogspot.com/ |
Energia: Trabalho, deslocamento, energia - tirinha extraída de http://turmadamonica.uol.com.br/home/ |
a) Descreva em detalhes da narrativa de cada uma das tirinhas;
b) Descreva as situações nas tirinhas em que há a manifestação de energia; Justifique sua resposta.
c) Descreva as situações nas tirinhas em que não há a realização de trabalho; Justifique sua resposta.
3. Leia a tirinha e responda:
Energias mecânicas: energia cinética de translação, movimento obliquo, conservação e transformação de energia - tirinha extraída de: https://www.instagram.com/sarahandersencomics/?hl=pt-br |
a) Na tirinha acima uma menina utiliza uma catapulta para se movimentar. Enumere todas as Energias que podem ser identificadas na menina e na catapulta antes e após ela ser arremessada. Justifique:
b) Identifique a grandeza física que varia ao longo da narrativa. Associe esta grandeza ao teorema de energia cinética.
2. Observe as narrativas e descreva:
Energia Mecânica: Energia Cinética, Energia Potencial, referencial, trajetória, conservação de energia - tirinha extraída de: http://www.propostasensinodefisica.net/1_THs/molduras/index_ths.htm |
a) Na tirinha, cascão está praticando salto com vara, indique quais formas de energia agem sobre a moça fazendo ela cair e escorregar ladeira abaixo. Justifique.
Energia Mecânica: Energia Cinética, Energia Potencial, referencial, trajetória, conservação de energia - tirinha extraída de: https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2014/06/1473705-lugar-de-passarinho-e-na-gaiola-veja-tirinhas-da-folhinha.shtml |
b) Na tirinha acima, um rapaz dois amigos descem uma montanha russa em alta velocidade, identifique todos os processos de transformação de energia presentes na narrativa. Justifique.
c) Indique as posições onde a energia cinética e a energia potencial do movimento são máximas:
d) Indique as posições onde a energia cinética e a energia potencial do movimento são máximas:
Cinemática: velocidade, deslocamento, trajetória, referencial - tirinha extraída de https://www.terra.com.br/niquel/ |
e) Na cena acima, dois caramujos disputam uma corrida, considerando os tópicos sobre energia cinética estudados, seria verdade afirmar que mesmo com massas diferentes, pelo fato de terem a mesma velocidade, ambos os caramujos possuem a mesma energia cinética de translação? Justifique.
f) Se compararmos a narrativa do salto com vara, com a narrativa da montanha russa. Em qual das cenas poderíamos afirmar que a energia cinética envolvida é maior. Justifique:
Aula: Conservação e transformação de energia: Atividade Experimental
Determinação da Energia Mecânica:Objetivo: Determinar a quantidade de Energia Potencial Gravitacional e Energia Cinética de um sistema que desliza; Determinar a quantidade de Energia Potencial Gravitacional e Energia Cinética de Translação e Energia Cinética de Rotação para sistemas que deslizam e rotacionam em torno do próprio eixo; Determinar a Energia Mecânica de diferentes sistemas em um plano inclinado;
Cinética de Translação- Procedimento 01:
Material: Plano inclinado com diferentes níveis de altura; Massa retangular de madeira; Régua;
Procedimento Experimental; Meça a massa da caixa de madeira; Determine onde fica o Centro de Massa da caixa de madeira; Meça a altura onde a caixa de madeira deve ser posicionada considerando em relação à base da rampa até o centro de massa; Determine a Energia Potencial da caixa de madeira; Para determinar a Energia potencial temos que considerar: aceleração da gravidade= 9,8 m/s² ou 980 cm/s²
Meça o comprimento da rampa (perímetro percorrido pela caixa de madeira); Determine a velocidade com que a caixa desce a rampa para três alturas diferentes: (não esqueçam as unidades de medida)
Massa(kg)
|
Altura(m)
|
Energia Potencial (J)
|
Comprimento Rampa (m)
|
Tempo
Descida (s)
|
Velocidade(m/s)
|
01:
|
01:
|
1,343 s
|
01:
| ||
02:
|
02:
|
0,273 s
|
02:
| ||
03:
|
03:
|
0,224 s
|
03:
|
Determine a Energia Cinética do Sistema tendo observado que a caixa apenas desliza sobre a plataforma a única Energia Cinética presente no sistema é a de Energia Cinética de Translação dada por:
Determine a Energia Mecânica do Sistema:
Energia Potencial (J)
|
Energia Cinética Translação (J)
|
Energia Mecânica (J)
|
01:
| ||
02:
| ||
03:
|
Cinética de Rotação- Procedimento 02:
Material: Plano inclinado com diferentes níveis de altura; Cilindro de Parafina; Régua;
Procedimento Experimental; Meça a massa do cilindro de parafina; Determine onde fica o Centro de Massa do cilindro de parafina; Meça a altura onde o cilindro de parafina deve ser posicionado considerando em relação à base da rampa até o centro de massa; Determine a Energia Potencial do cilindro de parafina; Lembrando que para determinar a Energia potencial temos que considerar: Aceleração da gravidade= 9,8 m/s² ou 980 cm/s². Meça o comprimento da rampa (perímetro percorrido pelo cilindro de parafina); Determine a velocidade com que o cilindro desce para três alturas diferentes:
Massa
|
Altura
|
Energia Potencial(J)
|
Comprimento
Rampa (m)
|
Tempo(s)
|
Velocidade Descida(m/s)
|
01:
|
01:
|
0,4675 s
| |||
02:
|
02:
|
0,3341 s
| |||
03:
|
03:
|
0,2751 s
|
Lembrando que para determinar a velocidade temos que considerar: Determine a Energia Cinética de Translação que representa a energia utilizada para que o cilindro deslize a plataforma dada por: Meça o raio do cilindro: Determine a velocidade angular do cilindro sabendo que: Determine a Energia Cinética de Rotação do Sistema sabendo que o cilindro gira em torno do próprio eixo utilizando a seguinte relação:Onde a Inércia do Cilindro = 0,0000288 kg m² ou 288 g cm².
Energia Cinética Translação
|
Velocidade Descida (m/s)
|
Raio Cilindro (m)
|
Velocidade Angular (rad./s)
|
Energia Cinética Rotação (J)
|
01:
|
01:
|
01:
|
01:
| |
02:
|
02:
|
02:
|
02:
| |
03:
|
03:
|
03:
|
03:
|
Calculando a Energia Mecânica do Sistema:
Energia Potencial (J)
|
Energia Cinética de Translação (J)
|
Energia Cinética de Rotação (J)
|
Energia Mecânica
(J)
|
01:
| |||
02:
| |||
03:
|
1- Comparando o movimento envolvendo a caixa retangular e o cilindro que diferenças puderam ser observadas na descida da rampa:
2- Comparando a Energia Potencial do Cilindro com a Energia Potencial da Caixa existe alguma semelhança entre elas?
3- Comparando o valor obtido para a Energia Potencial com o valor obtido para a Energia Cinética total dos dois sistemas (caixa e cilindro) os valores são próximos ou muito diferentes? A partir destes valores poderíamos afirmar que existe Conservação de Energia Mecânica? Explique:
4- Observando a Energia Cinética de Translação com a Cinética de Rotação existe alguma proporcionalidade entre elas? Qual forma de movimento consome mais energia o de Rotação ou de Translação? Justifique:
5- Este experimento poderia ser desenvolvido utilizando energia Potencial Elástica no lugar da Energia Potencial Gravitacional? Com que características ficariam este experimento?
6- Descreva os pontos mais interessantes do experimento e os que mais causaram dúvidas: