Do livro didático às Histórias em Quadrinhos: Uma nova leitura da física

Do livro didático às Histórias em Quadrinhos: Uma nova leitura da física

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do PIBID de Física da UFPR em uma escola de educação básica da rede pública da cidade de Curitiba tendo como objetivo avaliar a importância didático-metodológica da construção de HQs (Histórias em Quadrinhos) de Física por estudantes do ensino médio no ambiente escolar, utilizando os recursos didáticos disponíveis neste ambiente. Sendo constituído por três etapas, a primeira é caracterizada pela demarcação do papel das HQs no ensino de física, pela importância da utilização do livro didático no processo de construção dos conhecimentos dos estudantes e pela necessidade da incorporação efetiva da realidade digital na cultura escolar. A segunda etapa explicita a confecção das HQs apresentada aos estudantes, sendo esta metodologia composta pelo desenvolvimento de conceitos físicos mediante leitura, discussão e interpretação de textos extraídos do livro didático de física adotado pela escola; confecção dos diálogos das HQs pelos estudantes como fruto dos conhecimentos físicos construídos a partir de reflexões e diálogos sobre estes textos didáticos; seleção das sequências de imagens contidas em HQs diversos disponíveis na internet e união dos diálogos desenvolvidos e imagens selecionadas. E a terceira etapa demarca a avaliação do processo metodológico aplicado na construção dos HQs, a relevância desta dinâmica no processo de construção dos conhecimentos científicos dos estudantes e as relações estabelecidas por estes entre sua linguagem e a linguagem científica durante a confecção dos HQs. Assim pôde-se constatar que os recursos da escola quando bem aproveitados, facilitam o desenvolvimento de atividades atuais, contestadoras e diversificadas, que mesmo imersos na era digital muitos estudantes estão pouco familiarizados com o manuseio dos computadores e suas ferramentas, que métodos descentralizados da figura do professor são indispensáveis para a promoção de uma aprendizagem mais significativa dos conceitos físicos e o desenvolvimento de competências intelectuais como senso crítico, criatividade e autonomia.
Palavras-chave: HQs (Histórias em Quadrinho), Ensino de Física, Livro Didático.
VIEIRA, Edimara Fernandes; Trabalho apresentado em III encontro Nacional das Licenciaturas e II Seminário Nacional do PIBID tem o prazer de comunicar que o resumo do trabalho submetido com informações acima foi aceito para apresentação no evento. http://www.enclicenc.ufma.br/pagina.php?cod=1;

Produção dos estudantes do 1º H- noturno- Colégio Estadual Maria Aguiar Teixeira, ano de 2012;






 
Construção e apresentação de HQs construídos em sala de Aula Os conteúdos relacionados as leis da dinâmica e suas aplicações foram subdivididos temas para a construção de cada História em Quadrinhos como tarefa de produção individual. Sequencialmente foi apresentado um conjunto de Normas para a Confecção dos HQs:
Finalizando o material apresentado foi apresentado um roteiro esboço para a confecção dos diálogos das HQs
1- A partir do material apresentado foi solicitado que cada aluno, lesse, interpretasse e inserisse seu tema em uma situação cotidiana, o tema físico em questão e desenvolvesse diálogos sobre o mesmo em formato simples direto e acessível, respeitando as normas previamente estabelecidas;
2- Após a confecção dos diálogos foi solicitado que os estudantes corrigissem os conceitos desenvolvidos pelos colegas e o formato de linguagem apresentado- o texto final apenas poderia ser aprovado depois que os colegas lessem, corrigissem e comentassem o que entenderam sobre o tema a partir do trabalho apresentado.
3- Foi solicitado que os estudantes selecionassem na internet um conjunto de imagens que estivessem de acordo com as falas desenvolvidas;
4- Para finalizar foi solicitado que utilizando o editor de imagens os alunos unissem as imagens selecionadas e os diálogos desenvolvidos;
Todas as etapas deste trabalho foram desenvolvidas em sala de aula;


AS + VISITADAS DA SEMANA

Tirinhas para ensino de física: Energias Mecânicas

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para ensino de física: Calorimetria

Tirinha de Física: MRU/ MRUV/ MCU

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da Termodinâmica

Tirinhas para ensino de física: Unidades de Medidas