Da curadoria digital ao compartilhamento de novos produtos culturais:
será que há espaço para os saberes escolares da física nos webcomics?
Aqui, temos o objetivo de apresentar a monografia de conclusão de de curso de Edimara Fernandes Vieira, apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Inovação e Tecnologias na Educação, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, devidamente orientado pela Prof.ª Dr.ª Maria Lucia Panossian, intitulado: Da curadoria digital ao compartilhamento de novos produtos culturais: será que há espaço para os saberes escolares da física nos webcomics?
Segundo Edimara Fernandes Vieira, o objetivo foi "investigar a seguinte questão: Em que medida os websites, blogs e plataformas digitais/ redes sociais comprometidas com dinâmicas de compartilhamento de novos produtos culturais e/ou com a curadoria de digital compilam, alocam e compartilham webcomics centrados nos saberes escolares da física? Assim, estabelecemos a recuperação de informações na web como contexto de pesquisa. A perspectiva metodológica adotada foi a análise de conteúdo, especificamente, a análise documental. Para tal perspectiva, optamos por tecer um conjunto de palavras-chave a partir da construção de marcadores estilísticos, centrados nos saberes escolares da física e marcadores textuais, centrados nos gêneros de histórias em quadrinhos. Em meio a este, buscamos recuperar blogs, websites e plataformas digitais/ redes sociais que compartilham, alocam e replicam webcomics centrados nos saberes, tanto escolares quanto científicos, da física. Deste modo, analisamos se os sítios recuperados objetivavam compartilhar novos produtos culturais ou buscavam promover âmbitos de curadoria digital, de igual maneira, procuramos evidenciar o quão imergidos os webcomics contidos nos sítios recuperados estavam nos saberes da física, ou então, se os webcomics em questão eram produtos tecidos para web por quadrinistas, professores ou estudantes. Para além disso, se estes eram frutos de materiais impressos que passaram por processos de digitalização. Os resultados apontaram para a existência de sítios centrados na curadoria digital de webcomics com ênfase no ensino de física (CDW-EF), na curadoria digital de webcomics para a divulgação científica (CDW-DC), no compartilhamento de webcomics que adotam como temática discursiva o conhecimento científico (DW-TC), no compartilhamento de webcomics que se apropriam de aspectos do discurso científico para abordar temáticas discursivas diversas (DW-TD) e de sítios voltados tanto a curadoria digital quanto ao compartilhamento de novos produtos culturais (CDW&DWA). Ademais, devemos ressaltar que, de modo geral, no modelo CDW-EF e CDW-DC os webcomics foram re-significados a partir dos saberes escolares da física, no modelo DW-TD os webcomics divulgados abordaram os saberes escolares da física como discurso temático principal, na abordagem DW-TD os webcomics divulgados adotaram aspectos dos saberes científicos da física para consolidar suas narrativas enquanto que a abordagem CDW&DWA transitou entre re-significar webcomics DW-TD e compartilhar webcomics que abordavam saberes escolares da física como discurso temático principal."
Texto extraído de: Repositório UTFPR
Tirinhas catalogadas pela autora ao longo do estudo
Conclusões da autora
"Nesta altura do trabalho, podemos afirmar que sim, há espaço para os saberes escolares da física nos webcomics. Tanto há, que mediante o panorama construído pudemos ver que os saberes escolares e científicos da física são recorrente para estruturar as dinâmicas estéticas e dialéticas que definem os webcomics. Este é um cenário que já se faz expressivo em meio a dinâmica de recuperação de informações, a qual permitiu que mapeássemos 68 sítios que, em alguma medida, re-significaram e/ ou compartilhavam webcomics pautados em algum pressuposto do conhecimento físico. Embora, o número de sítios recuperados seja um indício per se de que os webcomics são consonantes com o discurso da ciência, este não se encerra em si. Nesta medida, o que pretendemos assumir diante dos dados construídos é que o saber da física, seja este escolar ou científico, se consolida como mais um, dos muitos, discursos temáticos dos webcomics. Assim, de maneira mais ampla, assumimos que o discurso cientifico é mais um discurso temático possibilitado aos webcomics (SANTOS; CORRÊA; TOMÉ, 2012). Isto se faz nítido tanto diante dos âmbitos de curadoria digital como em meio às ações de compartilhamento de novos produtos cultuais. Isto é, quando olhamos os webcomics via a curadoria digital, vemos que a voga habita na re-significação destes recursos a partir dos conhecimentos sistematizados. Aqui, em especial, temos uma dinâmica de apreensão de um capital artístico-cultural, a re-significação e a reinterpretação deste capital cultural à vista do saber da física. Mas, de igual maneira, nos deparamos com a releitura do conhecimento sistematizado a partir de sua função social e de seu caráter de cultura humana que permeia, perpassa e estrutura as várias instâncias da vida social (VERGUEIRO, 2006; NICOLAU; 2013; 51 VIEIRA, 2018). Ademais, quando observamos o compartilhamento de novos capitais culturais que agregam os saberes escolares como temática discursiva temos um conjunto de dados que nos revelam que o pensar científico e a ciência podem orientar e até mesmo estruturar algumas das muitas relações sociais possibilitadas pelos espaços digitais (SANTOS, 2010). Esta é uma afirmação que se revela diante da existência de uma contracultura que está sendo tecida por professores que produzem e estimulam estudantes a produzirem webcomics científicas. Aqui, temos contato não apenas o uso da internet como local de socialização, mas também dos webcomics como objeto apto a estreitar as relações entre as comunidades e as ciências. No entanto, é quando nos deparamos com os nichos que compartilham produtos culturais que agregam aspectos do conhecimento científico e escolar que podemos notar a consonância que há entre os temas das ciências, dentre eles os da física, com os webcomics (VIEIRA, 2018). Afinal, a apropriação, por não-cientistas, dos modos de se pensar, interagir e se relacionar com as ciências para tecer webcomics revela que devemos entender a internet como um canal através do qual vários discursos reverberam e se popularizam. Logo, diante disso não podemos negar que ao adentrar na internet os quadrinhos possibilitaram, não apenas, a estruturação de um novo gênero, mas também, permitiram que se ampliassem os discursos temáticos que cabem neste espaço e alçassem a popularização da própria ciência (CARDOSO; DOMINGOS, 2015). Em meio a este panorama, o discurso científico, muitas vezes negligenciados pelo mercado editorial, pôde ser admitido como possível, pôde angariar novos públicos, pôde consolidar novas maneiras de ser apresentado para a sociedade e pôde estruturar novas dinâmicas culturais por conta da democratização da internet (NICOLAU; 2013). Nesta medida, ao pensar os webcomics como objeto cultural de nosso tempo e o saber científico como temática discursiva dos quadrinhos possibilitada pela internet, admite-se que não só há espaço para os saberes da física nos webcomics, como também, há uma função intrínseca aos quadrinhos digitais: popularizar, por intermédio dos mais variados sítios digitais, aspectos característicos da cultura geek ou nerd, dentre os quais, aqui podemos destacar a consolidação de uma contracultura frente aos movimentos que se apropriam da internet para alavancar cenários de obscurantismos, principalmente no cenário científico (MARINO, 2017; VIEIRA, 2018). Isto quer dizer que seja para satirizar a figura do super-herói, para descrever o universo dos games e da informática, para melhor compreender a cotidianidade da tecnologia, ou então, para estabelecer ações de ensino-aprendizagem, o conhecimento cientifico é uma das vozes que define os webcomics como gênero quadrinhístico (SANTOS, 2010; VERGUEIRO, 2006). Entretanto, poucas são as pesquisas que se apropriam deste gênero para compreender e complexificar as dinâmicas de divulgação de ciências e de ensino-aprendizagem da física."
Monografia