Da curadoria digital ao compartilhamento de novos produtos culturais: será que há espaço para os saberes escolares da física nos webcomics?

Da curadoria digital ao compartilhamento de novos produtos culturais: será que há espaço para os saberes escolares da física nos webcomics?

Fonte: BOHLEN, T.;MERLIN, M. (2018) - Extraída de: http://dragoesdegaragem.com/cientirinhas/

Nesse estudo, objetivamos investigar a seguinte questão: Em que medida os websites, blogs e plataformas digitais/ redes sociais comprometidas com dinâmicas de compartilhamento de novos produtos culturais e/ou com a curadoria de digital compilam, alocam e compartilham webcomics centrados nos saberes escolares da física? Assim, estabelecemos a recuperação de informações na web como contexto de pesquisa. A perspectiva metodológica adotada foi a análise de conteúdo, especificamente, a análise documental. Para tal perspectiva, optamos por tecer um conjunto de palavras-chave a partir da construção de marcadores estilísticos, centrados nos saberes escolares da física e marcadores textuais, centrados nos gêneros de histórias em quadrinhos. Em meio a este, buscamos recuperar blogs, websites e plataformas digitais/ redes sociais que compartilham, alocam e replicam webcomics centrados nos saberes, tanto escolares quanto científicos, da física. Deste modo, analisamos se os sítios recuperados objetivavam compartilhar novos produtos culturais ou buscavam promover âmbitos de curadoria digital, de igual maneira, procuramos evidenciar o quão imergidos os webcomics contidos nos sítios recuperados estavam nos saberes da física, ou então, se os webcomics em questão eram produtos tecidos para web por quadrinistas, professores ou estudantes. Para além disso, se estes eram frutos de materiais impressos que passaram por processos de digitalização. Os resultados apontaram para a existência de sítios centrados na curadoria digital de webcomics com ênfase no ensino de física (CDW-EF), na curadoria digital de webcomics para a divulgação científica (CDW-DC), no compartilhamento de webcomics que adotam como temática discursiva o conhecimento científico (DW-TC), no compartilhamento de webcomics que se apropriam de aspectos do discurso científico para abordar temáticas discursivas diversas (DW-TD) e de sítios voltados tanto a curadoria digital quanto ao compartilhamento de novos produtos culturais (CDW&DWA). Ademais, devemos ressaltar que, de modo geral, no modelo CDW-EF e CDW-DC os webcomics foram re-significados a partir dos saberes escolares da física, no modelo DW-TD os webcomics divulgados abordaram os saberes escolares da física como discurso temático principal, na abordagem DW-TD os webcomics divulgados adotaram aspectos dos saberes científicos da física para consolidar suas narrativas enquanto que a abordagem CDW&DWA transitou entre re-significar webcomics DW-TD e compartilhar webcomics que abordavam saberes escolares da física como discurso temático principal. 

PÁGINA REESTRUTURADA E CONTEÚDO TIRAS DE METODOLOGIA CIENTÍFICA FOI REDIRECIONADO PARA:
Tirinhas para o ensino de física: 
* METODOLOGIA CIENTÍFICA
  * MULHERES NA CIÊNCIA
Prática Didática:
 *METODOLOGIA CIENTÍFICA
Tirinhas dos Estudantes: 
* FÍSICA E TECNOLOGIA
Quadrinhos mainstream



Referência:
VIEIRA, Edimara Fernandes. Da curadoria digital ao compartilhamento de novos produtos culturais: será que há espaço para os saberes escolares da física nos webcomics?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. Disponível aqui EM CATÁLOGO ROCA


 
Visite também: EDUHQs - Educação Através de Histórias em Quadrinhos

AS + VISITADAS DA SEMANA

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Calorimetria

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da Termodinâmica

Tirinha de Física: MRU/ MRUV/ MCU