Leopoldo de Meis & Diucênio Rangel: O Método Científico e Respiração e a 1ª Lei da Termodinâmica

Leopoldo de Meis & Diucênio Rangel: Ciência com Arte e Emoção

A postagem em questão tem como proposta divulgar duas obras quadrinísticas de Leopoldo de Meis e Diucênio Rangel: O Método Científico e Respiração e a 1ª Lei da Termodinâmica ou...A Alma da Matéria. De Meis e Rangel produziram duas obras que exemplificam muito bem o diferencial existente entre livros teóricos escritos e quadrinizados. As edições foram impressas em formato de álbum e trazem a síntese histórica da evolução científica mental humana. São histórias em quadrinhos coloridas de desenhos realistas permeadas de informações factuais, tanto por meio dos textos como das imagens. Porém, há uma combinação quase sempre feliz das duas linguagens, que em determinados momentos resultam numa poeticidade plástica ímpar, diferenciando-se e ampliando de forma única a compreensão do tema e do fundamento científico.
Texto extraído de: As histórias em quadrinhos como informação imagética integrada ao ensino universitário – Gazy Andraus, p. 239 à 241; https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-13112008-182154/publico/10Capitul5BHQ.pdf



A respiração e a 1ª. Lei da termodinâmica ou... a alma da matéria

Em A respiração e a 1ª. Lei da termodinâmica ou... a alma da matéria De Meis e Rangel conceituam o universo das ciências biológicas, incluindo a química e física, desfilando o processo histórico evolutivo do conhecimento e o desvendamento do homem. Desfilam no volume o pensamento mítico grego, os registros egípcios e babilônicos, que propõem ser a natureza composta por apenas três elementos: terra, água e ar; os gregos, que acrescentaram o fogo e, posteriormente, o filósofo Aristóteles teorizou a existência do quinto elemento, o éter; depois, passa-se à fase dos alquimistas, seguindo pelo início das teorias científicas e desvendando pouco a pouco os elementos químicos da natureza. A obra permeia informações fundamentadas e abalizadas pela ciência acadêmica com uma arte pintada em quadrinhos, pecando, porém, em determinados momentos, pelo excesso de texto, aproximando algumas páginas do álbum daquelas dos livros ilustrados. Mas a mistura de narrativa técnica, com um texto instigante, bem escrito, e com instantes de poeticidade visual, torna a obra distinta de suas congêneres utilizadas em salas de aula universitárias. O trabalho pode ser aplicado em quaisquer áreas de aplicação nas universidades, principalmente para disciplinas e cursos das áreas biomédicas, incluindo Física e Química.
Texto extraído de: As histórias em quadrinhos como informação imagética integrada ao ensino universitário – Gazy Andraus, p. 239 à 241; https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-13112008-182154/publico/10Capitul5BHQ.pdf

Trecho da história em quadrinhos A respiração e a 1ª. Lei da termodinâmica ou... a alma da matéria - Lavoisier, Flogístico, Calórico, Teorias do Calor - 1ª lei da termodinâmica;

O Método Científico

Em O Método Científico, os autores se empenharam em contar como se instaurou o método científico, calcado em Descartes, na forma pan-visual da história em quadrinhos. Assim, o álbum prima pela didática, que perpassa os temores dos homens desde a arte pré-histórica, os pensamentos mágicos e religiosos, até a conclusão do empirismo, praticado durante as muitas fases da evolução humana, alcançando por fim o método cartesiano, que promove um avanço mais concreto e afeito às respostas fenomenológicas da natureza. Na obra, não só pensadores e cientistas desfilam através de suas teorias, como aportes filosóficos colocam as questões de forma a estabelecer um diálogo com os leitores. As imagens e o trabalho de quadrinização da obra também empregam conceitos modernos da linguagem gráfica das histórias em quadrinhos, alternando páginas sequenciadas, com muitos requadramentos, com outras em que cada página ou duas surgem com apenas uma imagem. A narrativa é geralmente fluída, com um texto instigante, profundo e bastante rico em informações, pecando bem menos que o anterior em sua estrutura quadrinística, explorando melhor o equilíbrio entre as sequências imagéticas e a condução textual fonética. É interessante ressaltar que este livro, publicado com o patrocínio do CNPq, pode ser utilizado em quaisquer áreas de conhecimento nas universidades, principalmente para disciplinas e cursos que pedem um reconhecimento acerca do uso da Metodologia Científica e seu desenvolvimento histórico.
Texto extraído de: As histórias em quadrinhos como informação imagética integrada ao ensino universitário – Gazy Andraus, p. 239 à 241; https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-13112008-182154/publico/10Capitul5BHQ.pdf
Trecho da história em quadrinhos O Método Científico - Astronomia, Modelo Copernicano, Leis de Kepler


AS + VISITADAS DA SEMANA

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Coleção Pateta Faz História

Tirinha de Física: MRU/ MRUV/ MCU

Tirinhas para ensino de física: Calorimetria

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para ensino de física: Eletrostática