Leonardo Melo: TIRINHAS NO ENSINO DE QUÍMICA

UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM UTILIZANDO TIRINHAS E TEXTOS EXPLICATIVOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Esta publicação pretende expor a dissertação do curso de Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus de Ponta Grossa, intitulado: “Elaboração de um ambiente virtual de aprendizagem utilizando tirinhas e textos explicativos como ferramenta para o ensino de Química”. Seu desenvolvimento foi realizado pelo professor e mestrando Leonardo Wilezelek Soares de Melo, com orientação da professora doutora Elenise Sauer. Para Leonardo Wilezelek Soares de Melo ler é um ato social que tem relação direta com a história de vida das pessoas. Para uma leitura proficiente, contudo, é preciso que o leitor em questão traga consigo uma gama de conhecimentos armazenados para que sua capacidade de realização de inferências seja concisa e ele possa construir novos conhecimentos a partir do que ele já sabe e do que ele deseja assimilar a partir da leitura. Para tal, as relações de ensino-aprendizagem as quais esse leitor está envolvido devem ser plurais de tal maneira que os seus objetivos de leitura não sejam engessados por métodos que possam transformar sua aprendizagem por meio da leitura em um dogma metodológico reducionista. A busca pela pluralidade fundamenta o cerne desta pesquisa, que teve por objetivo elaborar um ambiente virtual de aprendizagem composto por tirinhas, textos explicativos e questões para o ensino de química. Os conteúdos abordados foram selecionados a partir de investigação bibliográfica, e essa seleção embasou a produção do material quanto a uma sequência conceitual que permitisse uma leitura acessível a diferentes perfis de leitores. Uma oficina temática foi realizada envolvendo estudantes no desenvolvimento da metodologia proposta, em que os resultados gerados possibilitaram levantar conhecimentos prévios da visão geral de estudantes ingressantes no estudo na disciplina de Química Geral, os quais subsidiaram a seleção da ênfase conceitual a ser desenvolvida durante o semestre letivo.Evidenciaram contribuição nas relações de ensino-aprendizagem pela capacidade de fornecer subsídios conceituais aos resolutório ao mostrar que tal metodologia pode ser útil em contextos de introdução a conteúdos e aulas iniciais de química, ao apresentar efetividade do material elaborado no universo acadêmico em questão. Ressalva deve ser feita à plataforma do Lime Survey escolhida como ambiente virtual, quanto ao número de questionários disponíveis que conduziu a limitações metodológicas.
Texto extraído de: http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2480/1/PG_PPGECT_M_Melo%2c%20Leonardo%20Wilezelek%20Soares%20de_2016.pdf

Tirinha: Termodinâmica; Termometria; Calorimetria - disponível em: http://quimitirinhas.blogspot.com/
 
Tirinha: Modelos atômicos; Teorias atômicas; - disponível em: http://quimitirinhas.blogspot.com/

Tirinha: Magnetismo; Ímãs; Princípio de atração e repulsão - disponível em: http://quimitirinhas.blogspot.com/
Tirinha: Termodinâmica; Termometria; Calorimetria - disponível em: http://quimitirinhas.blogspot.com/
Tirinha: Termodinâmica; Termometria; Calorimetria - disponível em: http://quimitirinhas.blogspot.com/
Tirinha: Metodologia Científica - disponível em: http://quimitirinhas.blogspot.com/
Tirinha: Metodologia Científica; epistemologia da Ciência - disponível em: http://quimitirinhas.blogspot.com/
Tirinha: Tabela periódica; óxidos - disponível em: http://quimitirinhas.blogspot.com/
Tirinha: Metodologia Científica; epistemologia da Ciência - disponível em: http://quimitirinhas.blogspot.com/
Tirinha: soluções/ solventes; ácido/ base- disponível em: http://quimitirinhas.blogspot.com/
Tirinha: soluções/ solventes; ácido/ base- disponível em: http://quimitirinhas.blogspot.com/

Dissertação de Mestrado de Leonardo Wilezelek Soares de Melo

A leitura é um ato social e também um mecanismo de construção conceitual que está diretamente ligada à compreensão de algum tipo de elemento textual ou visual. Por meio dela, um sujeito pode não apenas decifrar códigos ou símbolos, mas também construir significações convenientes aos objetivos do ato de ler, de modo que compreender o que está se lendo torna-se fator fundamental para que o processo de leitura seja construtivo. Para tal, a realização de inferências é um mecanismo consequente ao sujeito da leitura, já que para se ler bem, conforme destaca Dell”Isola (1988), de forma a compreender o que está sendo lido, é preciso antes conhecer algo relacionado à temática de leitura. Dessa maneira, é possível gerar informações novas a partir do que já se sabe e da informação que está sendo lida e adquirida. Para isso, é preciso que haja uma gama de conhecimentos prévios adquiridos pelo leitor de forma que ele possa sempre confrontar esse conjunto de informações a fim de gerar tais inferências. Entretanto, em um contexto científico como no ensino de Química, nem sempre é possível esperar que um leitor construa por si mesmo conhecimentos mesmo minimamente adequados para que o processo inferencial seja conciso. Por se tratar de uma modalidade de conhecimentos que nem sempre pode ser adquirida através de uma aprendizagem empírica de mundo, como é o caso de alguns conceitos da disciplina de Química, muitas vezes abstratos e não-palpáveis, é necessário que tais conhecimentos sejam fornecidos previamente para que o estabelecimento de uma leitura construtiva seja respaldado por subsídios conceituais cognitivamente acessíveis. Sendo assim, estratégias plurais, que estejam além de uma utilização tradicionalista de ferramentas didáticas e metodologias de ensino, como a aplicação conjunta de textos explicativos e tiras em quadrinhos, combinando o uso tanto da linguagem textual como da linguagem imagética, além da leitura através de meios de aprendizagem informais, como um computador com acesso à internet, são apropriados a um ensino científico que forneça ao sujeito de aprendizagem uma possibilidade maior de construir autonomamente seus conhecimentos, não transformando a aprendizagem em um meio de saber apenas aquilo que lhe é indicado a saber e do modo como lhe é indicado a fazer. A ideia inicial deste trabalho surgiu a partir de um trabalho de conclusão de curso ainda durante a graduação de Licenciatura em Química. Naquele momento, o objetivo foi elaborar tirinhas a partir da plataforma online “ToonDoo” de criação de quadrinhos. Após a experiência acadêmica, a intenção foi continuar e ampliar o tema da pesquisa durante a Pós-Graduação, e ainda evoluir no sentido de elaborar e ilustrar tirinhas por intermédio de mesa digitalizadora, caneta eletrônica e software de arte, construindo assim um material autoral, ao invés de utilizar uma plataforma que disponibilizasse formas e personagens prontos. Esse perfil autoral que caracterizou a presente proposta requisitou do propositor não apenas um perfil interessado em utilizar ferramentas ou metodologias que transcendam ao ensino tradicional, mas também uma capacidade inventiva e criativa para aplicar os próprios conhecimentos na elaboração do material, dos textos e enredos, como também na própria concepção dos desenhos e ilustrações. O ensino científico retratado por meio de quadrinhos autorais foi pouco ou não encontrado na literatura nos últimos quatro anos. Os trabalhos existentes verificados concentram-se na utilização de tirinhas ou histórias já prontas, ou no incentivo à criação pelos próprios alunos. Nessa linha, utiliza-se as histórias em quadrinhos como metodologia de ensino de modelos atômicos e também elaboram o próprio roteiro, todavia, as ilustrações não foram realizadas pelos propositores. Sendo assim, entende-se que a elaboração de um material introdutório à disciplina de Química Geral utilizando tirinhas, textos explicativos e questões de múltipla escolha, e sua disponibilização livre em meio virtual, apresenta grande relevância para que outros profissionais de ensino de Química utilizem-no para fins educacionais. Desse modo, há necessidade de discussão a partir dos resultados obtidos em aplicação da atividade em um ambiente de ensino, objetivando uma compreensão referente às possibilidades pelas quais a metodologia possa ser utilizada em contextos diversos de ensino-aprendizagem, de maneira a verificar as características, limitações, contribuições e possibilidades de utilização deste tipo de ferramenta. Considerando os argumentos apresentados, o problema de pesquisa centrou- se em: qual a validade que a elaboração de uma metodologia fundamentada na elaboração de um ambiente virtual que utilizou da leitura de diferentes tipos textuais,tais como tiras em quadrinhos e textos explicativos, tem no intuito de avaliar e fornecer conhecimentos prévios como introdução ao ensino de Química Geral?
Texto extraído de: http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2480/1/PG_PPGECT_M_Melo%2c%20Leonardo%20Wilezelek%20Soares%20de_2016.pdf

Produto educacional de Leonardo Wilezelek Soares de Melo

O Documento abaixo é um material didático destinado a professores, alunos e interessados no desenvolvimento de atividades relacionadas ao ensino de Química e, mais especificamente, de Química Geral. É resultado de um trabalho de dissertação do curso de Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus de Ponta Grossa, intitulado: “Elaboração de um ambiente virtual de aprendizagem utilizando tirinhas e textos explicativos como ferramenta para o ensino de Química”. Seu desenvolvimento foi realizado pelo professor e mestrando Leonardo Wilezelek Soares de Melo, com orientação da professora doutora Elenise Sauer. A ideia inicial deste trabalho surgiu a partir de um trabalho de conclusão de curso ainda durante a graduação de Licenciatura em Química. Naquele momento, o objetivo foi elaborar tirinhas a partir da plataforma online “ToonDoo” de criação de quadrinhos. Após a experiência acadêmica, a intenção foi continuar e ampliar o tema da pesquisa durante a Pós-Graduação, e ainda evoluir no sentido de elaborar e ilustrar tirinhas por intermédio de mesa digitalizadora, caneta eletrônica e software de arte, construindo assim um material autoral, ao invés de utilizar uma plataforma que disponibilizasse formas e personagens prontos. O desenvolvimento da proposta durante o mestrado se deu em três principais momentos: elaboração do corpo do material composto por tirinhas, textos explicativos e questões de múltipla escolha; pesquisa e escolha de uma plataforma virtual de compartilhamento adequada para a utilização desse material; e por fim, realização de uma oficina temática como parte prática da pesquisa. Como resultado desses processos descritos, este material didático, organizado e estruturado para a utilização tanto online quanto impressa, poderá ser utilizado por profissionais e interessados nas relações de ensino e aprendizagem de educação científica e tecnológica, bem como uma metodologia introdutória ao ensino da disciplina de Química Geral.
Texto extraído de: http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2480/2/PG_PPGECT_M_Melo%2c%20Leonardo%20Wilezelek%20Soares%20de_2016_1.pdf
 
Para mais informações Visite: http://quimitirinhas.blogspot.com/

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