Projeto Ciência² – IFSC

 Projeto Ciência² – IFSC

O Projeto [Ciência]² (Ciência ao Quadrado) foi criado no ano de 2019 por professores do Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus São José. Atualmente professores (as) de diversas áreas participam do projeto, onde o mesmo aumentou suas proporções. O objetivo do Projeto é estudar e criar histórias em quadrinhos, charges e tirinhas relacionadas a área das ciências naturais. No ano de 2019 a Tabela Periódica completa 150 anos, desta forma, diversos cientistas são relembrados por contribuíram para o desenvolvimento da mesma, onde as mulheres cientistas dificilmente são recordadas e enaltecidas. Marie Curie, uma física polonesa, ganhadora de dois Prêmios Nobel, contribuiu consideravelmente para os estudos da Radioatividade, assim como descobriu dois elementos químicos, sendo uma das maiores representações das mulheres dentro das ciências. Desta forma, o Projeto [Ciência]², com o objetivo de homenagear Marie Curie e outras cientistas que contribuíram para o desenvolvimento da Tabela Periódica, produziu uma História em Quadrinhos sobre a vida da mesma. Foram analisados trabalhos já realizados sobre a personagem, para que não houvesse reprodução, foi feito a busca por referências que trouxessem informações confiáveis sobre Marie Curie, assim como buscou criar um roteiro em ordem cronológica e utilizar de fotografias reais para a arte e diagramação da história.
Texto extraído de:  150 ANOS DA TABELA PERIÓDICA E A CONTRIBUIÇÃO DE CIENTISTAS MULHERES NESTA ORGANIZAÇÃO - Autores: B. S. SANTANA1; V. JACQUES, disponível em: https://1drv.ms/b/s!Aopi44QQcJzxiOECtQ5nzH3TymXqDA?e=sdgdaY

 
Trecho de As Cientistas: Madame Curie / Bruna Savedra Santana, Vinicius Jacques; Ilustrações de Lucas Hass.- 1. ed. - Florianópolis, 2019. - disponível em: ARQUIVO CIÊNCIA²

 

Frente as comemorações do centenário do eclipse de Sobral, a equipe executora do projeto [Ciência]2 se reuniu para produzir e publicitar algum material para ser divulgado nas mídias sociais da instituição. Inicialmente a equipe pensava numa charge ou tirinha comemorativa. No entanto, a equipe era composta por profissionais das diferentes áreas (físicos, biólogo, artes visuais, historiador, geógrafo, matemático e jornalista) e numa das reuniões os físicos explicavam para os outros membros a importância deste evento astronômico, assim como a particularidade de ter sido observado no interior do nordeste brasileiro. A partir disso, a professora de artes sugeriu a produção de um material inspirado na literatura de cordel. A sugestão se deu em virtude deste tipo de literatura ser comum na região nordestina. Para a construção do roteiro, um dos alunos bolsistas – estudante de ensino médio – realizou pesquisas básicas relacionadas ao contexto do eclipse, bem como noções básicas da relatividade geral. O autor deste trabalho produziu o texto rimado. Um colaborador externo, mestre em Educação Científica e Tecnológica, atuou como roteirista/parecerista. Sua participação se deu em virtude de seu objeto de pesquisa ser a reconstrução histórica do eclipse de Sobral. As ilustrações foram produzidas
por outro bolsista, também aluno de ensino médio. A figura 1 ilustra a capa do cordel produzido, intitulado Eclipse de Sobral.
Texto extraído de: O ECLIPSE DE SOBRAL E O ENSINO DE FÍSICA: UMA POSSIBILIDADE INSPIRADA NA LITERATURA DE CORDEL, Vinicius Jacques - disponível em: https://1drv.ms/b/s!Aopi44QQcJzxiOEFWsvMXcbFCfdnmQ?e=CnrSIo

 

Trecho Eclipse de Sobral / Vinicius Jacques; Ilustrações de Gabriel Fleck Gonçalves Seibel. - 1. ed. - Florianópolis, 2019 - disponível em ARQUIVO CIÊNCIA²




ESPAÇOS é um conteúdo desenvolvido através dos projetos [Ciência]² (edital nº 23/2018/PROPPI/DAE) e Ciência em Quadrinhos (edital nº 23/2019/PROPPI/DAE), do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC. Nesta publicação, a narrativa foi inspirada no livro Estrelas além do tempo / Margot Lee Shetterly; tradução Balão Editorial – 1. ed. - Rio de Janeiro: Harper Collins Brasil, 2017.
Trecho: ESPAÇOS - João Vitor de Lima Humberto Luz Oliveira Vinicius Jacques Ilustrações Lucas Hass - disponível em: ARQUIVO CIÊNCIA²



Quem nunca leu uma história em quadrinhos? Uma charge? Há muito tempo o homem descobriu que podia contar história com imagens: o homem primitivo desenhava nas paredes das cavernas; na Antiguidade, as tapeçarias e mosaicos faziam narrativas com imagens; na Idade Média, os vitrais das igrejas divulgavam histórias religiosas, entre outras inúmeras situações. Os quadrinhos modernos são frutos da imprensa moderna e adentraram nos jornais com as charges e tiras – recursos utilizados para ampliar o público leitor. Sofreram forte preconceito ao longo das décadas e foram vistos como um produto menos valorizado socialmente. No entanto, são considerados, atualmente, meios de comunicação, inclusive entre jovens em formação escolar. Sua utilização como recurso pedagógico é incentivada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que trouxeram a noção de gênero textual para o debate didático. De suspeitos a aliados no contexto educacional, os quadrinhos têm entrado nas escolas e nas salas de aula. Sua utilização é versátil, podendo ocorrer em diferentes situações, como introduzir ou aprofundar um tema, fomentar debates sobre conteúdos ou situações representadas e até mesmo como um instrumento de avaliação. Esta ferramenta didática une o aprendizado com o lúdico, além de investir na percepção visual, imprescindível para muitos alunos. Entendemos que uma das vantagens da utilização dos diferentes gêneros dos quadrinhos no ensino é sua relação semiótica do icônico e do verbal – uma linguagem que favorece a compreensão e identificação do leitor com o enredo proposto – podendo ser utilizados em estratégias de ensino-aprendizagem em aulas de Física. A familiaridade com a linguagem também aproxima Ciência, aluno e professor, podendo tornar as aulas mais dinâmicas e motivadoras. É neste contexto que surge esta publicação, resultante do projeto de pesquisa denominado Ciência Animada, que teve como objetivo produzir materiais que utilizem a linguagem dos quadrinhos sobre Ciências para popularizar noções, conceitos, fatos e contextos históricos de cunho científico. Ao longo do livro são apresentados cartuns e tirinhas produzidos sem realizar uma leitura/interpretação dos mesmos. Entendemos que a leitura e significação de muitos quadrinhos não pode ser dada como algo objetivo e simplista, uma vez que os sentidos produzidos envolvem um processo complexo, dos quais além do sujeito, fazem parte a situação imediata e o contexto sociocultural. Desta forma, a sugestão aos leitores é que exercitem a imaginação – atributo fundamental no ensino de Física. Ao final do livro é citado um índice remissivo que explicita as noções conceituais e/ou personagens da Ciência que foram articulados pelos autores na produção de cada quadrinho.
Texto extraído de:  [Física]², Elizabeth Cristine Adam Trindade, João Vitor de Lima, Humberto de Oliveira, Marcelo Girardi Schappo, Maurício Girardi-Schappo, Vinicius de Gouveia, Vinicius Jacques e Ilustrações Lucas Hass - Florianópolis, 2020. - disponível em: https://1drv.ms/b/s!Aopi44QQcJzxiOEJUSKPgEidj67C3w?e=ER4769

Trecho ísica]², Elizabeth Cristine Adam Trindade, João Vitor de Lima, Humberto de Oliveira, Marcelo Girardi Schappo, Maurício Girardi-Schappo, Vinicius de Gouveia, Vinicius Jacques e Ilustrações Lucas Hass - Florianópolis, 2020. - disponível em: ARQUIVO CIÊNCIA²


Para saber mais sobre o projeto visite: https://wiki.sj.ifsc.edu.br/index.php/Produ%C3%A7%C3%B5es_do_GRIFO

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