DANILO VASCONCELOS - ENTRE PALAVRAS, QUADROS E NÚMEROS

 DANILO MONTEIRO DE VASCONCELOS - ENTRE PALAVRAS, QUADROS E NÚMEROS: uma análise ontossemiótica da construção do conceito de razões trigonométricas com a utilização de histórias em quadrinhos

Esta postagem versa sobre a dissertação de mestrado de DANILO MONTEIRO DE VASCONCELOS, intitulada  ENTRE PALAVRAS, QUADROS E NÚMEROS: uma análise ontossemiótica da construção do conceito de razões trigonométricas com a utilização de histórias em quadrinhos apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação em Ciências e Matemática. Área de concentração: Educação em Ciências e Matemática., sob a Orientação do Profº. Dr. José Ivanildo Felisberto de Carvalho.

Segundo relato de DANILO MONTEIRO DE VASCONCELOS "esta pesquisa teve por objetivo principal investigar as implicações do desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino e aprendizagem na perspectiva de uma abordagem ontossemiótica do conceito de razões trigonométricas, tendo uma história em quadrinhos (HQ) como recurso didático norteador. Para tanto, realizamos uma intervenção em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública em Gravatá-PE, tendo como base teórico-metodológica o Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da Instrução Matemática – EOS. Em um primeiro momento, aplicamos um questionário diagnóstico para compreensão inicial dos conhecimentos dos estudantes sobre o conceito. Em um segundo momento, foi realizada a implementação da sequência para análise dos conflitos semióticos emergentes e validação da idoneidade didática, por meio das ferramentas teóricas subjacentes ao EOS. Dentre os resultados, identificamos que os conhecimentos iniciais dos estudantes sobre as razões trigonométricas e noções associadas evidenciam lacunas conceituais concernentes aos significados institucionais pretendidos, tais como proporcionalidade, ângulos em figuras semelhantes, razão de semelhança e identificação do triângulo retângulo em diversas representações. A análise da idoneidade didática mostrou que a sequência na abordagem com a história em quadrinhos e história da matemática proporcionou o trabalho com situações-problema, possibilitando o desenvolvimento progressivo da aprendizagem com os estudantes, sendo possível compreender as razões trigonométricas no triângulo retângulo. Consideramos a idoneidade didática como alta e apontamos para o trabalho com situações-problema e histórias em quadrinhos como uma alternativa viável no ensino e aprendizagem da matemática.
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos. Razões trigonométricas. Enfoque Ontossemiótico. Idoneidade didática."
Texto extraído de: REPOSITÓRIO UFPE


Trecho HQ Calculus de DANILO MONTEIRO DE VASCONCELOS - disponível em: REPOSITÓRIO UFPE

Ainda segundo DANILO MONTEIRO DE VASCONCELOS: "A compreensão dos conhecimentos iniciais dos estudantes e a HQ permitiu um passeio pelas noções e conceitos necessários à aprendizagem das razões trigonométricas no triângulo retângulo e o desenvolvimento progressivo dos significados, conceitos e objetos. O trabalho com a história em quadrinhos foi enriquecedor e nos trouxe um novo olhar sobre as abordagens metodológicas e didáticas no ensino de matemática. Os trabalhos discutidos sobre o uso de HQ em Educação, mais especificamente no ensino de matemática, demonstram o avanço deste tema com iniciativas para a aproximação dos quadrinhos em atividades educacionais. É necessário, ainda, que qualquer estigma social e histórico seja quebrado, para que o trabalho sério e consciente com as HQ se efetive em sala de aula, nas pesquisas e nos ambientes acadêmicos, gerando reflexão, frutos e práticas investigativas. [...] Cremos que esta pesquisa abre caminhos para a reflexão e expansão das histórias em quadrinhos como recurso possível para a formação do pensamento matemático na Educação Básica, como também em outros níveis educacionais. Mostra também importância de nos debruçarmos sobre os elementos que compõem um processo de ensino, tendo uma visão articulada dos mesmos".
Texto extraído de: REPOSITÓRIO UFPE


ARTIGO: O ENSINO DE TRIGONOMETRIA POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS 
"Este trabalho investiga o uso da história em quadrinhos (HQ) para o ensino e aprendizagem da trigonometria no triângulo retângulo. Construímos uma HQ associada a uma proposta de sequência didática. Como marco teórico, utilizamos os pressupostos da teoria da Aprendizagem Significativa e as ferramentas teóricas da teoria da Idoneidade Didática subjacentes ao Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da Instrução Matemática para análise do referido recurso didático (HQ) e da sequência didática associada. Os resultados demonstraram que é possível promover este recurso como um material potencialmente significativo para a construção do conceito de trigonometria. Destacamos que o recurso apresenta critérios que comprovam a sua adequação didática para os processos de ensino e aprendizagem da trigonometria."


ARTIGO: IDONEIDADE COGNITIVO-AFETIVA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS POR MEIO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS

"Apresentamos neste artigo uma discussão sobre os componentes cognitivo e afetivo de um processo de
ensino e aprendizagem do objeto matemático razões trigonométricas por meio de uma história em quadrinhos. A sequência didática foi vivenciada com 20 estudantes do 1º ano do Ensino Médio em uma escola pública de Pernambuco – Brasil. Como marco teórico, utilizamos o Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da Instrução Matemática e as dimensões de idoneidade didática subjacentes a esta teoria. Para análise dos componentes cognitivo e afetivo, aplicamos as ferramentas de análise cognitiva e afetiva. Os resultados apontam que os estudantes apresentam conflitos cognitivos no que concerne ao uso de instrumentos de medição e no estabelecimento das razões de semelhança. A sequência didática, juntamente com a história em quadrinhos, permitiu o avanço progressivo pelos estudantes através de compreensões conceituais e proposicionais (semelhança, razões de semelhança, ângulos, teorema de Pitágoras no triângulo retângulo e as razões trigonométricas), procedimentais (regra de três, divisão, racionalização e medição), além de competências comunicativa, argumentativa e, levemente, metacognitiva. E concernente ao componente afetivo, perceberam-se engajamento e participação nas atividades, bem como na interação com os componentes da história em quadrinhos."

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