Histórias em Quadrinhos no Ensino de Física: Quando começa essa jornada?

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Histórias em Quadrinhos no Ensino de Física: De onde vem esta ideia?


Este trabalho tem como propósito trazer à tona os principais eventos que corroboraram para a constituição das HQs como elemento educacional significativo no ensino de física. Para estabelecer o panorama de pesquisa direcionamos nossos olhares para algumas ações promovidas nos seguintes contextos institucionais: 1º) mercado editorial, no que concerne às publicações de histórias em quadrinhos (HQs) paradidáticas de física e de livros didáticos (LDs) de física que contemplam HQs em suas estruturas; 2º) estado, no que remete às políticas públicas expressas em documentos como Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs e PCNs+) e editais do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) e Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE); 3º) academia, em relação às publicações de teses, dissertações e artigos sobre HQs no ensino de física. O aporte teórico metodológico nos permitiu evidenciar que o conceito de HQs como elemento educacional no ensino de física foi construído gradativamente ao longo dos últimos 70 anos e contou com a contribuição dos três setores institucionais citados. Esta articulação também nos permitiu esboçar uma trajetória, a qual tem sua gênese nas tentativas do mercado editorial da década de 1950 em elevar as HQs ao status de recurso midiático confiável. Começa a ganhar as nuances educativas a partir da publicação do LD Física com Martins e Eu (1969), o qual atua como catalisador para a inserção de HQs em outras coleções didáticas de física. Adentra às discussões na esfera institucionalizada com os PCNs (1999), PCNs+ (2002) e editais do PNBE (1997) e PNLEM (2004), inferindo adequações sobre mercado editorial. Consequentemente, as discussões geradas nas esferas editoriais, reguladoras e escolares chegaram à academia, resultando em uma gama de pesquisas voltadas à validação de práticas de ensino envolvendo HQs e estudos sobre as respostas de professores de física e estudantes a este como elemento educacional.
Texto extraído de: https://www.academia.edu/35111642/CADERNO_DE_RESUMOS_4as_JORNADAS_INTERNACIONAIS_DE_HIST%C3%93RIAS_EM_QUADRINHOS_pdf?auto=download



Trecho sobre queda dos corpos do livro didático Física com Martins e Eu volume 2 - Introdução à Física: Cinemática- Pierre Lucie; Henfil (1971) - disponível em: https://artedafisicapibid.blogspot.com/2019/09/fisica-com-martins-e-eu.html

Palavras chave: HQs; Ensino de Física; elemento educacional Vieira, Edimara Fernandes. Histórias em Quadrinhos no Ensino de Física: De onde vem esta ideia? Trabalho apresentado nas 4ªs Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, disponível em: Caderno de Resumo, p. 25, 2017. ECA/USP. São Paulo. 


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